
Trabalho, legado, propósito, inovação e futuro: o que aprendemos com o LegadoCoop 2025
Primeira edição do evento reuniu cerca de mil participantes e 260 cooperativas em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis recebeu, nos dias 15 e 16 de maio, a 1ª edição do LegadoCoop, um evento inédito que reuniu alguns dos maiores nomes do cenário mundial para debater gestão, inovação e cooperativismo em todos os ramos.
Cerca de mil participantes, vindos de quatro países, acompanharam mais de 17 horas de conteúdo em dois palcos simultâneos. O summit teve a presença de 260 cooperativas, envolvimento de 210 voluntários e mais de 60 palestrantes, além de visitantes de 13 estados e do Distrito Federal.
A programação contou com painéis e palestras de grandes nomes da atualidade, como Martha Gabriel, Arthur Igreja, Murilo Gun, Alexandre Pellaes, entre outros, falando com uma abordagem voltada à realidade e aos desafios das cooperativas. Além disso, ocorreram intervenções culturais e experiências gastronômicas típicas do local.
O LegadoCoop foi uma oportunidade verdadeiramente única de imersão no legado cooperativista. Mas se você não pôde participar, não se preocupe - nós selecionamos alguns dos principais ensinamentos dos palestrantes para compartilhar neste conteúdo. Eles abordaram temas como trabalho, legado, liderança, influência, propósito, inovação e futuro, entre diversos outros assuntos. Confira os destaques abaixo!
Negócios com propósito
Um dos pontos altos do encontro foi a palestra Propósito, pessoas e prosperidade: como o capitalismo consciente pode energizar o cooperativismo, ministrada pelo professor Raj Sisodia. Cofundador do movimento Capitalismo Consciente e coautor do best-seller Capitalismo Consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios, Sisodia falou sobre como precisamos repensar os negócios, de forma que passem a inspirar e ser fonte de esperança. Alguns pontos enfatizados por ele foram:
- As pessoas no centro de tudo: os negócios devem colaborar para o crescimento das pessoas e considerar o bem-estar delas, pois são elas que fazem o negócio.
- Liderança consciente: os líderes precisam observar os efeitos cascata de suas decisões sobre as pessoas, as comunidades e o planeta. Devem buscar, falar e defender a verdade, mesmo quando for difícil ou inconveniente. Também precisam cultivar o equilíbrio emocional e a capacidade de responder em vez de reagir.
- Amor como guia: precisamos nos relacionar com os outros com empatia, gentileza e cuidado; enxergar a sacralidade em cada ser humano; reconhecer que o amor é a força suprema para a cura e a transformação; e criar um ambiente onde as pessoas queiram trabalhar todos os dias.
- Negócio com propósito: no capitalismo consciente, o negócio encontra um propósito maior do que ganhar dinheiro, produzindo soluções lucrativas para os problemas das pessoas e do planeta, reduzindo o sofrimento e crescendo de forma saudável.
- Uma coisa leva à outra: um negócio com propósito cria cultura e gera boas condições de trabalho, o que faz com que os colaboradores trabalhem bem, os clientes fiquem satisfeitos e o negócio prospere.
As pessoas acreditam em propósito.
Raj Sisodia
Com a palavra, os palestrantes
Tecnologia como aliada
Na palestra Inovação no cooperativismo, Arthur Igreja enfatizou que devemos considerar a inteligência artificial uma aliada, não uma ameaça. Como? Usando-a a nosso favor, como ferramenta para potencializar ideias e acelerar processos, e não como substituição total da criatividade humana. E para alcançarmos resultados satisfatórios, é essencial considerarmos o propósito dos prompts, que são as instruções fornecidas à IA para que ela saiba o que fazer.
Ou seja, a forma como direcionamos a IA impacta diretamente nos resultados. Por isso, no caso do cooperativismo, é preciso construir prompts que reflitam os valores desse modelo de organização, como colaboração, empatia e impacto coletivo.
A eficácia da IA está na nossa capacidade de guiar. É o humano que dá sentido – a máquina só executa. Arthur Igreja
Inspiração mútua
A palestra Inspirações que Sunchales deixa para Brasil e Nova Petrópolis, ministrada por Mário José Konzen, foi guiada pela pergunta “como podemos influenciar pessoas e ser influenciados?”. A resposta foi dada a partir do exemplo de dois municípios que se inspiram mutuamente: Nova Petrópolis e Sunchales - cidade conhecida como a Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina. Muito do que Nova Petrópolis é hoje foi influenciado por Sunchales, que é referência mundial em cooperativas escolares.
Quando os argentinos acreditavam estar inaugurando o primeiro monumento ao cooperativismo no mundo, descobriram que ele já existia, e estava em Nova Petrópolis. Nesse momento, se iniciou uma relação de irmandade entre as cidades. Também foi esse intercâmbio que levou a cidade gaúcha a buscar e conseguir o título de Capital Nacional do Cooperativismo do Brasil, reconhecido por lei federal em 2010.
Nova Petrópolis não seria o que é sem Sunchales. Recebemos uma influência de Sunchales que mudou nossa forma de agir e pensar.
Mário José Konzen
Legado x história
Com o tema Legado cooperativista hoje e amanhã: lições do passado para navegar nos desafios do futuro, o painel ministrado por Solon Stapassola Stahl, José Alves Neto, Javier Di Biase e Román Frutero destacou que legado é aquilo que é transmitido às gerações que se seguem. Tem a ver com passado, mas conecta com o futuro. Se não age para o futuro, é apenas história. Esses foram alguns dos legados que o cooperativismo deixou para o mundo:
- Resiliência cooperativa: o grande potencial que as cooperativas têm diante das situações de crises gera força e preparo para o futuro.
- Princípios do cooperativismo: são eles que validam se uma cooperativa é, efetivamente, uma cooperativa.
- Sociedade de pessoas: nenhum outro modelo de negócio é, de fato, uma sociedade de pessoas, mas sim de capital. Esse é o diferencial da cooperativa.
A identidade cooperativa é o nosso principal legado. Nossos princípios e valores são inegociáveis.
Valorização das pessoas
Hugo Bethlem apresentou a palestra Capitalismo consciente: mais do que um modelo, um novo paradigma de desenvolvimento, na qual caracterizou o capitalismo como um sistema econômico que busca maximizar o lucro, favorecendo o acúmulo de riqueza por meio de um pequeno grupo de indivíduos. No mesmo sentido da fala de Raj Sisodia, Bethlem afirmou que o papel das empresas não pode se resumir à geração de riqueza, devendo, também, considerar o bem-estar e o compromisso com as pessoas.
Abra espaço para o novo
O especialista em criatividade, inovação e futurismo Murilo Gun afirmou, na palestra Criatividade e coragem para se reinventar, que a criatividade não é um dom - ela já vem de fábrica e está em todos nós. E a vida pede que nós não simplesmente aceitemos a primeira resposta, mas busquemos novas possibilidades.
É o sentir que define caminhos - muito mais que o pensar. Temos que abrir espaço para ouvir o coração falar.
Murilo Gun
Trabalho é transformação da realidade
Fazer as pazes com o trabalho. Essa foi a primeira orientação de Alexandre Pellaes durante a palestra O futuro do trabalho. Em sua fala, ele relembrou que o significado de trabalho mudou ao longo do tempo - se antes só considerávamos o dinheiro e o sucesso profissional, hoje pensamos em propósito, felicidade e qualidade de vida.
Dois aspectos importantes para isso são a liderança - que deve ser humanizada e impactar pessoas - e a tecnologia - que potencializa o trabalho humano. No entanto, muitas pessoas agem no piloto automático, fazendo mais do mesmo todos os dias, sem sair da zona de conforto. A pergunta que precisamos nos fazer é: qual impacto quero causar e levar dessa interação (o trabalho)? E o que eu preciso fazer para receber e gerar esse impacto?
O trabalho é a ação intencional e consciente do ser humano a fim de transformar uma realidade.
Alexandre Pellaes
LegadoCoop confirmado para 2027
Realizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e patrocinado pela Sicredi Pioneira, o primeiro LegadoCoop teve como grande diferencial acontecer na Capital Nacional do Cooperativismo, durante o Ano Internacional das Cooperativas (declarado pela ONU), que celebra a importância e fomenta o impacto positivo gerado pelo cooperativismo nas comunidades em que atua.
Se você gostou desses aprendizados, temos uma boa notícia: o próximo LegadoCoop já está confirmado, e acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2027, com mais conteúdos sobre gestão, inovação e cooperativismo em Nova Petrópolis.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!