
Golpes financeiros: saiba identificar, se proteger e que providências tomar
Fique atento: nós não ligamos solicitando seus dados pessoais e bancários
É difícil encontrar alguém que ainda não tenha recebido ligações informando supostas irregularidades na sua conta bancária, mensagens SMS com envio de links de aparentes benefícios ou mensagens instantâneas de falsos familiares ou amigos que precisam de dinheiro.
A verdade é que os golpes financeiros estão cada vez mais presentes em nossa rotina, ainda que muitos deles sejam considerados fraudes eletrônicas, classificadas como crime de estelionato pelo Código Penal Brasileiro. Aliás, os casos de estelionato estão em crescimento no Brasil - segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, um golpe foi aplicado a cada 16 segundos no país.
Quais são esses golpes e como identificá-los?
Os golpes financeiros são crimes que podem ser aplicados online, por telefone ou presencialmente, e envolvem a obtenção de benefícios financeiros indevidos. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2024, identificou que as situações mais comuns de crimes contra o patrimônio na internet foram: tentativa de golpe financeiro via aplicativos de mensagens ou ligações; suspeita de autenticidade de produtos comprados na internet; e tentativa de golpe financeiro via transferências, Pix ou boletos. Mais da metade dos entrevistados (55%) confirmou ter sido vítima de pelo menos uma dessas situações. Leia abaixo para conhecer as mais comuns.
Golpe da falsa central
Os golpistas entram em contato por telefone, se passando por funcionários de instituições financeiras, e informam que há algum problema grave com a conta ou que você precisa confirmar alguma transação suspeita. Para resolver a suposta situação, eles solicitam seus dados pessoais e financeiros ou, ainda, pedem que você instale algum aplicativo. É nesse momento que o golpe acontece.
Como se proteger?
- Desconfie de contatos inesperados: sua instituição financeira não solicita dados bancários e senhas por telefone ou mensagem. Ao receber qualquer contato com essa intenção, interrompa-o imediatamente.
- Não clique em links desconhecidos: recebeu alguma mensagem informando que seus pontos estão vencendo ou que precisa atualizar seus dados? Acesse essas informações no aplicativo da sua instituição financeira ou entre em contato com seu gerente.
Na dúvida, confirme: fale com seu gerente ou instituição financeira
Golpe do QR Code falso
Neste golpe, os criminosos manipulam ou substituem códigos QR Code reais para levar a vítima para sites falsos, que simulam o site da empresa ou do banco, para que ela acabe transferindo dinheiro para a conta dos golpistas ou forneça dados pessoais e financeiros.
Como se proteger?
- Verifique o estado do QR Code: antes de escanear o código, verifique se há sinais de manipulação, como adesivos sobrepostos.
- Verifique o site de destino: confirme se o endereço para o qual você foi direcionado é realmente da empresa; se o conteúdo corresponde ao que você espera; e se as informações solicitadas têm relação com o produto ou serviço ofertado.
Golpe do Pix errado
O golpista entra em contato e informa que fez um Pix por engano para sua conta, e apresenta um comprovante de pagamento (que pode ser real ou falso), pedindo que você devolva o valor para uma conta diferente da original. Quando você faz isso, o criminoso utiliza o Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta do Banco Central que permite a devolução de valores transferidos via Pix, para alegar fraude e solicitar o ressarcimento do valor junto à instituição financeira. Assim, ele recebe duas vezes: o dinheiro que você devolveu e o reembolso gerado pelo banco.
Como se proteger?
Verifique seu extrato bancário: se o pagamento realmente tiver sido feito para a sua conta, utilize a funcionalidade de devolução do Pix para que o dinheiro retorne à mesma conta do pagador. Não devolva o valor a uma conta diferente da que fez o depósito.
Links falsos
Ação também conhecida como phishing, o golpe leva a vítima a fornecer dados pessoais e bancários na internet. Os criminosos enviam, geralmente por SMS, links duvidosos, mascarados de promoções imperdíveis ou alertas de segurança. Ao clicar, a vítima acessa páginas falsas de instituições financeiras ou lojas e acaba fornecendo informações confidenciais, como senhas e códigos do cartão.
Como se proteger?
- Na dúvida, não clique: links enviados por números desconhecidos ou endereços de e-mails suspeitos podem ser falsos.
- Desconfie: ofertas irresistíveis e notificações urgentes são propositais e buscam para induzir a vítima.
Golpe do boleto falso
A vítima recebe, por e-mail ou WhatsApp, o boleto verdadeiro de uma compra feita ou serviço contratado. Em seguida, recebe outro boleto, mas agora com valor inferior, junto a uma mensagem informando o recebimento de um desconto ou um equívoco no cálculo de algum imposto. Acreditando ter realmente recebido o boleto correto, e atraído pelo valor mais baixo, o cliente acaba realizando o pagamento para os golpistas.
Como se proteger?
- Leia atentamente o boleto: verifique se os seus dados estão corretos; se há algum erro de português ou de formatação; se os 3 primeiros números do código de barras correspondem à instituição financeira cuja logomarca aparece no boleto; e se os últimos números do código de barras correspondem ao valor do documento.
- Promoções inesperadas? Na dúvida, ligue para a empresa e confirme o valor do boleto.
- Pague pelo aplicativo: utilize o leitor de código de barras disponível no aplicativo e, ao fazer a leitura, verifique se o nome do beneficiário é realmente da empresa contratada.
Confira outras dicas de proteção
Os golpes financeiros estão cada vez mais inteligentes e as táticas dos criminosos se adaptam rapidamente às ferramentas de comunicação utilizadas pelos cidadãos. A melhor forma de não cair em golpes é se proteger.
- Desconfie de ofertas boas demais para ser verdade
- Nunca compartilhe senhas, números ou códigos de verificação dos seus cartões
- Não clique em links desconhecidos
- Use senhas fortes em seus dispositivos e contas
- Confirme a confiabilidade dos sites antes de fazer qualquer compra
- Verifique os dados do destinatário antes de realizar qualquer transferência
- Na dúvida, fale com seu gerente
E a dica mais importante é: mantenha-se informado a respeito dos golpes financeiros
Em nossa Cartilha de Segurança Digital, você aprende a identificar outros golpes comuns e como preveni-los. E para conferir mais detalhes, assista ao nosso vídeo de dicas que irão manter você longe de golpes financeiros.
Nós não pedimos seus dados por SMS ou telefone
Associado, fiquei atento - a Sicredi Pioneira não solicita dados pessoais ou senhas de segurança por mensagem ou ligação. Em caso de dúvidas, o seu gerente está sempre à disposição.
Caí em um golpe, e agora?
O primeiro passo é entrar em contato com a sua instituição financeira pelo SicrediFone (0800 724 4770) ou pelo WhatsApp para bloquear suas contas e cartões. Você também pode reunir todas as provas do golpe, como e-mails, mensagens e comprovantes de pagamento, e registrar um boletim de ocorrência.
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