MEI consegue ter uma gestão equilibrada?
O que falta aos microempreendedores para gerir melhor e com mais segurança a parte financeira da empresa?
Com certeza um microempreendedor individual consegue ter uma gestão equilibrada, é o que a maioria dos 11 milhões de empreendedores vivenciam. Infelizmente, quase 40% não estão conseguindo manter as contas em dia.
Mas, por que isso acontece?
Inadimplência é sintoma, é uma espécie de “febre empresarial”. As causas são diversas e complexas que vão desde a infraestrutura deficitária, crise econômica, falta de planejamento, não separação entre contas pessoais e contas da empresa, falta de um plano de negócio até a escassez de capital de giro. Além disso, uma causa importante é a quantidade de microempreendedores que surgiram por necessidade de sobrevivência. Com o aumento do desemprego e a dificuldade de recolocação no mercado, surge um novo perfil de empreendedor, aquele que age por falta de opção e não por preparo ou desejo de empreender.
Entre os motivos da inadimplência, podemos dizer que a má gestão financeira do negócio é a principal delas, por quê?
Dizer que a gestão financeira é a principal causa da inadimplência dos pequenos negócios, seria encontrar um “bode expiatório”. Seria uma forma ilusória e muito fácil de reduzir a complexidade do problema. Por outro lado, não podemos negar que a gestão financeira é um dos principais motivos. Em geral, microempreendedores possuem uma habilidade técnica desenvolvida em determinada área. Por exemplo, é um mecânico de mão cheia que por necessidade ou desejo abre um pequeno negócio. Foi assalariado toda a vida e não possui habilidade administrativa. Infelizmente, apenas boa vontade não constrói um bom empresário. Qualificação na área administrativa, comercial e financeira deveria ser a 1ª providência a ser tomada antes de abrir as portas de qualquer negócio.
O que falta aos microempreendedores para gerir melhor e com mais segurança a parte financeira da empresa?
- Reconhecer que a gestão financeira é fundamental
- Ter um plano estabelecido de investimentos da empresa
- Estabelecer um pró-labore separando o dinheiro da empresa e o dinheiro do empresário
- Ter contas bancárias separadas (uma física e uma jurídica)
- Dispor de um valor para fluxo de caixa, evitando que feche as portas
- Conhecer os produtos financeiros destinados para pequenas empresas, evitando utilizar cheque especial ou parcelamento de cartão de crédito pessoa física para pagar contas da empresa
A tecnologia auxilia os empreendedores?
Qual a importância de ter a tecnologia como aliada? A tecnologia da informação não é uma moda, é uma necessidade. Existem diversos aplicativos, planilhas e possibilidades gratuitas para ter uma gestão financeira eficaz. De qualquer forma não é a ferramenta, mas a decisão inteligente de alimentar as planilhas ou o “livro caixa” que transformam uma intenção em realidade. Adotar um método de controle e manter o funcionamento adequado é a grande decisão de um empreendedor.
Como fazer uma boa gestão financeira de um empreendimento?
A primeira e principal dica é “evite a autossabotagem”. Quem decidiu ser um empreendedor, independente do tamanho do empreendimento, precisa ter gestão emocional equilibrada. Problemas? Imprevistos? Angústias? Incertezas? Fazem parte do jogo, impossível não ter, o possível é minimizar os impactos e a intensidade dos problemas. Feito isso, importante é seguir um passo a passo de quem já se deu bem:
- Consulte o histórico dos clientes (para não levar calotes)
- Sempre cheque a competência dos fornecedores ou parceiros (para não ficar na mão)
- Não misture contas pessoais com as da empresa (para não ser amador)
- Seja rápido para reajustar as finanças (para não perder dinheiro)
- Negocie dívidas com fornecedores (para manter a porta aberta)
Persistência, garra e disciplina também são as marcas dos microempreendedores brasileiros que geram empregos e, que quando colocam tudo na ponta do lápis, ampliam o foco e conseguem construir empreendimentos sustentáveis.
Descubra o seu perfil financeiro
Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!