Artigo - 27/03/2025

Quem é especial: você ou o cheque?

Um dia Lucas se perguntou: quem é especial? Eu, a vida que levo ou o cheque que uso? Foi no réveillon quando parou para pensar sobre como tinha sido o ano que Lucas, um jovem de 28 anos, apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação e com um salário razoável, percebeu o quanto estava confuso.

Claro que ele poderia ter percebido muito antes, afinal de contas, as suas contas e o seu dinheiro estavam uma bagunça. Ele usava o cheque especial para pagar o cartão de crédito e tinha algumas dívidas em atraso. Lucas gostaria de estar com a vida financeira diferente, mas não estava. Ficou decepcionado com ele mesmo, angustiado e decidiu que algo teria que mudar, foi então que Lucas começou a assistir alguns vídeos, ler artigos e livros sobre o assunto e acabou fazendo um teste para ele mesmo responder, eram apenas duas perguntas:

“1. Se o Cheque Especial é uma ferramenta financeira para lidar com imprevistos ou emergências, eu, Lucas, estou usando para imprevistos?”

“2. Se o Cheque Especial é um limite de crédito disponível na minha conta corrente que permite que eu gaste mais do que tenho, estou agindo certo?”

Quando Lucas respondeu as duas perguntas teve uma revelação, um insight: ele estava “jogando contra o próprio time”, isso mesmo, ele não usava a inteligência financeira porque todos os meses entrava no vermelho. Mas afinal, o que havia de errado com Lucas? Embora ele ficasse aliviado logo que pagava as contas, também ficava ansioso porque sabia que gastava mais do que poderia.

Não dava mais para arrumar desculpas ou fingir que estava tudo bem. O caminho que Lucas encontrou foi estudar sobre o assunto, analisar as emoções que tinha diante dos apelos de consumo e fazer um planejamento. Ele criou até uma fórmula:

Nos primeiros tempos não foi fácil, algumas vezes pensou em desistir e fazer como sempre fazia, mas logo começou a perceber que ao listar as despesas, as contas e planejar a conquista de alguns sonhos – ele queira passar um tempo fora do país – a vida financeira começou a mudar. Aos poucos, Lucas também foi percebendo que para ser uma pessoa especial não era necessário “torrar” seu dinheiro em festas e comprar roupas que nem precisava. Ser especial era ter tranquilidade com as próprias contas e conquistar sonhos.

E como Lucas gostava de escrever acabou fazendo uma espécie de roteiro para que a família e amigos próximos também pudessem se beneficiar. O escrito de Lucas era assim:

“Você é mais especial que o cheque

  • Defina um limite para o uso do cheque especial.
  • Estabeleça regras claras sobre quando utilizar o cheque especial (use apenas em situações realmente emergenciais ou quando não houver alternativas viáveis).
  • Venda itens: se for possível, venda algo que você não usa mais e que possa ajudar a levantar dinheiro rapidamente.
  • Faça um registro do valor que você utiliza o cheque especial (essa prática ajuda a controlar os gastos e também permite perceber padrões emocionais associados ao uso do crédito).
  • Por ser especial, o limite do cheque deve ser usado excepcionalmente (se você estiver usando todos os meses, é necessário buscar uma forma de aumentar sua renda).”

Tempo depois, quando Lucas já estava fazendo o intercâmbio no exterior compreendeu que agora sim, sua vida era especial. Ele usava com inteligência emocional e financeira, o cheque, o cartão e o crédito. Havia se tornado uma prática na vida dele, refletir sobre as motivações por trás das decisões financeiras e isso o tornava, uma pessoa especial.

DICAS: CHEQUE ESPECIAL

  • Defina um valor limite do Cheque Especial e use apenas em emergências. Estabelecer um valor reduz a ansiedade e ajuda a tomar decisões mais assertivas.
  • Se precisar usar o cheque especial, crie um plano para pagá-lo o mais breve possível. Defina metas, valores e evite o acúmulo de juros desnecessários.
  • Cheque Especial é como aquela sobremesa deliciosa e super calórica. Você vai usufruir em momentos muito especiais. Tanto o doce quanto o cheque especial serão benéficos quando forem usados com sabedoria.
Márcia Tolotti
Autor

Márcia Tolotti

Psicanalista, psicóloga, escritora, especialista em psicofinanças e sócia da SOS MINDSET. Mestre em Cultura, MBA em Marketing e Especialista em Inovação e Cooperativismo.

Descubra o seu perfil financeiro

Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!