O Início: O sonho do cooperativismo

1902-1920

O Início: O sonho do cooperativismo

Embora a plataforma associativista tenha sido lançada em 1900, a ideia de fundar, de fato, uma cooperativa de crédito surgiu na reunião do Sindicato Agrícola do Município de São Sebastião do Caí, realizada em Linha Imperial no dia 19 de outubro de 1902. Porém, devido ao não comparecimento dos sócios dos outros distritos, o que deveria ser uma assembleia geral, acabou sendo uma reunião local, na qual Padre Theodor Amstad expôs, com detalhes, os objetivos e o funcionamento de uma cooperativa de crédito rural, sistema Raiffeisen.

“Porém, não foi, senão depois de alguma insistência, que consegui a adesão de apenas 15 dentre as muitas pessoas presentes”, conta o padre em suas memórias. Assim mesmo o senhor Antônio Maria Feix foi designado, para junto com Amstad elaborar uma minuta de estatuto que deveria ser discutida e votada na reunião de fundação marcada para o dia 9 de novembro na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo de Nova Petrópolis. Esta reunião não chegou a ser realizada porque momentos antes de seu início, um vendaval fez desabar o pavilhão da Sociedade. Nova reunião foi marcada para o dia 23 de novembro, ainda em Nova Petrópolis, e que também não foi realizada porque faleceu a esposa do Sr. Johann Müller Von Milasch. Finalmente, em 28 de dezembro de 1902, no salão de bailes do Sr. Nicolau Kehl, em Linha Imperial, fundou-se a Sociedade Cooperativa Caixa de Economia e Empréstimos de Nova Petrópolis, hoje Sicredi Pioneira.

Uma curiosidade que marcou esse período de 1902 até 1920, foi que, durante esse período, a Primeira Guerra Mundial teve um impacto significativo na economia brasileira, pois o país participou como aliado das potências ocidentais e enviou soldados para a Europa, o que causou uma desaceleração econômica e aumento dos preços dos bens básicos devido à escassez causada pela guerra.

A proibição temporária do idioma alemão também foi uma grande adversidade para a comunidade de Nova Petrópolis, afetando principalmente as pessoas que costumavam se reunir em celebrações religiosas. Mas isso não impediu o funcionamento e crescimento da Cooperativa.

Confira alguns dos registros que marcaram essa época de início da Sicredi Pioneira:

Design sem nome (2).jpg
Entre 1902 e 1920

Josef Neumann Sênior

Imigrante da Boêmia, foi professor, cervejeiro e atirador. Além de ser o primeiro gerente da Caixa Rural que funcionou na sua casa. Foi um dos fundadores da Sociedade Recreativa Tiro ao Alvo.

Padre Theodor Amstad SJ
Entre 1902 e 1920

Imagem Theodor Amstad

Padre Jesuíta, vindo de Beckenried, na Suíça, idealizador e um dos fundadores da Cooperativa.

5 - Francisco Hillebrand - Secretário de 1902 até 1920.jpg
Entre 1902 e 1920

Franz Hillebrand

Vivia na Linha Imperial. Era imigrante da Boêmia, professor e primeiro secretário.

1 - Anton Maria Feix - Presidente de 1902 até 1928.jpg
Entre 1902 e 1928

Anton Maria Feix

Imigrante da Bohemia, agricultor, médico prático e gran duque maçon. Primeiro presidente da Caixa Rural, de 1902 até 1928.

Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir caminho para todos."

Pe. Theodor Amstad
Estatuto social.jpg
10 de janeiro de 1904

Estatuto

Primeira Assembleia Geral Ordinária.

Imagem da ata de Fundação e imagem da tradução
28 de dezembro de 1902

Ata de Fundação

Ata de Fundação da Cooperativa, na época muitas pessoas participaram da reunião, mas apenas 20 assinaram o documento, em 28.12.1902.

Primeira Sede, casa de José Neumann Sr. que funcionou de 1902 a 1933.
Entre 1902 e 1933

Primeira Sede da Caixa Rural

Primeira Sede, casa de José Neumann Sr. que funcionou de 1902 a 1933.

Vídeo_100anos.png