Artigo - 27/03/2025

Já cai no golpe e agora?

Você já percebeu que velhos golpes, sempre encontram novas vítimas? E já observou que a cada dia surgem novas maneiras de enganar: esquemas de pirâmides, promessas de altos ganhos em investimentos, aluguéis para temporada ou remédios milagrosos. De jovens a idosos corremos risco diariamente e qualquer um pode ser vítima de criminosos que roubam sem “dó nem piedade”!

Algumas histórias reais:

Luiz fez uma reserva pela internet para passar a virada do ano. Casa linda, preço bem em conta, a diversão seria garantida. Luiz acostumado a fazer negócios pela internet, até achou o valor baixo, mas não quis perder a oportunidade.

  • Afinal, o que aconteceu? Quando chegou com a família na praia (depois de 7 horas de viagem) Luiz descobriu que não havia nenhuma casa. Tudo era falso.

Joana estava sofrendo com muitas dores, já havia consultado diversos médicos e as dores persistiam. Um dia, assistiu ao vídeo do Dr. XXX e como ele oferecia um remédio potente, natural e sem efeitos colaterais, Joana comprou o remédio.

  • Afinal, o que aconteceu? Quando a medicação chegou um dos filhos de Joana levou para um laboratório analisar. Resultado: a medicação era uma mistura de vários produtos sem nenhuma comprovação científica e que ainda poderia fazer mal.

João vendeu o carro e investiu em um fundo que garantia 3% de rentabilidade fixa. Nos quatro primeiros meses João viu o dinheiro crescer e no quinto mês quando ele quis retirar seu dinheiro, obteve a resposta de que precisaria cumprir um prazo de carência antes de sacar.

  • Afinal, o que aconteceu? Já se passaram anos e João nunca mais recebeu seu dinheiro de volta.

O que essas histórias têm em comum?

Quando as pessoas se deixam atrair por promessas de soluções ou riqueza fácil e rápida, o julgamento crítico fica comprometido. Se alguém acredita que uma oportunidade é uma “chance única”, pode ignorar evidências contrárias ou críticas, levando à tomada de decisões ruins. Isso se chama “Viés de Confirmação”.

Quando um grupo apresenta um estilo de vida luxuoso ou fala sobre investimentos bem-sucedidos, aumenta a pressão social para que “todos sejam iguais aos outros”, mesmo que isso envolva riscos elevados. Isso se chama “Efeito do Grupo”.

Quando as pessoas são movidas pela “Ganância” (ganância é uma vontade exagerada de ter coisas ou poder a “qualquer custo”) podem ignorar sinais de alerta (sobre os riscos) e se concentrar apenas nas possíveis recompensas.

Resumindo, evitamos pensar nos riscos das nossas decisões. Psicologicamente “usamos várias formas para “termos certeza” que estamos sendo racionais”, mas a pressão do grupo, nossas certezas e até mesmo a ganância nos levam para caminhos nem sempre positivos.

Tem alguma forma de nos proteger dos golpes?

Sim, podemos diminuir os riscos de cair em golpes de duas formas: uma bem prática, objetiva e outra forma que dá um pouco mais de trabalho, mas que vale muito a pena.

1ª forma de proteção contra fraudes financeiras:

  1. Ouça com atenção as recomendações das instituições financeiras (por exemplo, na Sicredi, nunca ligam pedindo dados ou senhas). Procure sua agência bancária quando alguém ligar pedindo qualquer dado seu.
  2. Nunca compartilhe seu cartão ou senhas e jamais peça ajuda para desconhecidos. 3.Não acredite em promessas milagrosas.

2ª forma de proteção contra fraudes:

  1. Avalie suas emoções. Quando estamos em uma situação complicada (com dinheiro ou com saúde) nossa autoestima fica baixa, nos sentimos inseguros, podemos “nos cegar” e correr riscos. 2.Perceba se está frágil, isolado socialmente, se desconfia demais ou sente-se vulnerável, porque as suas emoções e sua mente vão direcionar suas decisões.

“Sofrer ou levar um golpe” é muito ruim, então quanto mais alerta estivermos melhor para nossa segurança. Sai do automático quando se tratar da sua vida financeira ou física.

DICAS MARÇO:

DICA 1: Desenvolva uma mentalidade saudável em relação ao dinheiro.

Em vez de buscar soluções rápidas, foque nas metas financeiras realistas e sustentáveis. Crie um orçamento, economize regularmente e invista com cautela.

DICA 2: Avalie suas emoções!

Para prevenir fraudes é necessário sair do automático e avaliar com muito cuidado as decisões. Desespero, tristeza, desânimo e medo podem fazer você correr riscos desnecessários.

Márcia Tolotti
Autor

Márcia Tolotti

Psicanalista, psicóloga, escritora, especialista em psicofinanças e sócia da SOS MINDSET. Mestre em Cultura, MBA em Marketing e Especialista em Inovação e Cooperativismo.

Descubra o seu perfil financeiro

Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!