
Inovação em Caxias do Sul: tecnologia vai beneficiar o setor agrícola
Sicredi Pioneira apoia projeto para monitorar dados climáticos em tempo real
Entre períodos de estiagem e cheias, o Rio Grande do Sul é um Estado que, historicamente, sofre com as adversidades climáticas. Enquanto em anos como 2020, 2022 e 2023, a produção gaúcha de grãos, hortifruti e granjeiros, foi muito afetada pela seca, em 2024, mais de 206 mil propriedades rurais foram afetadas pelas enchentes catastróficas do mês de maio, segundo relatório divulgado pelo Governo do Estado. Pensando nisso, nos tornamos apoiadores de um projeto pioneiro que deve aprimorar a forma como o município de Caxias do Sul lida com as adversidades do clima.
Fornecimento de dados meteorológicas em tempo real
Em resposta aos desafios cada vez maiores das mudanças climáticas e à necessidade de dados precisos para o setor agrícola, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias idealizou o Plano de Inteligência Climática para Caxias do Sul.
O projeto contempla a instalação de uma rede com oito estações meteorológicas, estrategicamente distribuídas pelo território do município, que fornecerão dados climáticos em tempo real para que produtores rurais, instituições locais e a própria comunidade monitore as condições climáticas do município. Em eventos extremos, esses dados poderão subsidiar decisões de emergência e mitigar os danos ao setor agrícola, um dos principais para a economia de Caxias do Sul.
Onde as estações serão instaladas?
As oito estações foram distribuídas considerando diferentes tipos de cultivo e condições de relevo. As propriedades rurais selecionadas incluem as áreas de Monte Bérico, Vila Seca, Fazenda Souza, Vila Oliva, 3ª Légua, Sebastopol, Santa Lúcia do Piaí e Lajeado Grande, distrito no município de São Francisco de Paula.
Com altitudes que variam de 85 a 889 metros, essas regiões refletem a diversidade climática local, de forma que os dados coletados permitirão um monitoramento preciso das condições climáticas em cada uma delas, beneficiando dos pequenos aos grandes produtores.
Investimento em tecnologia
O projeto receberá o investimento de R$ 230 mil, montante que será dividido entre a cooperativa, a CIC Caxias, empresas parceiras e produtores rurais selecionados. O desenvolvimento da tecnologia e a instalação das estações estão a cargo da Elysios Agricultura Inteligente, agrotech que oferece soluções de inteligência agrícola para monitoramento climático e rastreabilidade agrícola.
O pioneirismo do projeto se dá pela abertura dos dados para uso público, o que beneficiará toda a comunidade e as instituições locais, como a Defesa Civil e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).
Inclusive, para que os usuários entendam e utilizem plenamente as informações geradas pelas estações, nós, junto da Elysios, ofertaremos capacitações para produtores profissionais da área.
Como as estações funcionam
Já instaladas, as estações meteorológicas de Caxias do Sul possuem sensores que coletam, em tempo real, informações sobre:
- Pluviometria
- Velocidade e direção do vento
- Umidade
- Temperatura e pressão do ar
- Sensação térmica
- Delta T (capacidade de evaporação dos compostos na atmosfera - valor importante para o processo de pulverização)
- Eletrocondutividade do solo (indicador da qualidade e fertilidade do solo)
- Graus-dia e horas de frio
- Ponto de orvalho
- Previsão de geada
- Molhamento foliar
- Déficit de pressão-vapor (quantidade de água no ar comparado ao nível de saturação do ar)
- Índice de evapotranspiração (quantidade de água perdida por uma superfície coberta de vegetação)
- Alertas de condições de doenças
Interessados em ter acesso a essas informações podem fazer seu cadastro neste link. Os dados de login serão enviados por WhatsApp em até cinco dias úteis.
O Plano de Inteligência Climática para Caxias do Sul é liderado pela Diretoria de Agronegócios da CIC Caxias e tem apoio da Sicredi Pioneira, tecnologia da Elysios e patrocínio de Rizzi/Agrimar, Supermercados Andreazza, Rinaldi Agronomia, Agrale, Randoncorp, Sabiá Coberturas, Frutícola Zanette e Raízes do Campo.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!