Quer começar a poupar? Confira dicas de como utilizar a poupança para ter uma maior segurança financeira
Educadora e terapeuta financeira, Marcia Kleemann*, traz sugestões para desenvolver hábitos financeiros mais saudáveis
- Um dos primeiros passos para ter uma melhor relação com o dinheiro é desenvolver hábitos financeiros saudáveis como poupar, por exemplo. E para isso, a conta poupança é uma das melhores opções para quem está começando a aplicar seu dinheiro ou deseja iniciar uma reserva de emergência. Ela tem liquidez diária, é fácil de usar e não tem incidência de imposto de renda.
**Saiba mais
**Afinal, quanto rende a poupança?
Para você que ainda não iniciou a sua ou ainda sente dificuldade em poupar, trouxemos algumas dicas da educadora e terapeuta financeira, Marcia Kleemann, para te ajudar a criar hábitos financeiros saudáveis e utilizar a poupança como uma ferramenta para ter uma maior segurança financeira. Confira abaixo:
Orçamento financeiro no modelo 3G
Antes de iniciar uma poupança ou reserva de emergência, é essencial mudar a lógica de como você se relaciona com o dinheiro. Grande parte da população poupa o que sobra dos seus rendimentos, quando na verdade deveria ser o inverso. Por isso, um orçamento financeiro no modelo 3G (ganhar, guardar e só depois gastar) é um passo essencial, já que com ele você estabelece os seus investimentos e reservas como prioridade, utilizando no dia a dia o que “sobra” desses valores. Dessa forma, você pensa no seu futuro sem deixar de lado o presente.
Poupe com objetivo
Ao poupar, tenha sempre em mente seus objetivos. Dessa forma, guardar será menos custoso e uma ferramenta importante de realização de sonhos. Uma boa maneira de iniciar, é estabelecer um planejamento dos objetivos em três âmbitos:
- Curto prazo: até um ano;
- Médio prazo: de um a 5 anos;
- Longo prazo: acima de 5 anos.
Poupe com inteligência
Como vimos, a melhor estratégia é não esperar sobrar para guardar, mas sim poupar parte do que se ganha mensalmente para ter uma segurança maior no dia a dia. Mas só guardar “debaixo do colchão” também não é a melhor forma, esse dinheiro poupado deve ser rentabilizado, ou seja, aplicado em alguma aplicação financeira.
Por que a poupança?
A Conta Poupança é uma opção segura. Além de poder sacar o dinheiro quando precisar, também existe a possibilidade de aplicação automática, ou seja, mensalmente é aplicado um valor na poupança conforme sua determinação. Essa é a minha principal recomendação para você que está começando a poupar, já que para o cérebro fica mais fácil de colocar em prática. Assim que o dinheiro entra na conta, automaticamente é investido e você prioriza o guardar primeiro antes mesmo de pagar suas contas do mês.
Outras vantagens da poupança são:
- O rendimento mensal de fácil entendimento, sendo uma ótima opção para quem está iniciando seus investimentos;
- No caso da Sicredi Pioneira, possui a segurança do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) que protege depósitos e investimentos feitos em cooperativas;
- Não incidência de imposto de renda.
**Saiba mais
**Educação Financeira para transformar e desenvolver
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!