12/09/2024

Você tem em quem confiar: nós te ajudamos a se proteger dos golpes!

Estamos à disposição em caso de dúvidas tanto por WhatsApp quanto presencialmente

Você recebeu uma ligação do Sicredi em que solicitavam dados pessoais? Ou, uma ligação em que avisavam sobre uma movimentação estranha na sua conta? Pode ser golpe!

Cada vez mais, criminosos estão entrando em contato com objetivo de fazer você passar suas informações. Também é comum que solicitem “teste de transações” como Pix e pagamentos. Acompanhe como se prevenir a seguir!

Leia também: Conta Digital com atendimento próximo e humano? Aqui na Sicredi Pioneira, você tem!

Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que 36% das pessoas entrevistadas dizem ter sido vítimas de golpes ou tentativas de golpes. O esquema da Falsa Central representa 32% das vítimas.

É por isso que nós entendemos a importância de estar cada vez mais próximo a você. Nossos gerentes estão à disposição tanto por WhatsApp quanto presencialmente. Mesmo assim, é essencial que você saiba como agem os criminosos. Entenda mais a seguir.

A Falsa Central

Um dos golpes mais comuns é quando alguém finge ser funcionário de uma instituição financeira. O criminoso vai ganhando a sua confiança durante a conversa até que informa sobre algum problema no seu cadastro. Eles também fingem terem visto uma movimentação estranha em sua conta e, assim, passam a pedir dados como conta bancária, senhas e números do cartão de crédito.

Os golpistas agem por meio da sensação de urgência e convencimento para “ganhar a sua confiança”!

E não é só por ligação! Eles também atuam por meio de mensagens de WhatsApp, SMS ou e-mail. Nesses casos, eles pedem que você telefone para um número indicado por eles e, então, você liga e acaba passando seus dados para um atendente falso.

Outros cuidados

Os golpistas não pedem apenas dados. Eles também solicitam que você faça teste de Pix, que instale algum aplicativo ou que pague boletos falsos.

3 dicas para ficar longe de golpes:

  1. Desligue imediatamente qualquer chamada em que usam o gatilho de ação urgente;
  2. Após desligar, você pode e deve acionar seu gerente de negócios da Sicredi Pioneira. Para isso, você pode ligar para a agência, chamar no WhatsApp oficial ou ir presencialmente a uma agência próxima a você.
  3. Caso digam que você pode encerrar a ligação para entrar em contato com a sua agência, espere 10 minutos para fazer isso. Há ferramentas que mantém a sua ‘linha presa’. Outra forma é telefonar para a sua agência de outro telefone.

Caiu em um golpe?

Conte com a gente para saber o que fazer! Entre em contato o mais rápido possível pelo SicrediFone: 0800 724 4770 ou pelo WhatsApp: 51 3358-4770. No Sicredi, você tem com quem contar e confiar, afinal, nosso atendimento segue sendo próximo e personalizado assim como você merece!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!