Veja como conferir se um boleto é verdadeiro
Na dúvida, evite fazer o pagamento de qualquer documento que pareça falso ou diferente do habitual
O golpe do boleto é uma das fraudes mais conhecidas e antigas da internet. Ele ocorre quando a vítima recebe um boleto e, achando que se trata de uma cobrança verdadeira do seu banco ou de outros serviços, paga sem saber que esse valor está indo direto para golpistas. A melhor forma de se proteger desse tipo de golpe é saber reconhecer um boleto falso, por isso confira abaixo algumas dicas:
Saiba mais:
Saiba como identificar situações de risco e manter seus dados protegidos
**
1 – Identidade e CNPJ**
Crie o hábito de ler as datas de vencimento, nome do beneficiário e CNPJ. Se não reconhecer, faça uma busca rápida na internet para conferir se o CNPJ é real e é da empresa que aparece no boleto.
2 - Códigos de barras
Em qualquer boleto verdadeiro, os números do código de barras que ficam na parte superior e na inferior do documento devem ser idênticos. Além disso, os números finais devem ser sempre iguais ao valor do boleto.
3 – Valor total
O valor de um boleto sempre aparece no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Esses dois valores precisam ser iguais.
4 – Número do banco
Os três primeiros números da sequência sempre são iguais ao código do banco que emitiu o boleto. Na dúvida, sempre pesquise o código de cada instituição financeira no site da Febraban.
5 – Erros ortográficos
Não é comum que grandes instituições financeiras cometam erros de português em seus documentos. Então, se o boleto que você tem em mãos apresenta algum, fique atento.
6 - Tipo de arquivo
Só abra boletos em arquivos com a extensão/final .pdf. Não clique em nenhum “boleto” em outro formato.
Saiba mais:
Veja como evitar cair em fraudes usando o nome do Sicredi
Claro, apenas os passos acima não impedem que alguma fraude possa vir a acontecer. Por isso, sempre que estiver em dúvida, entre em contato com a Sicredi Pioneira nos canais oficiais da cooperativa:
- WhatsApp: (51) 3358 4770;
- Telefone: (54) 3281 8100;
- Ouvidoria (reclamações e denúncias): 0800 646 2519;
- Atendimento para pessoas deficientes auditivas e de fala: 0800 724 0525;
Você também pode sempre contar presencialmente com a sua agência e gerente de conta para tirar todas as suas dúvidas. Se você quiser saber mais sobre golpes e fraudes online e como se proteger das principais, também pode acessar a nossa “Cartilha de Segurança Digital”.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!