Dica - 06/12/2021

Dinheiro da empresa ou dinheiro do empreendedor?

Você já ouviu falar em “empresa pobre” com um “empreendedor rico”? Significa que a retirada de dinheiro é desproporcional. Mesmo que a empresa ou empreendimento seja seu, não dá para retirar o quanto quer. Para que o negócio dê certo é preciso:

  1. Definir um pro labore (salário) com valor e data definidos

  2. O salário/pro labore do empreendedor deve ser compatível com o mercado

  3. Você pode fazer retiradas do lucro a cada trimestre, mas sempre deixe uma reserva para capital de giro.

Quer saber mais? Manda tua dúvida pra gente, vamos ficar felizes em te ajudar

Márcia Tolotti
Autor

Márcia Tolotti

Psicanalista, psicóloga, escritora, especialista em psicofinanças e sócia da SOS MINDSET. Mestre em Cultura, MBA em Marketing e Especialista em Inovação e Cooperativismo.

Descubra o seu perfil financeiro

Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!