O que você compra é útil?
Compras estão interligadas com as emoções. Entenda como fugir das armadilhas do consumo.
Quantas compras você fez nos últimos 3 meses que te trouxe realização profissional ou financeira? Se suas escolhas não estão contribuindo para o seu crescimento tem alguma coisa “fora do lugar”, tem algo “errado” acontecendo. Ninguém aqui vai dar lição de moral ou ensinar a ficar rico em 5 passos, isso seria uma mentira.
Mas vamos compartilhar um jeito de você evitar cair em armadilhas de consumo e crescer financeiramente. Temos uma curiosidade pra te contar: você sabia que as compras geram prazer? Isso mesmo. Quando nós compramos nosso cérebro fica inundado pela dopamina, uma substância química que gera uma sensação de prazer imediato. Quer dizer que não compramos porque precisamos? Nem sempre, mesmo quando a gente diz que compra por necessidade, não significa que nossa escolha será útil.
Quer um exemplo? Se você tem mais do que 2 calças jeans, mais que 2 botas, mais que 2 sapatos, mais que 2 casacos, por exemplo, você já comprou além da sua necessidade. Podemos querer ter várias coisas, mas não precisamos delas. Querer, e comprar, coisas que não precisamos impede nosso crescimento financeiro.
Até podemos ter uma realização emocional no momento da compra, mas logo em seguida, vem uma sensação de vazio e já pensamos na próxima “vontade”. Quer saber outra curiosidade?
Neurocientistas provaram que quando as pessoas estão felizes elas não querem comprar. Então se você está comprando coisas não úteis pode ser que esteja infeliz, com a autoestima baixa, com medo ou mesmo triste. Sem perceber vai buscar aquela sensação de prazer (lembra que quando a gente compra sentimos prazer causado pela dopamina que encharca nosso cérebro?) comprando qualquer coisa e é aí que os problemas começam.
Queremos resolver um problema e criamos outro. Queremos nos sentir realizados e muitas vezes nos metemos em dívidas. Mas temos soluções para esses problemas através da educação financeira e é o que estamos fazendo aqui, primeiro alertando que muito mais que nossas necessidades, o que nos faz comprar, são nossas emoções.
E, como lidamos com isso? Uma técnica que você pode utilizar a partir de hoje é: antes de fazer uma compra “não útil” reflita sobre seus sentimentos, não compre na hora e guarde aquele dinheiro.
É possível que passado alguns dias você nem queira mais aquele objeto. O valor que iria pagar pode ser investido em alguma aplicação financeira ou pode fazer parte de um plano de crescimento. Se você ainda não tem um planejamento, está na hora de fazer um, colocar tudo na ponta do lápis e criar um projeto que direcione sua vida, principalmente financeira. Compreender quais emoções atrapalham a realização dos seus sonhos e o seu crescimento financeiro é se autoconhecer, é ampliar seu nível de educação financeira e, principalmente, amadurecer emocional e financeiramente.
Descubra o seu perfil financeiro
Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!