
Suas finanças estão em dia? Aprenda a fazer a gestão do seu dinheiro com cursos gratuitos
Fundação Sicredi oferece mais de 50 formações com certificado, enquanto a Sicredi Pioneira disponibiliza diversos conteúdos em parceria com entidades
A inadimplência chegou a 75 milhões de brasileiros em fevereiro de 2025, segundo levantamento da Serasa Experian. Os principais endividados são pessoas entre 41 e 60 anos (35%), seguidos pela faixa dos 26 aos 40 (34%).
Esse é um dado importante, porque enquanto muitas escolas brasileiras já oferecem conteúdos sobre educação financeira e existe uma discussão envolvendo a oferta da temática como matéria obrigatória aos estudantes, uma grande parcela da população endividada nunca imaginou falar sobre educação financeira na escola ou sequer completou o ensino básico.
Já entre as empresas, a inadimplência atingiu, em janeiro deste ano, número recorde: foram registradas 7,1 milhões de companhias inadimplentes, total que representa 31,4% das empresas existentes no país.
Felizmente, existem recursos gratuitos que podem contribuir para mudar essa realidade.
Educação financeira para associados
Além de poderem contar conosco para facilitar a gestão das suas finanças, nossos associados têm acesso a capacitações gratuitas sobre educação financeira, promovidas tanto pela Fundação Sicredi quanto por entidades que são nossas parceiras. Tratam-se de conteúdos para pessoas físicas e jurídicas, que buscam auxiliar em diversas situações, como redução de dívidas, controle financeiro, possibilidades de investimento, planejamento de futuro e até desenvolvimento pessoal e profissional, entre diversas outras.
Conheça as plataformas e os cursos oferecidos:
1. Sicredi na Comunidade
O Sicredi certifica os associados em mais de 50 formações, que vão além da educação financeira. Elas são divididas em cinco eixos temáticos: Educação para Transformação Social; Educação Financeira para uma Vida Sustentável; Cooperativismo na Prática; Para Você e seu Negócio; e Para um Mundo Melhor. Para se inscrever, basta acessar a plataforma, buscar pela seção Cursos e realizar o cadastro. Ao final de cada formação, será gerado um certificado gratuito virtual de conclusão.
2. Banco Central do Brasil
- Gestão de Finanças Pessoais (GFP): o curso fala sobre a relação com o dinheiro; orçamento pessoal ou familiar; crédito e endividamento; consumo planejado e consciente; poupança e investimento; prevenção e proteção; e consumo de serviços financeiros.
- Formação de Multiplicadores da Série “Eu e Meu Dinheiro”: a capacitação busca sensibilizar os participantes para a gestão das finanças pessoais e capacitá-los para replicar os conteúdos da série “Eu e Meu Dinheiro”, produzida pelo Banco Central, com cinco vídeos que estimulam a reflexão sobre conceitos importantes de educação financeira. Os participantes que completarem todos os módulos receberão um certificado de multiplicadores da série.
3. Sebrae
- IA na prática para pequenos negócios: o curso apresenta os conceitos básicos da IA generativa, dicas para criar comandos eficientes e noções essenciais de ética e segurança no uso da tecnologia. Além disso, ensina como utilizar ferramentas de IA para otimizar o marketing e o atendimento ao cliente, criando projetos que impulsionam as vendas e a produtividade.
- Gestão Financeira: os participantes aprenderão como ter controle efetivo das atividades financeiras da empresa, desenvolvendo autonomia para controlar fluxo de caixa, estoque e giro de caixa, para tomarem decisões cada vez mais estratégicas.
- Como definir preço de venda: o empreendedor aprenderá a calcular gastos e a classificar quais os custos fixos e variáveis do seu negócio, além de entender a margem de lucro para a formação de preço do produto ou serviço, usando isso para sua estratégia de precificação.
4. Meu Bolso em Dia
Na plataforma, o usuário vive uma experiência de educação financeira, com conteúdos informativos, educacionais e gamificados. Para acessá-la, é preciso fazer um cadastro e um diagnóstico de perfil, que aponta o que precisa ser melhorado. A jornada de conteúdos disponibilizada vai de acordo com os resultados apresentados por cada usuário em seu diagnóstico. Alguns dos cursos são:
- Mapeie sua vida financeira
- Começar a poupar
- Onde colocar dinheiro
- Nem todas as dívidas são iguais
- Outras estratégias para sair das dívidas
- Qual é a parcela que caberia no bolso?
- A reserva de emergência
- Investir - Começando do começo
- Hábito de guardar dinheiro
- Como usar o cartão de crédito sem se enrolar
Como esse conhecimento pode ajudar?
Conteúdos sobre educação financeira podem ajudar indivíduos e empresas a tomarem decisões financeiras mais conscientes e estratégicas, oferecendo diversas competências.
Benefícios para pessoas físicas
- Economia: a educação financeira ajuda o indivíduo a entender a importância de poupar e apresenta opções de investimento que podem ajudar na conquista de objetivos a médio e longo prazo.
- Gestão e redução de dívidas: a pessoa aprende estratégias para evitar o endividamento excessivo e quitar as dívidas existentes de forma eficaz.
- Segurança nas decisões: conhecimento para avaliar produtos e serviços financeiros que poderiam gerar arrependimento passa a ser uma realidade.
- Planejamento de futuro: o indivíduo entende como o preparo financeiro para situações como aposentadoria, compra de bens móveis e imóveis e imprevistos é essencial.
- Conquista de objetivos: ao se planejar, a pessoa começa a alcançar metas pessoais e financeiras, como viagens, estudos, compra de bens e independência financeira.
Benefícios para empresas
- Capacidade de negociação: o empreendedor com bom entendimento financeiro melhora sua capacidade de negociar com fornecedores e clientes.
- Melhora na produtividade: quando funcionários não se preocupam com a inadimplência da empresa e como isso pode afetá-los, o foco no trabalho e a produtividade aumentam.
- Redução de custos: empreendedores passam a identificar e cortar custos desnecessários, otimizando o uso dos recursos disponíveis.
- Planejamento estratégico: uma gestão financeira eficiente permite um planejamento de longo prazo mais eficaz e a capacidade de enfrentar períodos de instabilidade econômica que venham a afetar o negócio.
- Atração de investidores e de crédito: empreendedores com conhecimentos financeiros são considerados mais confiáveis por investidores e instituições financeiras, pois significa que eles têm capacidade de gerenciar os recursos de forma responsável.
Para saber mais sobre os cursos disponíveis ou se associar à Sicredi Pioneira, acesse https://sicredipioneira.com.br/educacao-financeira ou fale conosco pelo WhatsApp.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!