1840-1900
As bases do Cooperativismo de Crédito no Brasil
Historicamente as transformações revolucionárias ocorridas na Europa acabaram por minar as velhas estruturas políticas, sociais e religiosas. Ressaltam-se, ainda, as transformações da Revolução Industrial. Esses movimentos culminaram em um descrédito nos governantes, fazendo com que o povo se organizasse para mudar as condições de vida. Muitos foram os pioneiros europeus que inspiraram os imigrantes no movimento do Cooperativismo, destacando em nossa história Friedrich Willhelm Raiffeisen, que, durante os anos difíceis de 1847 a 1848, organizou sociedades de autoajuda na Alemanha que, mais tarde, serviram de base para a fundação de cooperativas de crédito rural.
Wilhelm Friederich Raiffeisen
Organizou sociedades de autoajuda na Alemanha que, mais tarde, serviram de base para a fundação de cooperativas de crédito rural.
A implantação de um sistema cooperativo de crédito na região colonial alemã do Rio Grande do Sul tem a sua origem nos “Congressos Católicos” (Katholikentage) inspirados em movimentos semelhantes encontrados na Suíça, Alemanha e Áustria na 2ª metade do século XIX. No de 1880, as lideranças nas regiões coloniais alemãs sentiam a necessidade da criação de uma organização capaz de unificar a ação social, política e econômica das colônias, pois sentiam-se abandonadas pelo Poder Público. E foi em 1898, em Harmonia, que se realizou o 1º Congresso, após uma reunião acontecida anteriormente em Dois Irmãos. Além dos temas religiosos, foram tratados assuntos como o aperfeiçoamento das escolas comunitárias, fixando o mínimo de 4 anos de estudo, e melhoramentos na agricultura pela aquisição de melhores reprodutores, melhores sementes e preservação da mata nativa. O segundo congresso ocorreu em 1899 em Santa Clara, Lajeado. As preocupações voltaram-se para o assentamento de novos colonos e ao aumento dos créditos agrícolas através da criação de Caixas de Poupança e Empréstimos Populares.
Pavilhão para o Katholikentag
Pavilhão Construído para receber o 20.° Katholikentag em 1942, em Linha Imperial, Nova Petrópolis
O terceiro Congresso ocorreu em 1900, na cidade da Feliz, onde um dos itens pregava: “Criação da Sociedade Rural”, denominada Bauerverein a qual estavam também sujeitos a Caixas Rurais. O que inspirou o movimento para a criação da Caixa Rural de Nova Petrópolis mais tarde em 1902.
Em 1901, no Congresso de Santa Cruz, as preocupações foram as novas fronteiras agrícolas e o assentamento de novos colonos sem-terra, além do seu financiamento. Em 1903, na cidade de Dois Irmãos, reforçou-se a preocupação com o crédito rural, prestação de contas semestrais das caixas e a instituição da poupança infantil.
E assim inicia a história das Caixas Rurais, lideranças inspiradas a partir das discussões dos Congressos Católicos constituem a Bauerverein, Associação dos Agricultores. A partir desta associação, fundam a primeira Cooperativa de Crédito da América Latina.