13/07/2021

O que fazer com o valor da restituição do Imposto de Renda 2021

Calendário de depósitos está em vigor desde o final de maio. Se você já foi contemplado, confira dicas para utilizar bem seu dinheiro

O calendário de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021 já está em vigor. O primeiro e o segundo lote foram depositados nas contas de contribuintes em 31 de maio e 30 de junho. Com um dinheiro a mais na conta, muitos se perguntam o que fazer com o valor. Por isso, reunimos dicas práticas para que você possa se organizar e utilizar a restituição da melhor maneira.

Leia mais

Já está em vigor o calendário de restituição do Imposto de Renda 2021. Saiba como consultar

Antes de irmos às dicas, atenção: se você está entre os grupos que já foram contemplados pelo calendário da restituição, o valor foi depositado na conta definida por você ao enviar a declaração do IRPF. Por isso, lembre-se de sempre indicar sua conta Sicredi no envio da declaração.

Para quem tem contas em atraso

Aos associados com contas em atraso, a dica é utilizar o valor da restituição do Imposto de Renda para quitar as dívidas. Por mais que possa parecer tentador usar a quantia para novas compras, lembre-se que um planejamento adequado, com respeito ao seu orçamento, é o que garante uma vida financeira mais tranquila.

Leia mais

Crédito Consciente: como evitar um novo endividamento?

5 dicas para retomar pagamentos prorrogados em 2020 sem pesar no bolso

Ao aproveitar esse dinheiro extra para colocar as contas em dia, você evita o acúmulo de novos juros e ganha mais fôlego para investimentos futuros, como aquela compra que você queria fazer.

Para quem está em uma situação mais confortável

Para os associados sem contas em atraso, o valor da restituição do Imposto de Renda pode ser de grande utilidade para constituir uma reserva de emergência. É ela quem garante mais segurança na hora de cobrir imprevistos, seja na sua família ou na empresa.

Leia mais

5 lugares onde não deixar sua reserva de emergência

Se você já tem uma reserva, outra opção são os investimentos. Manter o dinheiro em um local seguro, mas com rentabilidade, é uma boa forma de potencializar o valor da sua restituição.

A poupança é conhecida como a porta de entrada para o mundo dos investimentos. Apesar da baixa rentabilidade, ela traz liquidez imediata e segurança, item fundamental para quem não tem muita experiência com investimentos. Vale lembrar que rentabilidade pequena é melhor do que rentabilidade nenhuma.

Já para quem busca mais rentabilidade, uma excelente opção é o Sicredinvest Evolutivo, que proporciona rentabilidade de até 105% do CDI, dependendo do prazo e do valor investido.

Ficou interessado ou tem dúvidas? Conte com a consultoria financeira do Sicredi por meio do seu gerente de conta.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!