< Voltar ao teste

Desorganizado

Vivemos em um mundo onde a mídia nos “bombardeia” de todas as formas com provocações para o consumismo - e se não tivermos o hábito de refletir sobre nossas compras e necessidades, facilmente gastamos mais do que ganhamos. Então, se o resultado de sua pesquisa lhe trouxe até aqui, é um sinal importante de atenção! Provavelmente você vem comprando tudo aquilo que deseja, sem se preocupar em avaliar se as aquisições são realmente necessárias e oportunas.

Perfil Financeiro Desorganizado

Desorganização tem cura! Esta é a notícia boa. E serão soluções que devem beneficiar muitas áreas da vida, porque à medida que criamos hábitos novos, eles acabam se ampliando para outras questões delicadas, que pedem disciplina, como a alimentação, a atividade física, os estudos… e para o dinheiro.

O princípio da organização é simples: cada coisa em seu tempo e em seu lugar. Contudo, organizar até que é fácil! O difícil é entender que a mudança de comportamento precisa ser mantida com constância. Não dá para a gente organizar a casa hoje e achar que ela ficará assim para sempre, não é mesmo? Precisaremos voltar a arrumar com uma certa frequência, pois a manutenção é a parte do processo que garante o sucesso e a perenidade.

Então, no nosso caso, tudo começa em entender o que leva à desorganização financeira – que, em muitos casos, é o consumo descontrolado.

Quando a TV é ligada, alguma propaganda entra e oferece aquilo que “você sempre quis”; se fizer uma consulta no Google, imediatamente você será bombardeado de comerciais sobre o item pesquisado, de redes sociais a popups que invadem as telas. E damos as pistas de nossos interesses o tempo todo, a partir daquilo que assistimos, curtimos e compartilhamos. É o tal “algoritmo” que interpreta os nossos interesses e “conta” para quem quer vender algo. Esses são os desígnios da Internet, que nem sempre a gente entende, mas que estão muito mais entranhados no mundo do consumo do que costumamos imaginar.

E não é só na Internet que se vende, né? Na sua cidade existem muitas lojas que, inclusive, já sabem exatamente o que você gosta, o seu tamanho, a sua cor preferida. Quando lhe oferecem algo, é exatamente “a sua cara”. Aí, não tem jeito! A gente vai lá e compra. Esse é só um exemplo, mas o mesmo pode ocorrer no supermercado, na feira, na padaria, no delivery…

É preciso ficar atento ao fato de que há estímulo para tudo, inclusive para nos levar a um consumo desenfreado, às chamadas “compras por impulso”.

Pensa! Este é o convite. Pensar antes de escolher, antes de comprar, antes de decidir, antes de pagar, antes… sempre antes. Depois, já não adianta mais.

Esse tipo de consumo está altamente ligado aos índices de endividamento. Quando alguém consome sem pensar ao certo em “como” e “quando” vai pagar o produto comprado. E a conta sempre chega.

A organização exige esta disciplina, esta capacidade de saber que tudo que se compra precisa ser pago. Se precisa e pode pagar, compra! Se precisa e não pode pagar, não compra e espera poder. A dívida pode ser evitada. Não é porque o cartão tem limite, porque o banco me dá crédito, porque o produto está em promoção - que eu preciso comprar.

A principal dica que fica é: pense antes de comprar e organize o seu orçamento após diminuir suas despesas. Você perceberá que sobrarão recursos e, quem sabe, logo você se torna um investidor!

Abaixo dicas de livros para estudar e de perfis que você pode seguir:

Livros:

Instagram:

Eduardo Amuri (@eduardoamuri)

Nath Finanças (@nathfinancas)

Quem coopera, se organiza!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!