Porque passar o cartão na própria maquininha não é uma boa prática
Fique atento pois esta ação pode ser vista como autofinanciamento
Passar o próprio cartão na sua maquininha pode ser visto como algo normal por alguns empreendedores, mas no post de hoje queremos mostrar para você que essa prática pode ser considerada um “autofinanciamento” e, sim, pode constituir fraude. Entenda os motivos a seguir.
Leia também: Nós te ajudamos a se proteger dos golpes!
A maioria dos empreendedores não tem a intenção de ferir a lei ao passar o cartão de crédito na própria maquininha de cartão, mas, na prática, o ato configura fraude e é proibido, pois simula uma transação que não ocorreu.
Muitos utilizam dessa alternativa para prosseguir com empréstimos para compra de bens ou até para investir em um projeto.
Legalmente, esta é uma operação exclusiva das instituições financeiras autorizadas, e existem muitas soluções financeiras à disposição para resolver estas dores.
Mas posso passar os cartões dos meus parentes?
A venda de seus produtos para pessoas da família não é proibida, mas se você utilizar dos seus cartões de crédito para praticar “autofinanciamento”, sim. Por isso, é importante que a venda para parentes também conte com Notas Fiscais, assim você comprova que houve de fato uma transação comercial.
E quanto a empréstimos pela máquina de cartão?
Também não indicamos esta opção! Sabemos que algumas operadoras de maquininhas oferecem esse serviço, mas entenda que os empréstimos não ocorrem por meio da maquininha. É apenas o histórico que há nela que é utilizado pela empresa para fazer uma avaliação e crédito, baseado no volume de vendas, por exemplo.
Você pode vir a pagar multas, caso a operadora da maquininha perceba que houve fraude. E se a empresa denunciar ao Banco Central - ou se a própria instituição federal perceber a movimentação, será necessário responder judicialmente.
É melhor prevenir do que remediar não é mesmo?
Na Sicredi Pioneira, você pode tirar todas as suas dúvidas com o seu gerente e se prevenir de qualquer ação que poderá virar um transtorno. Não quer sair de casa para ir até a uma agência? Não tem problema, é só chamar no WhatsApp.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!