Confira tudo o que você precisa saber para investir na Poupança Sicredi
Entenda como funcionam os rendimentos e veja como Poupança Sicredi pode render mais
Se você está iniciando no mundo dos investimentos e deseja fazer uma reserva de emergência, a carteira de poupança é uma ótima opção de investimento. Além de ser fácil de operar no dia a dia, ela também é isenta de Imposto de Renda para pessoa física e oferece uma liquidez diária. Interessante não é mesmo? Confira a seguir tudo o que você precisa saber para começar a investir hoje mesmo na poupança.
Veja também: Quer começar a poupar? Confira dicas de como utilizar a poupança para ter uma maior segurança financeira
Por ser uma aplicação tradicional e de baixo risco, a Poupança é uma ótima opção de investimento para investidores de perfil conservador que priorizam a segurança e a liquidez. Além disso, a poupança da Sicredi Pioneira possui a segurança do FGCoop, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito que protege depósitos e investimentos feitos em cooperativas de crédito, como a Sicredi Pioneira.
Saiba mais: Entenda o que são os perfis de investidor, para que servem e saiba como descobrir o seu
Veja como são calculados os rendimentos da Poupança
Em termos de remuneração, a poupança é igual para todas as instituições financeiras, sendo regulamentada pelo Banco Central e variando de acordo com dois índices: a taxa Selic e a taxa referencial (TR). Esses dois índices podem confundir algumas pessoas que estão iniciando no mundo dos investimentos, mas na prática são bem simples de entender:
- Selic: é a taxa básica da economia. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.
- Taxa Referencial (TR): criada na década de 90 como uma taxa de referência para os juros praticados no país naquela época, é calculada pelo Banco Central e está presente até hoje no cálculo de alguns investimentos como a poupança
Tendo esses dois indicadores em mãos, agora fica fácil conferir a variação do rendimento da poupança. Ela ocorre da seguinte forma em cada caso:
Para depósitos efetuados até 4 de maio de 2012
- Pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos: TR + 0,5% ao mês;
- Pessoas jurídicas com fins lucrativos: TR + 1,5% ao trimestre.
Para depósitos efetuados a partir de 4 de maio de 2012
Quando a Selic for maior que 8.5% ao ano
- Pessoas físicas e jurídicas com fins lucrativos: TR + 0,5% ao mês;
- Pessoas jurídicas com fins lucrativos: TR + 1,5% ao trimestre. Quando a Selic for menor ou igual a 8.5% ao ano
- Pessoas físicas e jurídicas com fins lucrativos: TR + 70% da Selic ao mês;
- Pessoas jurídicas com fins lucrativos: TR + 70% da Selic ao trimestre.
Você sabia que investir na poupança Sicredi pode render mais do que nos bancos tradicionais?
Além do rendimento mensal da poupança, os associados poupadores também recebem o rendimento anual da distribuição de resultados da cooperativa o que deixa ela ainda mais atrativa para você que está entrando no mundo dos investimentos.
Confira abaixo como é fácil a investir na poupança Sicredi:
- Acesse o Internet Banking ou seu Aplicativo Sicredi;
- No menu inicial, escolha o item “Investimentos”;
- Após, clique em “Aplicação”;
- E, por fim, clique em “Poupança”.
Saiba mais sobre o mundo dos investimentos nos demais conteúdos desta série:
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!