01/06/2021

5 dicas para retomar pagamentos prorrogados em 2020 sem pesar no bolso

*No ano passado, Sicredi Pioneira estendeu prazos para os associados por conta da pandemia. Agora, saiba como reincluir as parcelas no orçamento com equilíbrio

*Manter todos os pagamentos em dia, mesmo faturando menos, é um dos maiores desafios trazidos pela pandemia aos associados. Pensando nisso, em 2020 a Sicredi Pioneira RS readequou soluções e prorrogou as parcelas de crédito em qualquer linha contratada, pessoa física ou jurídica, desde que em situação adimplente.

O prazo para os pagamentos segue em aberto e pode ser definido caso a caso, nas agências da cooperativa. Contudo, mesmo que boa parte dos associados já esteja retomando as parcelas, há aqueles que ainda não conseguiram e agora desejam ficar com os pagamentos em dia. Mas como fazer isso de forma equilibrada e sem pesar no bolso?

Confira 5 dicas preparadas pelo Arthur Müller, gerente de investimentos da Sicredi Pioneira RS, para ajudar você neste momento:

  1. Assuma o controle da sua vida financeira

Para conquistar liberdade e tranquilidade, é fundamental assumir o controle da própria vida financeira. Essa é uma escolha pessoal, então é preciso “querer”. Assumir a responsabilidade pela situação atual envolve planejar e implementar ações para sair do vermelho, e assim, começar a poupar ou investir para realizar sonhos e desejos.

  1. Acompanhe seu orçamento

Pode ser num caderninho, planilha digital, aplicativo de controle financeiro: cada um tem o seu método. O importante é acompanhar os ganhos e gastos pessoais e da família. O orçamento deve ser planejado diariamente e o ideal é que envolva o cônjuge e os filhos, para que todos possam estabelecer objetivos e participar do controle das finanças. Ele também não precisa incluir apenas receitas e despesas: pode, por exemplo, reunir uma visão de patrimônio (bens e dívidas).

Se você está com dificuldades, o orçamento vai ajudar você a sair do vermelho e gastar melhor seu dinheiro, porque você começa a ver para onde seu dinheiro está indo todo mês. Já para quem está numa situação mais confortável, o orçamento auxilia a poupar ou potencializar investimentos.

  1. Conecte seus sonhos e desejos ao orçamento

Você já viu que manter um orçamento para controlar as receitas e despesas pessoais é essencial. Sendo assim, por que a maioria das pessoas não faz? Acontece que fazer um orçamento apenas para controlar receitas e despesas pode parecer cansativo e até mesmo chato. O segredo é conectar seus sonhos e desejos ao orçamento pessoal. Dessa forma, você se motiva, pois sente que, ao acompanhar seu orçamento, você está ficando cada vez mais próximo de realizar seus sonhos e desejos.

  1. Estabeleça uma reserva de emergência

Feito o orçamento e colocadas as contas em dia, é preciso estabelecer uma reserva de emergência para se proteger de imprevistos e começar a viver mais tranquilo. Para quem está começando a poupar, a poupança é uma excelente opção, pois garante segurança, liquidez e rentabilidade isenta de Imposto de Renda para pessoa física. Quem já tem sua reserva de emergência pode contar ainda com todo o portfólio de investimentos do Sicredi, como depósito a prazo (Sicredinvest), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), fundos de investimento e previdência privada.

  1. Conte com a gente

Todos os associados podem receber suporte e consultoria financeira. Para isso, contate seu gerente de conta. Estamos preparados para analisar cada caso e, juntos, encontrar a melhor solução.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!