22/09/2020

Turismo regional é a principal força do setor na Serra Gaúcha

Em meio a um ano desafiador, a cadeia produtiva do turismo vem redescobrindo a força das iniciativas e do público local. Característica reafirmada pela “Pesquisa de Fluxo Turístico -Serra Gaúcha”, realizada em 2019 e apresentada pelo Sebrae em live no canal no Youtube da Sicredi Pioneira RS, nesta terça-feira (22). Entre os principais dados da pesquisa estão os estados emissores de turistas, que mostram que 51,3% dos turistas da região são do Rio Grande do Sul. Entre as cidades, destaque para Gramado, que junto com Porto Alegre recebem 40% dos visitantes do Estado; e também para Caxias do Sul, a quarta principal cidade em número de turistas recebidos.

Outro ponto que mostra a força do público local para o setor é o das cidades que mais emitem turistas para a Serra Gaúcha. Conforme a pesquisa, Porto Alegre e Caxias do Sul são as principais cidades emissoras, contribuindo com 36,4% do fluxo turístico local. Em temos de distância percorrida pelos turistas, a pesquisa aponta que quase metade (49%) dos turistas percorrem até 250km. Dado que aponta para um alto índice de viagens rápidas e curtas, principalmente aos finais de semana.

“Essa pesquisa, feita em um ano [de fluxo] normal, é muito importante para trabalhar uma estratégia de retomada, para trabalhar o planejamento normal e, principalmente, para trabalhar em um ano anormal como esse, e conseguirmos entender e enxergar o caminho mais curto para essa retomada”, explica a Coordenadora de Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, que participou do painel de apresentação ao lado da Gerente Executiva do SindTur, Lisa V. Gottschalk; o Gerente de Marketing da CDL Caxias, Joel Ribeiro; e o Gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira RS, Daniel Hillebrand, mediador do encontro.

Entre os principais desafios suscitados pela pesquisa e analisados pelos participantes, está o de encantar o turista para que ele permaneça por mais tempo no município. Como respostas, ações de engajamento local reafirmam a importância da comunidade na experiência do turística, já que a disponibilização de informações sobre as atrações de turismo na cidade, hospitalidade e qualidade dos serviços, além de uma oferta completa e ininterrupta dos principais atrativos locais, estão entre as principais ferramentas de engajamento do turista, conforme aponta a Coordenadora de Turismo do Sebrae.

Fomento do comércio local

O uso de ‘vouchers’ para atrações turísticas locais ou regionais e incentivos ao consumo local desses atrativos também teve destaque. Conforme Amanda Paim, essas ações são importantes para estimular que a comunidade participe e fomente o ecossistema local: “é fundamental para apoiar a economia local, estimular que as pessoas valorizem e cuidem da sua cidade, para gerar caixa rápido para empresas que estão no negativo e que pararam cinco meses”.

Além do turismo regional, o painel apresentado debateu o turismo consciente, impacto nos negócios, dados socioeconômicos e de perfil de público do fluxo turístico da região da Serra Gaúcha. A live segue disponível no canal da Sicredi Pioneira RS neste link. Confira na íntegra!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!