Artigo - 11/10/2022

A poupança salva?

Como os imprevistos da vida podem ser amenizados pela poupança?

Ter uma poupança pode nos salvar em momentos de crise. Você já percebeu que para enfrentar a maioria das emergências é necessário algum dinheiro? Mas afinal o que é uma emergência?

Emergência é “uma ocorrência imprevista”.

Mesmo sabendo que o inesperado pode acontecer na vida de qualquer um, diversos especialistas em educação financeira afirmam que: imprevistos financeiros não existem. Isso mesmo, eles dizem que todos sabem que imprevistos vão acontecer: “apenas não sabemos quando vai ser ou quanto vai custar”. Então surge uma dúvida: se todos sabem que alguma situação inesperada vai acontecer e que precisaremos de dinheiro para quando esse momento chegar, por que não temos reserva financeira para isso?

Quando a psicologia explica nos diz que, não guardamos dinheiro para imprevistos porque temos um “processo mental ilusório de negação da realidade”, isso significa que não acreditamos que emergências vão acontecer para nós, “só para os outros”.

Quando a cultura explica, nos diz que não temos uma poupança para emergências porque “daremos um jeito na hora”.

Seja pelo nosso modelo mental de não pensar no futuro ou pela cultura de não planejamento, o fato é que não nos precavemos. Lembram na pandemia? Qual foi uma, das muitas lições que ela nos trouxe?

Quem tinha uma poupança enfrentou a pandemia (ou outras crises) com menor sofrimento. 

Dinheiro não resolve e não compra tudo, mas é um suporte importante, quer a prova? Se tiver algum familiar com uma doença grave, o dinheiro vai possibilitar a procura por um bom médico e um tratamento adequado. O sofrimento não vai deixar de existir, mas… 

ao ter uma reserva financeira, o dinheiro será uma preocupação a menos e uma tranquilidade a mais. 

E por falar em tranquilidade, você sabia que a poupança é regida pelo FGC? O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é um mecanismo que garante ao poupador, recuperar seu dinheiro investido, caso haja uma falência ou liquidação da instituição em que o dinheiro está depositado. Se você tiver uma poupança em qualquer instituição financeira, o FGC garante até 250 mil (por CPF ou CNPJ), ou seja, o Brasil instituiu esse mecanismo de proteção, então deposite sem medo.

Moral da história: uma poupança pode “salvar” de situações difíceis, de sofrimentos, de preocupações ou mesmo salvar vidas. E o mais importante não é quanto você pode economizar, mas o hábito mensal de fazer uma reserva pensando na prevenção de problemas, afinal imprevistos existem e você pode prevenir desgastes e incômodos futuros.

Márcia Tolotti
Autor

Márcia Tolotti

Psicanalista, psicóloga, escritora, especialista em psicofinanças e sócia da SOS MINDSET. Mestre em Cultura, MBA em Marketing e Especialista em Inovação e Cooperativismo.

Descubra o seu perfil financeiro

Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!