21/03/2024

Sicredi Pioneira: todos os espaços agora são 100% movidos a energia solar!

Cooperativa aposta em sustentabilidade para estimular o consumo e os negócios locais

A Sicredi Pioneira dá mais um grande passo rumo à sustentabilidade! Atingimos o importante objetivo de ter todos os espaços da cooperativa 100% abastecidos por energia solar fotovoltaica. E isso é possível por conta da decisão consciente e planejada de construirmos sistemas e estações de captação de energia solar para estimular o consumo e os negócios locais. Esse movimento está alinhado à estratégia da cooperativa em ter práticas ambientais que beneficiem nossas comunidades.
Você sabia que o uso de energia solar reduz em até 95% o valor da conta de energia elétrica? Isso mesmo! Além de diminuir os impactos ambientais, o uso de energia solar reflete na sua vida financeira. Saiba tudo sobre como chegamos a esse momento de sustentabilidade na prática.

Veja mais: 250 mil associados – uma só Pioneira!

Como tudo começou?

O processo iniciou em 2019 na sede da Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis, com a instalação do sistema em telhado e, ao longo dos anos, outras soluções foram implementadas. Hoje, possuímos usinas em telhado, além de micro usinas.

Ao instalar um sistema fotovoltaico, você pode reduzir em até 90% no valor da sua conta de energia elétrica e aproveitar todos os benefícios do investimento por mais de 25 anos, com baixa manutenção.

Por que apostar em energia solar?

Ter como matéria-prima o sol já bastaria para falar em benefícios, afinal, contar com um recurso abundante e inesgotável é uma escolha inteligente. Mais do que isso, há o custo-benefício relacionado ao preço dos equipamentos, que estão em queda. Entre os motivos que impulsionaram a nossa decisão, está a economia nas contas de energia elétrica dos espaços, e o uso de uma fonte renovável para o desempenho das nossas atividades, sendo uma cooperativa mais consciente e ambientalmente responsável.

A captação de energia solar ajuda o meio ambiente na geração de uma energia limpa e renovável, visto que desejamos ser cada vez mais uma Cooperativa humana, consciente e relevante para os nossos associados e para a comunidade onde atuamos.

A energia solar é uma fonte totalmente limpa, abundante, sustentável e renovável.

Carregadores elétricos, uma tecnologia que vem para ficar

Outro ponto onde o uso da captação de energia solar impacta diretamente é na forma como utilizamos os veículos. Os carregadores elétricos são dispositivos utilizados para recarregar a bateria de carros, motos, bicicletas, scooters elétricas e outros.

A Sicredi Pioneira possui essa tecnologia disposta em cinco espaços e agências da Cooperativa. Em muitas das cidades onde estão instalados, o sistema é o primeiro carregador de veículo elétrico na comunidade.

Confira as cinco cidades onde já estamos atuando com carregadores elétricos nas agências:

  • Gramado/Centro
  • Nova Petrópolis/Centro
  • São Leopoldo/Rio Branco
  • Dois Irmãos/Centro
  • Novo Hamburgo/Ouro Branco

Além dos espaços, participamos junto com parceiros, da construção da 1ª Rota Elétrica do RS, ligando as regiões Metropolitana, Serra e Litoral e, ainda, temos pontos de recarga em locais parceiros da Sicredi Pioneira em cidades da região.

Mais inovação com um estacionamento sustentável

Você sabe o que é um carport solar? É um estacionamento capaz de gerar energia fotovoltaica. E, é claro que já estamos atentos a essa tecnologia. Nosso primeiro carport está em fase de implantação no município de Santa Maria do Herval. Você não perde por esperar as novidades que vem por aí!

Como o associado pode contar com a Sicredi Pioneira para captar energia solar?

Você pode financiar todos os recursos necessários para a instalação do sistema de captação de energia solar na sua casa ou empresa. Com o Crédito para Energia Solar da Sicredi Pioneira você financia até 100% do projeto.

Gostou das novidades sobre tecnologia de energia limpa? Então acompanhe o Blog da Pioneira para mais conteúdos relacionados ao tema. No próximo post, você vai conhecer mais sobre o conceito de Paperless, igualmente importante para quem deseja caminhar rumo à sustentabilidade. Até lá!

Saiba mais sobre o Crédito para Energia Solar da Sicredi Pioneira

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!