A Pioneira

Linha do tempo Sicredi Pioneira


O Padre Theodor Amstad chega ao Brasil. Nascido em 1851, em Beckenried, na Suíça, veio para atender as colônias alemãs do Rio Grande do Sul. Depois de breve permanência em Porto Alegre, onde dedicou-se com afinco ao estudo do idioma português, foi encaminhado para São Leopoldo e depois, para o município de São Sebastião do Caí. Jovem, Amstad era destinado, pelos padres mais idosos, para o atendimento às capelas do interior e, especialmente, à assistência a pessoas doentes, que precisavam ser visitadas em casa. Em suas andanças, presenciava a precariedade social e econômica enfrentada por tais comunidades. Na época, sendo conhecedor do sistema cooperativo implantado por Friedrich Wilhelm Raiffeisen, na Alemanha, apresentou o cooperativismo como solução para os problemas enfrentados pelos imigrantes.


O Padre Amstad reuniu 5 mil pessoas na localidade de Feliz (hoje Alto Feliz) e realizou a fundação do Bauernverein, primeira associação de agricultores do Brasil. Eis que germinaram as sementes plantadas pelo padre para a criação da cooperativa.


A partir da motivação do Padre Theodor Amstad e de 19 lideranças da comunidade, foi constituída a Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, primeira cooperativa de crédito da América Latina, em Linha Imperial, Nova Petrópolis (atual Sicredi Pioneira RS), inspirada no modelo alemão de cooperativismo “Raiffeisen”.


A Cooperativa transfere sua sede, na própria Linha Imperial, para a casa do segundo gerente, Sr. Josef Neumann Filho, onde ficou até 1953.


Falece o Padre Theodor Amstad, tendo coordenado a criação de 38 cooperativas no estado. Amstad também auxiliou na fundação de sindicatos agrícolas, hospitais, asilos, escolas, revistas, paróquias e colônias novas, como a de Cerro Largo e Santo Cristo.


40 anos da cooperativa: inaugurada a praça em homenagem ao Padre Amstad em Linha Imperial. A praça foi construída através da união de esforços da comunidade local. Nela está o monumento ao padre, com placas em sua homenagem.


50 anos da cooperativa: lançamento da pedra angular da primeira sede própria. Lino Grings, primeiro prefeito de Nova Petrópolis, realiza discurso ao Jubileu de Ouro da Caixa Rural.


Primeira sede própria da cooperativa é inaugurada, em Linha Imperial. O funcionamento nesta sede vai até 1967.


A Cooperativa aluga uma pequena sala para atendimento, junto à antiga rodoviária, no centro de Nova Petrópolis, que logo toma boas proporções de movimento financeiro.


A Reforma do Sistema Financeiro Nacional (lei 4595/64) restringiu a ação das cooperativas. A Sicredi Pioneira RS resiste à crise!


Transferência da sede de Linha Imperial para o centro de Nova Petrópolis. A mudança de sede ocorreu devido a restrições legais que impediam que cooperativas de crédito mantivessem filiais, sendo que, em Assembleia Geral, decidiu-se pelo encerramento das atividades na Linha Imperial e transferência da sede para o local de onde eram a maior parte dos associados e maior movimentação de recursos. Trata-se da quarta sede, construída com recursos da venda através de leilão, da antiga sede de Linha Imperial. A cooperativa funcionou nesta sede até 1977.


75 anos da cooperativa: mudança para a quinta sede, onde funciona atualmente a Superintendência Regional e Unidade de Atendimento de Nova Petrópolis.


Inauguração da pedra simbólica do cooperativismo, em Linha Imperial, simbolizando um dos ditos mais famosos de Amstad: “Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se uma por uma a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de uma delas, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos.”


Em assembleia ordinária, as cooperativas do RS, que já estavam reunidas em uma cooperativa central, a Cocecrer, desde 1980, decidem atuar através de uma marca única, surgindo o nome Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo). A cooperativa sediada em Nova Petrópolis passa a chamar-se Sicredi Nova Petrópolis.


Ao iniciar sua expansão no mercado urbano, marcado pela inauguração de unidades de atendimento no centro de Caxias do Sul, de Novo Hamburgo e em Estância Velha, a cooperativa passa a ser chamada de Sicredi Pioneira.


Implantado o Programa de Educação do Cooperativismo “A união faz a vida”.


Logomarca do Sicredi é reformulada.


Sicredi Pioneira RS comemora 100 anos de história com o ano inteiro de festas, culminando com a inauguração do monumento ao cooperativismo denominado “Força Cooperativa”, que representa o conceito de cooperação. Segundo Ivano Barberini (em memória), então presidente da Aliança Cooperativa Internacional, foi o primeiro monumento ao cooperativismo no mundo.


Imediatamente após a autorização do Banco Central do Brasil, os associados, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, aprovaram a transformação da cooperativa em livre admissão de associados, passando a chamar-se Sicredi Pioneira RS, com razão social de Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Pioneira da Serra Gaúcha.


Pela primeira vez a Sicredi Pioneira RS incorpora uma unidade de atendimento, sendo a unidade da Unisinos, antes vinculada à Sicredi Porto Alegre. A cooperativa comemora o atingimento do número de 50.000 associados


Pela primeira vez a Sicredi Pioneira RS une-se a outra cooperativa, a Sicredi Feevale.


Fundação da primeira cooperativa escolar da região: Cooebompa, Escola Bom Pastor, Nova Petrópolis.


Incorporação da Sicredi Caxias.


Nova Petrópolis, cidade sede da Sicredi Pioneira RS, é decretada capital nacional do cooperativismo (lei federal 12.205). Com o falecimento do presidente Édio Spier, o conselheiro de administração Mario José Konzen é eleito entre os conselheiros de administração como presidente interino da cooperativa até a assembleia com os associados de 2011. Nova Petrópolis torna-se cidade-irmã de Sunchales, capital do cooperativismo na Argentina. Fundada a primeira cooperativa escolar da região, na escola Bom Pastor, de Nova Petrópolis. A Cooebompa surgiu inspirada no modelo de Sunchales. O projeto é apoiado pela Sicredi Pioneira RS. Também neste ano ocorre a união das cooperativas Sicredi Pioneira RS e Sicredi Caxias do Sul RS. Após a união com a cooperativa Sicredi Caxias, a Pioneira atinge a marca de 30 unidades de atendimento. A cooperativa comemora o atingimento de R$ 500 milhões em recursos administrados.


A Sicredi Pioneira RS comemora 110 anos de atividades ininterruptas. O Mundo celebra o “Ano Internacional das Cooperativas”, declarado pela ONU. Sicredi Pioneira RS readquire o prédio da primeira sede própria, que em 1967 foi vendido por leilão. Neste prédio, que carrega a história da cooperativa, atualmente funciona o museu Padre Amstad, com registros históricos, galeria de presidentes e objetos de época. Constituída a primeira Federação de Cooperativas Escolares do país, a Fecoopes Pioneira, que representa as Cooperativas Escolares da região. Implantada a Governança Cooperativa na Sicredi Pioneira RS com a criação da Diretoria Executiva, sendo indicado Solon Stapassola Stahl, como Diretor-Executivo, e Eduardo Spier, como Diretor de Operações. Nova Petrópolis é sede do 9º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), com a participação recorde de 1.200 participantes. A cooperativa atinge R$ 1 bilhão em recursos administrados.


A Sicredi Pioneira RS adota o voto eletrônico e secreto em suas assembleias, dando ainda mais transparência e credibilidade ao processo eleitoral e ao cooperativismo de crédito.


Sicredi atinge a marca de 100.000 associados.


Criação do Fundo Social.


Mudança da marca Sicredi.


Comemoração ao 115º aniversário da Cooperativa.


Lançamento do programa de fidelidade Juntos.
Fundadores
Alfred Steglich
August Stahl
Hermann Kaiser
Jakob Krug
Franz Raimann
Nikolaus Stahl
Anton Maria Feix
Josef Oppitz
Nikolaus Kehl
Josef Hillebrand
Franz Hillebrand
Anton John Carl Bratz
Josef Neumann Filho
Johann Brunner
Franz Oppitz
Albert Drechsler
Friederich Stoffels
Johann Grings
Theodor Amstad
Presidentes

Tiago Luiz Schmidt - 2017 - atualmente

Márcio Port - 2011 até 2017

Mario José Konzen - 2010 até 2011

Édio Spier - 1974 até 2010

José Wolmeister - 1960 até 1974

Carlos Feix - 1929 até 1960

Anton Maria Feix - 1902 até 1928
Histórico do Executivo da cooperativa
José Neumann Senior
José Neumann Filho
José Otto Neumann
Werno Blasio Neumann
Gerson Seefeld
Gilmar Minuzzi
Marcio Port
Solon Stapassola Stahl
Diretrizes
Missão
Visão
Valores
• Próximo - Gostar de pessoas, paixão pelo relacionamento, entender e ser acessível.
• Juntos - Cooperar pelo propósito, colaborar para atingir objetivos comuns, unir as diferenças.
Conselho de Administração

Gestão 2019 a 2023
Presidentes
Tiago Luiz Schmidt
Presidente
Estância Velha
Associado desde: 08/02/2006
Heloisa Helena Lopes
Vice-presidente
Feliz
Associado desde: 04/01/2006
Conselheiros Titulares
Alceu Dalle Molle
Caxias do Sul
Associado desde: 28/05/1998
Evandro Carlos Knob
Dois Irmãos
Associado desde: 23/07/2007
Jorge Maldaner
Gramado
Associado desde: 19/06/2002
Juarez Buriol
Porto Alegre
Associado desde: 11/09/2002
Marcelo André Wendling
Nova Petrópolis
Associado desde: 13/05/1996
Marco Juarez Reichert
Novo Hamburgo
Associado desde: 16/10/2007
Mário José Konzen
Nova Petrópolis
Associado desde: 21/06/2000
Carlos Henrique Schwartzhaupt
Novo Hamburgo
Associado desde: 10/12/2002
Conselheiros Suplentes
Josué Neumann Spengler
Gramado
Associado desde: 22/05/2003
Nilo Pistorello
Caxias do Sul
Associado desde: 24/11/2008
Sara Cetolin
Caxias do Sul
Associado desde: 12/05/2011
Joana Faller
Novo Hamburgo
Associado desde: 20/07/2010
Diretoria Executiva

Diretores
Eduardo Spier
Diretor de Operações
Associado desde: 11/10/1994
Luiz César Wazlawick
Diretor de Negócios
Associado desde: 12/09/1997
Solon Stapassola Stahl
Diretor Executivo
Associado desde: 11/10/1999
Conselho Fiscal

Gestão 2019 a 2022
Titulares
Clair Matter Mapelli
Associado desde: 30/10/2000
Gustavo Fantoni
Associado desde: 31/07/1999
Luciano Ricardo Fick
Associado desde: 28/04/2009
Suplentes
Iria Liane Strohm
Associado desde: 17/05/2005
Milton Bach
Associado desde: 19/06/2002
Rodrigo Bohnenberger
Associado desde: 19/01/2005
Coordenadores de Núcleo
Cada agência agrupou seu quadro social em núcleos de associados, sendo que cada núcleo tem um coordenador titular e outro suplente, responsáveis por representarem o voto decidido em seu núcleo na Assembleia Geral Ordinária. Os coordenadores são eleitos pelos associados presentes nas Assembleias de Núcleos e participam continuamente de debates dos assuntos cotidianos da cooperativa.

Conheça os coordenadores
de núcleo da
Sicredi Pioneira
Conselho Jovem
Nikolas Leandro Bratz
24 anos
Cooperativa Escolar: Cooebompa, Nova Petrópolis
Érike Josué Folmer
19 anos
Cooperativa Escolar: Cooperdickel e Cooebompa, Feliz
Rafaeli Vrielink
19 anos
Cooperativa Escolar: Cooebompa, Nova Petrópolis
Guilherme Arthur Hansen
21 anos
Cooperativa Escolar: Cooedecio, Picada Café
Leandro Klauck
18 anos
Cooperativa Escolar: Cooedecio, Picada Café
Dionatan Michaelsen
19 anos
Cooperativa Escolar: Cooebompa, Morro Reuter
Tais Licio da Mota
21 anos
Cooperativa Escolar: Cooperfred e Cooperpiá, Nova Petrópolis
Estéfani Laux
18 anos
Cooperativa Escolar: Cooedecio, Picada Café
Leonardo Marcon Schneider
18 anos
Cooperativa Escolar: Cooeamstad e Cooebompa, Nova Petrópolis
João Vitor Klein
18 anos
Cooperativa Escolar: UNEAR, Ivoti
Keila Koehler
20 anos
Cooperativa Escolar: Cooeamstad e Cooperfred, Nova Petrópolis
Sistema Sicredi

114
COOPERATIVAS
1.600
AGÊNCIAS
22
ESTADOS
4,0milhões
ASSOCIADOS
associados
Área de Ação
Palavra do Conselho
Resultado Operacional
*Dados de Mar/22
Resultado Líquido
*Dados de Mar/22
Provisão
*Dados de Mar/22
Total de Associados
*Dados de Mar/22
Logotipia Sicredi Pioneira
Arquivos Úteis
Estatuto Social da Sicredi Pioneira RS
DownloadCartilha de Segurança Digital
DownloadAnexo I - Requerimento da Inscrição de Chapa para o Conselho Fiscal
DownloadAnexo II - Autorização PF para Conselho Fiscal
DownloadAnexo III - Autorização PJ para Conselho Fiscal
DownloadDeclaração de Desimpedimento - Conselho Fiscal
DownloadDeclaração de Candidato - Conselho Fiscal
DownloadDivulgação da chapa inscrita para concorrer à eleição ao Conselho Fiscal na Assembleia Geral Ordinária que se realizará no dia 19 de abril de 2022
Download