Investimento em previdência privada. Entenda como funciona e como planejar o seu futuro
Confira as principais vantagens de investir em uma previdência privada, faça hoje mesmo uma simulação, contratação ou acesse seus planos!
Seja para complementar a aposentadoria ou para realizar os seus sonhos, investir em previdência privada ainda é um dos melhores investimentos disponíveis para quem deseja proteger o seu patrimônio e ter uma maior segurança financeira no futuro. Se estes são os seus objetivos a longo prazo, vale a pena conferir a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de investimento e as suas principais vantagens.
Veja também: O que você precisa saber sobre Renda Variável antes de começar a Investir?
O que é a previdência privada
De forma simples, a previdência privada é um investimento de longo prazo que tem como principal objetivo garantir uma renda futura para o investidor, geralmente na aposentadoria. Diferente da previdência social, que é gerida pelo governo federal, a previdência privada é administrada por entidades de previdência complementar e distribuídas por bancos e cooperativas.
Nela, o investidor contribui com um valor periódico e, ao final do período contratado, pode resgatar o valor acumulado ou receber uma renda mensal conforme os aportes realizados, assim como uma aposentadoria.
Afinal, vale a pena investir em previdência privada?
Se você ainda está em dúvida se esse tipo de investimento é para você, vale a pena conferir a seguir algumas das principais diferenças e benefícios de uma previdência privada em relação a outros investimentos. Dicas e informações que foram selecionadas pelos especialistas em investimentos da Sicredi Pioneira para te ajudar a tomar a melhor decisão. Confira:
Caso o seu objetivo seja uma maior segurança financeira no dia a dia ou iniciar uma reserva de emergência, também vale a pena conhecer outras opções, como as que os especialistas em investimentos da Sicredi Pioneira abordam neste post.
1. Portabilidade ilimitada
Você sabia que pode fazer a portabilidade da sua previdência privada de uma instituição para a outra sem ter que pagar nada por isso? Essa é uma grande vantagem desse tipo de investimento, já que você tem total liberdade para migrar seu patrimônio para a instituição financeira que desejar.
De forma geral, no mundo dos investimentos, quando você deseja migrar seus aportes e mudar de instituição, precisa liquidar os investimentos – e pagar impostos. No caso da previdência privada, é possível transferir o montante investido sem que seja necessário resgatar esses valores e pagar impostos sobre ele.
2. Melhores benefícios tributários
Uma das principais vantagens de investir em uma previdência privada é poder contar com descontos em seu imposto de renda (IR). Ao optar, por exemplo, pela previdência no Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), é possível descontar até 12% da renda bruta tributável na hora de fazer o seu Imposto de Renda.
Importante: para que esse benefício seja concedido, é necessário fazer a declaração de IR no modelo completo, além de contribuir para o INSS. Contribuintes que enviam a declaração no modelo simplificado ou têm a previdência Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), não conseguirão o abatimento do imposto, já que, nesse modelo, o imposto incide somente sobre o rendimento.
3. Zero incidência de “come-cotas”
Outra vantagem relacionada ao imposto de renda: as previdências privadas não sofrem com incidência do famoso “come-cotas”, a cobrança de IR feita de forma semestral (em maio e novembro de cada ano) e que incide sobre os ganhos de fundos de investimentos.
Na previdência privada, isso não ocorre, já que a cobrança do imposto só ocorre no momento do resgate, seja sobre o valor total, como no plano PGBL, ou sobre os rendimentos, como no plano VGBL.
4. Melhores resultados em longo prazo
Dependendo do regime de tributação escolhido, a previdência privada pode ser uma ótima opção de investimento para quem pretende obter ganhos financeiros em longo prazo. Por exemplo, se você tem um objetivo de investimento de vinte ou trinta anos, vale a pena pensar em uma previdência privada com regime de tabela regressiva, já que quanto maior for o seu horizonte (tempo de aplicação), menor será o percentual de abatimento na hora do resgate - podendo chegar até o mínimo de 10%, que é a menor alíquota entre os investimentos que não são isentos do imposto de renda, como CDBs e fundos de renda fixa, que podem chegar até o mínimo de 15%.
Já se você escolher o regime progressivo de tributação, lembre-se que o raciocínio aplicado é o mesmo dos salários com o imposto retido na fonte: a alíquota pode ir de 0% a 27,5% dependendo do valor que você receberá mensalmente no momento do resgate, sendo 15% retido na fonte. A diferença será recolhida através de sua declaração anual de IR, onde se confirma a necessidade de pagamento adicional ou restituição.
5. Um ótimo estímulo para começar a poupar e investir
A previdência privada também é um ótimo estímulo para quem tem dificuldade de se planejar financeiramente à longo prazo, já que traz uma possibilidade real de retorno. Além disso, a maioria das instituições oferece a possibilidade de colocar o valor dos aportes em débito automático, o que te ajuda a ter um maior controle financeiro e a manter os seus aportes em dia.
6. Facilita a sucessão patrimonial
Alguns tipos de previdência privada (VGBL e PGBL) permitem que os herdeiros acessem o capital investido sem a necessidade de inventário, o que reduz os custos e facilita os processos nesse momento difícil para a família. Dessa forma, caso você não chegue a desfrutar do benefício de ter uma renda complementar no futuro, você pode ter a tranquilidade de saber que seus herdeiros poderão contar com o valor aportado sem enfrentar burocracia.
Planeje seu futuro com a Sicredi Pioneira
Viu como é possível ter um futuro mais estável e com uma maior segurança financeira? Aqui na Sicredi Pioneira você encontra planos de Previdência Privada que se encaixam nos seus objetivos, com baixas taxas de administração e taxa zero de carregamento.
A partir de R$50 por mês você já pode escolher o plano, o tempo, como irá contribuir e quando irá receber a sua renda complementar. Além de contar com coberturas adicionais de acordo com os seus objetivos e momentos de vida, como pensão ou renda por invalidez, por exemplo.
Faça uma simulação, contrate agora mesmo ou acesse os seus planos!
E entenda na prática o seu investimento a longo prazo em nosso hotsite, clicando no link. Além disso, você pode sempre contar com a orientação seu gerente de relacionamento ou um de nossos consultores na sua agência da Sicredi Pioneira, que poderão apresentar detalhadamente cada um de nossos planos e te ajudar a planejar o seu futuro com mais segurança financeira.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!