Encontro do programa "A união faz a vida" reuniu mais de 1.650 educadores
Cooperação e cidadania na educação foram os temas gerais do evento
Uma manhã dedicada à formação pedagógica de mais de 1.650 professores de 18 municípios da região, com profissionais que são referência na área. Assim foi a 11ª edição do Fórum Regional do programa “A união faz a vida” que aconteceu no último sábado, 17 de março, em Nova Petrópolis. O evento teve duas programações que aconteceram concomitantemente, uma para a educação infantil e outra para o ensino fundamental, com o objetivo de tratar assuntos específicos de cada área. A temática desse ano do Fórum foi cooperação e cidadania na educação.
Mais de mil profissionais da educação infantil participaram das palestras de Celso Antunes e Jussara Hofmann. Com falas inspiradoras sobre a atuação e a participação na formação da vida de crianças com até cinco anos, os palestrantes encantaram o público. “Vocês precisam ser protagonistas e administradores na sala de aula, colocando os conteúdos no dia a dia dos alunos” destacou Antunes. Enquanto Jussara reforçou que o desenvolvimento infantil é o conteúdo mais significativo para a educação infantil, pois é necessário compreender como a criança é. “A criança ganha o mundo quando tem uma educação infantil de qualidade”, reforçou ela.
Com a participação de Júlio Furtado e os professores Amaral Barbosa de Lima e Giliard Barbosa, da escola Miguel Antônio de Lemos, do Ceará, 650 professores do ensino fundamental tiveram uma formação pedagógica alicerçada na cooperação. Furtado destacou que as escolas e as famílias precisam se unir para preparar os alunos para a sociedade, destacando a importância de as escolas serem cooperativas neste processo. Com o exemplo da escola Miguel Antônio de Lemos, Giliard e Amaral enfatizaram que os professores devem ser acreditadores, porque a escola é o útero que gera o cidadão. “Educação é tudo aquilo que fica mesmo depois que você esqueceu o que a escola ensinou”, disse Amaral, ao destacar que este lema é usado na escola por educadores e educandos.
A manhã encerrou com peças teatrais da Companhia Teatro de Bolso, do Rio de Janeiro, com o espetáculo a Princesa e o Sapo, para a educação infantil, e o espetáculo Retrato: revelando histórias, do Teatro Luz e Cena, para o ensino fundamental.
“A educação é a nossa bandeira social e uma manhã como esta reforça o nosso compromisso em prepararmos crianças e jovens melhores para o mundo. Temos a certeza que com a metodologia do programa e professores engajados, juntos, construiremos comunidades melhores”, destaca Tiago Luiz Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira RS, mantenedora do programa “A união faz a vida”.
O XI Fórum regional reuniu educadores de Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio e Vale Real.
Foto de Jei Heydt
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!