Dica - 18/11/2022

Como ser um “BOM DONO” da própria empresa

Para ser um “bom dono” da própria empresa é necessário ter bons clientes, oferecer um serviço ou produto de qualidade e gerar lucro. Um dos principais problemas é o “dono” fazer uma retirada mensal maior do que a empresa pode pagar.

Para resolver isso sugerimos que:

  • O dono ou donos (sócios) devem ter um salário fixo, o chamado pró-labore.
  • O pró-labore deve ser pago no valor e no dia definido.
  • O pró-labore deve ser compatível com o mercado, quer dizer se você administra sua empresa e o salário que o mercado oferece é de R$ 3.000,00 reais, esse deverá ser seu salário mensal.
  • Se houver sobra de dinheiro (lucro) poderá ser distribuído entre o dono ou sócios no máximo duas vezes ao ano, sempre deixando uma reserva para capital de giro e para emergências.

Cooperação na ponta do lápis é o caminho para sua prosperidade.

Márcia Tolotti
Autor

Márcia Tolotti

Psicanalista, psicóloga, escritora, especialista em psicofinanças e sócia da SOS MINDSET. Mestre em Cultura, MBA em Marketing e Especialista em Inovação e Cooperativismo.

Descubra o seu perfil financeiro

Buscamos descomplicar a sua relação com o dinheiro, e ampliar o seu conhecimento sobre o universo financeiro. Que tal começar identificando qual o seu perfil financeiro e como tornar mais saudável essa relação?

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!