
Dados climáticos nas mãos do Produtor Rural: estações meteorológicas beneficiarão agricultura local
Produtores rurais associados à Sicredi Pioneira podem acessar, gratuitamente, informações essenciais para seus manejos
Agricultura, no Rio Grande do Sul, é sinônimo de resiliência. O clima instável, marcado por eventos extremos, impacta diretamente na qualidade, no volume e nos retornos financeiros das lavouras aqui cultivadas. E se, mesmo na situação de vulnerabilidade climática em que vivemos, nossos produtores conseguem se adaptar às mudanças e encarar as adversidades, imagine como seria se eles estivessem munidos de dados?
É isso que nós e diversas outras entidades da região temos buscado oferecer em resposta à vulnerabilidade do setor agrícola e à necessidade de dados precisos para a eficácia do trabalho no campo. Em Caxias do Sul, por exemplo, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) idealizou o Plano de Inteligência Climática, que consiste na instalação de oito estações meteorológicas, estrategicamente distribuídas pelo território do município, que fornecem dados climáticos em tempo real.
Como apoiadores dessa iniciativa, nós entendemos que projetos similares poderiam ampliar o acesso a informações em outras comunidades. Por isso, agora, as estações meteorológicas são uma realidade também nas cidades de Feliz e Nova Petrópolis. A Sicredi Pioneira, junto de entidades e das prefeituras de ambos os municípios, liderou um projeto de implementação desses recursos, que foram desenvolvidos e instalados pela Elysios Agricultura Inteligente, agrotech de soluções para inteligência agrícola. E é claro que os dados coletados estão chegando a quem mais é afetado por eles.
As informações climáticas colhidas pelas estações de Feliz e Nova Petrópolis podem ser acessadas, gratuitamente, por todos os associados da Sicredi Pioneira, através do aplicativo Demetra. O acesso é liberado para associados que fizerem contato com a Elysios via WhatsApp: (54) 99909-1363.
Sobre as estações meteorológicas
Você sabia que o clima, na agricultura, é um dos fatores mais importantes para viabilizar a produção? Acontece que, sem dados concretos, a maioria dos produtores observa os fatores climáticos para determinar como fará seus manejos.
Nesse sentido, as estações coletam e disponibilizam dados que, tanto no dia a dia da produção quanto em eventos extremos, podem amparar a tomada de decisão dos agricultores. Além disso, em eventuais situações de crise, entidades como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros poderão se apoiar nas informações para tomar decisões relacionadas a alertas e evacuações com mais segurança.
Das quatro estações meteorológicas instaladas, duas estão localizadas em Nova Petrópolis e as outras duas, na Feliz. Confira os locais:
Nova Petrópolis
- Junto ao salão da comunidade da Linha Temerária
- Sítio do Riacho - propriedade da Escola Bom Pastor.
Feliz
- Pátio da Prefeitura Municipal
- Junto ao posto de saúde do bairro Escadinhas
Como as estações vão ajudar a comunidade?
Que todos os nossos associados do agro terão acesso gratuito aos dados coletados e poderão subsidiar suas decisões com base nessas informações, você já sabe. Agora confira como esses dados irão, na prática, beneficiar os agricultores e as entidades dos municípios:
- Prevenção: eventos climáticos extremos serão antecedidos de alertas inteligentes de pressão atmosférica e pluviometria.
- Economia: a melhora nas tomadas de decisão para manejo das lavouras poderá gerar uma economia de até 40% em insumos, até 50% em custos de irrigação e até salvar colheitas de produtos sensíveis, como frutas e verduras.
- Qualidade: munidos de informações úteis para prevenir doenças, ter mais segurança nas pulverizações e realizar colheitas nos momentos apropriados, agricultores podem esperar uma melhoria na qualidade da produção.
- Seguridade: os dados poderão ser utilizados para comprovar sinistros em casos de eventos extremos, possibilitando o acionamento de seguros e ações de apoio público.
- Histórico de dados: com o tempo, as informações sobre os microclimas das cidades poderão embasar análises dos produtores, técnicos e pesquisadores acadêmicos.
- Comunicação em massa: o conhecimento gerado pelas estações poderá chegar a quem mais precisa, através de meios de comunicação (rádios e jornais) ou compartilhamento de dados em sites.
Quem viabilizou o projeto
O projeto de implementação das estações meteorológicas foi idealizado, de forma cooperativa, entre Sicredi Pioneira; Elysios; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Defesa Civil; Escola Bom Pastor; Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café; Centro de Treinamento de Nova Petrópolis (Cetanp); Prefeitura de Feliz, através da Secretaria de Agricultura e da Defesa Civil; e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feliz.
Essa série de estações meteorológicas instaladas na região demonstra o interesse das organizações de diferentes setores em apoiar o setor agrícola no Estado, buscando democratizar o acesso a informações através de uma ferramenta que pode otimizar os manejos agrícolas e prevenir perdas de safras. Porém, além de amparar aos agricultores, a iniciativa ainda fortalece a capacidade de atuação de órgãos públicos como a Defesa Civil, contribuindo para a segurança e o desenvolvimento das comunidades envolvidas.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!