< Voltar ao teste

Precavido

“Melhor um pássaro na mão do que dois voando” - se suas respostas lhe trouxeram a este perfil, esse ditado popular combina muito com sua postura relacionada às finanças. Isso significa que você está age de maneira muito assertiva em relação aos seus gastos, o que é ótimo. Nosso desafio é para que, a partir de agora, você possa agregar conhecimentos sobre investimentos e em diversificação dos seus recursos para obter melhores retornos.

Perfil Financeiro Precavido

Fique atento apenas para não deixar de aproveitar oportunidades! Às vezes, o medo de perder pode gerar muito receio em se arriscar. Deixar o dinheiro em conta corrente (sem rentabilidade!) ou somente investir em uma conta poupança (com baixo retorno) são, em geral, suas principais opções. Mas saiba que a diversificação dos investimentos é a melhor forma para buscar seus objetivos no curto, médio e longo prazo e ampliar sua liberdade financeira no futuro. Independente dos valores que possuir, o fundamental é começar.

O precavido costuma ser bastante cuidadoso. Sua principal característica é a preocupação com o futuro e, se não estiver bem orientado, pode perder oportunidades de remunerar melhor suas economias – garantindo, assim, mais recursos para a tão sonhada aposentadoria, por exemplo.

Sabemos que o planejamento e a organização ajudam muito, e que o controle das despesas nos faz colher bons frutos no futuro. E foi assim, de grão em grão, que você conseguiu economizar, não foi? Agora é a hora de revisar os seus investimentos, ver o que permanece onde está e o que pode ser direcionado para uma aplicação com melhor rentabilidade. É o momento certo de aprimorar o gerenciamento dos seus investimentos, dividindo cada porção considerando valor e prazo, para que você tenha mais clareza e segurança.

Como você já é organizado com o seu orçamento, cuida de suas economias e preza pelos investimentos que já possui, cabe agora um olhar mais criterioso para duas questões: onde estou investindo e para que usarei este recurso?

O perfil “precavido” costuma revelar alguém mais cauteloso em relação ao perfil de risco. E essa é uma informação bem importante para a tomada de decisão em relação aos seus investimentos. Mas, por precaução, vale conferir: acesse o site do Sicredi no https://www.sicredi.com.br/site/investimentos/simulador-de-perfil/ para saber mais sobre o seu perfil de investidor.

Caso se confirme que você tem menos “apetite” ao risco, os produtos de investimento ideais são aqueles chamados de “renda fixa”, pois estão menos vulneráveis às oscilações do mercado financeiro. Para saber mais, é preciso buscar fontes de informações seguras! E, é claro, contar com o apoio de seu gerente de negócios do Sicredi.

Essas são algumas fontes de ótima qualidade sobre investimentos:

https://www.bloomberg.com.br/

https://valor.globo.com/

https://exame.com/

https://www.infomoney.com.br/

https://elevenfinancial.com/

https://site.guiainvest.com.br/

Mas responder apenas à questão “onde investir” não é suficiente. É preciso pensar, com cuidado, sobre para que o recurso investido será utilizado. Essa resposta impacta diretamente em dois pontos: disponibilidade do recurso e diversificação.

Disponibilidade do Recurso: ao saber o prazo que você pretende fazer uso do seu recurso, abre-se uma possibilidade muito positiva: a realização de aplicações com a chamada “carência”. A carência é um período em que o recurso fica retido na Cooperativa, recebendo remuneração, mas que você não pode utilizá-lo. Isto gera para a cooperativa a possibilidade de utilizar o seu recurso, por exemplo, para emprestar a outro associado que precise de crédito, com taxas mais baixas, fazendo a roda da economia girar - para que todos saiam ganhando. O associado que faz investimentos com carência também é remunerado com taxas mais altas, pois confiou na instituição, e é justamente recompensado por isso.

Diversificação do investimento: você certamente já ouviu o adágio que “não se deposita todos os ovos na mesma cesta”. Pois é! A sabedoria popular segue certa!

Em se tratando de investimentos, principalmente para quem costuma ser mais precavido, deve-se considerar várias opções. O motivo? Ter disponibilidade, segurança e possibilidades de ganhos maiores. As opções ficam geralmente em torno dos investimentos de renda fixa e renda variável. Mas, nenhuma decisão deve ser tomada abruptamente! Seu gerente é especializado em investimentos e poderá orientá-lo melhor nesta decisão.

No site do Sicredi, na opção “investimentos”, estão todas as informações preliminares que você precisa: https://www.sicredi.com.br/site/investimentos/

Lembre-se: o melhor lugar para investir é na sua Cooperativa, a Sicredi Pioneira. Embora existam várias opções entre corretoras de valores, bancos tradicionais ou bancos de investimentos, nenhuma delas está destinando parte dos seus resultados a ações que contribuem para que a sua comunidade seja melhor.

Quem coopera, ganha!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!