1941-1960
Cinquenta anos de história
Ao longo desses primeiros anos de existência, a Sicredi Pioneira teve que enfrentar desafios e superar obstáculos, mas sempre manteve o seu compromisso com a comunidade e com os princípios do cooperativismo. Em 1942, houve uma grande mobilização popular para a realização do 20° Congresso Católico (Katholikentag) em Linha Imperial, mas devido ainda o Estado Novo da era Vargas e à segunda guerra mundial (1939 a 1945), havia muita insegurança e desconfiança em relação a tudo o que estivesse ligado à Alemanha.
Depois de cancelamentos e reagendamentos, a própria comunidade desistiu da realização do Congresso. Mas toda essa movimentação resultou em várias bem feitorias na localidade. Inclusive, houve a criação da Praça Theodor Amstad, que recebeu um momento em homenagem sua memória.
A repressão afetou as cooperativas, tirando-lhes autonomia e a língua alemã, o que gerou um cenário triste e preconceituoso. Porém, com o fim da Segunda Guerra Mundial, os imigrantes alemães da região de Nova Petrópolis e cidades vizinhas puderam voltar a respirar um ar livre de preconceitos. Novos perfis de associados surgiram, como profissionais liberais e partes da cadeia industrial, e a presença feminina entre os associados começou a se destacar. Nesse contexto, a Cooperativa Pioneira continuou a crescer e a se multiplicar.
Vale relatar que as auditorias eram regulares, e no termo de Visita de 8 de agosto de 1945, o auditor registra:
“Merece uma saudação especial todo o cooperado pela sua contribuição, a qual sempre sustentou a mais antiga Caixa da América do Sul, perpetuando o nome da Caixa e de nossa bela Linha Imperial, que é considerada lugar berço das Caixas Rurais”
AuditoriaEm 1952, a Sicredi Pioneira comemorou seus 50 anos de fundação. Nesta época, a cooperativa já havia se consolidado como uma instituição financeira sólida e confiável, capaz de oferecer serviços financeiros acessíveis e de qualidade para seus associados. A celebração do cinquentenário foi um momento de reflexão e de renovação de votos de confiança e cooperação com os associados. Uma grande comemoração foi organizada, e neste momento, foi iniciada a construção da primeira sede própria da Cooperativa, motivo de orgulho para os associados e para a comunidade.
Comissão Organizadora da Festa do Cinquentenário
Comissão Organizadora do Programa da Festa do Cinquentenário, em 30 de Março de 1952
Mutirão para construção da praça Amstad, em Linha Imperial
Mutirão para construção da praça Amstad, em Linha Imperial – Início da década de 40 à noite
Diretoria e Conselho Fiscal em 1955
Imagem da Diretoria e Conselho Fiscal da Caixa Rural após reunião no ano de 1955
Início da Construção da Primeira Sede Própria em 1951
Registro do Início da Construção da Primeira Sede Própria, em 1951
Inauguração do Monumento da Praça Padre Amstad
Registro da Inauguração do Monumento da Praça Padre Amstad na Linha Imperial, 22 de Março de 1942
Cinquentenário da Caixa Rural
Registro do Cinquentenário da Caixa Rural, 30 de Março de 1952 - Benção da Pedra Fundamental e Missa Campal com a presença do Governador Sr. Ernesto Dornelles e Comitiva