Artigo - 29/11/2021

Investimento Emocional e Financeiro

Será que todo investimento financeiro tem um correspondente emocional?

Todo investimento financeiro tem um correspondente emocional?

Acredito que sim. Ao destinar dinheiro para um fim, seja comprando algo ou usufruindo de alguma situação, investimos não apenas dinheiro, mas também afeto, tempo e pensamento. Esses quatro elementos estão presentes em todos os investimentos que realizamos quer tenhamos consciência disso ou não. E, o resultado pode gerar liberdade ou aprisionamento.

A liberdade é o poder de fazer escolhas que não prejudiquem nem a própria pessoa nem aos que a rodeiam. Liberdade é trabalhar em algo que se gosta, no tempo de cada um e conseguindo, assim, aproveitar a vida. Esse sonho é percorrido por muitos, mas a maioria logo abandona o “barco” por ter, no fundo do coração e da mente, uma voz sussurrando: você nunca conseguirá!

E quando uma pessoa possui um sonho, mas não dá crédito ao próprio desejo, não irá investir e sem investimento, logicamente, nada acontecerá. Embora conscientemente a pessoa queira trabalhar em algo que realmente gosta, inconscientemente ela tem algum impedimento. Na prática, não tomará as atitudes necessárias para alcançar a vida que deseja; isso é um boicote inconsciente, um autoengano e um aprisionamento.

Todas as nossas ações são acompanhadas por alguma espécie de pagamento. Cada escolha corresponde a uma perda; quando algo é escolhido, outra coisa é deixada pra trás, há uma constante relação entre as perdas e os ganhos. Portanto, é muito importante saber o que está sendo perdido e aquilo que, de fato, está sendo adquirido.

Como não vivemos em mundo mágico é fundamental criar as condições necessárias para viver como se deseja sem esperar pelos outros ou sem estar aprisionado em um estilo de vida que não se quer. Para isso é necessário planejar e executar aquilo que foi estabelecido, eis a força do planejamento financeiro. A independência financeira, quando conquistada de modo lícito e honesto é sinal de inteligência e dedicação em fazer boas escolhas.

A independência emocional é atingida quando se deixa de culpar os outros e exigir dos mesmos aquilo que é da competência de cada um. Concluo com uma reflexão: “Um homem não pediria dinheiro, nem a outro homem, nem a uma mulher. Um filho pediria!” Ser independente passa por abrir mão do lugar de filho ou de filha, sem romper com o laço amoroso que sempre unirá pais e filhos.

Márcia Tolotti
Autor

Márcia Tolotti

Psicanalista, psicóloga, escritora, especialista em psicofinanças e sócia da SOS MINDSET. Mestre em Cultura, MBA em Marketing e Especialista em Inovação e Cooperativismo.

Descubra o seu perfil financeiro

Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!