Você cairia em um golpe financeiro?
Cada vez mais vemos golpes e fraudes financeiras. Muito dinheiro e sossego vem sendo perdido diariamente em nosso país. É comum pensarmos: “Nossa, como aquela pessoa caiu em um golpe? Como ela, tão inteligente, não se deu conta?”
A verdade é que os golpes e fraudes estão mais sofisticados e convincentes. E não bastasse a vontade dos bandidos, atualmente com a ajuda da IA (inteligência artificial) clonando fotos, fazendo vídeos e construindo falas com a voz de qualquer pessoa, fica muito mais difícil saber a diferença entre a realidade e a simulação, ou seja, os golpes.
Para que possamos nos proteger é fundamental, necessário e urgente desenvolvermos alguns hábitos de segurança. Não podemos mais ter distrações, pressa ou não conferir, com muita atenção todas as ações que envolverem dinheiro e nossos dados pessoais.
Ofertas imperdíveis, promoções mirabolantes, antecipação de aposentadoria, ganhos de causas jurídicas, boletos falsos, pix, espelhamento de telas, centrais falsas…são tantas formas de enganar que precisamos nos aliar enquanto população e exercermos nosso papel de consumidores com atenção redobrada. Ninguém está a salvo, todos podem ser potenciais alvos.
Além de termos nossa vida financeira resguardada em uma instituição séria, é fundamental desenvolver alguns hábitos protetivos, confira alguns:
- É bom demais para ser verdade: Então provavelmente é mentira mesmo. Muitas fraudes começam com “ofertas imperdíveis” (promoções falsas) ou pagamentos antecipados para produtos que não existem.
- A pressa é amiga da contravenção: Se você faz pagamentos com pressa e não checa com cuidado, pode cair no “golpe do Pix errado”. A vítima paga o valor correto, mas a chave Pix é trocada ou manipulada e o dinheiro vai para uma conta de golpista.
- Se o link que recebo no whats é de pessoa conhecida, logo abro: Se você não está esperando contato daquela pessoa que enviou um link, se a forma como a pessoa está falando com você é diferente do habitual, a chance de ser golpe é bastante grande. Antes de abrir qualquer link, ligue para a pessoa e confira.
Agora faça um teste breve sobre o seu nível de proteção diante de fraudes ou golpes. Anote apenas a letra da sua resposta.
1. Você usa autenticação em duas etapas (2FA) no WhatsApp, e-mail e banco?
A) Sim, em todos os aplicativos importantes
B) Tenho em alguns, mas não em todos
C) Não uso
2. Quando recebe um link por WhatsApp/SMS, o que você faz?
A) Nunca clico sem confirmar a origem
B) Às vezes clico se parece confiável
C) Costumo clicar sem pensar muito
3. Antes de fazer um Pix, você verifica os dados?
A) Sempre confirmo nome e CPF/CNPJ
B) Quase sempre, mas às vezes esqueço
C) Raramente confiro
4. Se alguém pede um código enviado ao seu celular, o que você faz?
A) Nunca passo
B) Passo apenas se acho que é da empresa
C) Geralmente passo sem checar
5. O seu celular e os aplicativos estão atualizados?
A) Sim, atualizações automáticas ligadas
B) Atualizo quando lembro
C) Quase nunca atualizo
Para saber seu resultado, some os pontos:
- A Letra A vale 0 pontos
- A Letra B vale 1 ponto
- A letra C vale 2 pontos
Vamos ao resultado?
✅ De 0 a 2 pontos → RISCO BAIXO
Você tem ótimos hábitos! Continua atento e mantenha tudo atualizado.
⚠️ De 3 a 6 pontos → RISCO MÉDIO
Você está no caminho certo, mas ainda tem brechas que golpistas podem explorar.
Reforce: ative a autenticação em duas etapas nos seus aplicativos, sempre confira antes de abrir links recebidos, e preste muita atenção nos dados ao fazer um pix.
🚫 De 7 a 10 pontos → RISCO ALTO
Seu comportamento digital facilita a ação de golpistas. A recomendação é ativar autenticação em dois fatores hoje mesmo, parar de clicar em links sem verificar e nunca mais passar códigos para ninguém. Proteja-se!
Não sinta vergonha ou culpa ao adotar esses hábitos, não se trata de desconfiar, mas de proteger a si e ao seu patrimônio.
Descubra o seu perfil financeiro
Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!



