Sicredi lança linha de crédito para startups do Feevale Techpark
Uma parceria entre a Universidade Feevale e a Sicredi Pioneira RS possibilitará, a startups do Feevale Techpark, uma linha de crédito inédita oferecida pela instituição financeira. Serão disponibilizados recursos de até R$ 30 mil para cada empresa, sem a exigência de garantias e com taxas subsidiadas de 5% ao ano. Além disso, as startups terão carência de 36 meses e poderão escolher a forma de pagamento – parcelado ou à vista – ao final do prazo de carência.
A condição para que a empresa receba o recurso é estar no processo de incubação do Feevale Techpark. No total, seis startups se inscreveram para receber essa linha de crédito. Nesta quarta-feira, dia 20, elas fizeram um pitch final para uma banca composta por representantes da Feevale e do Sicredi, em um evento que aconteceu no Hub One de Criatividade e Inovação. Os critérios para escolha foram: análise do negócio, necessidade de recurso x recurso disponibilizado e relação do negócio da empresa com o posicionamento do Sicredi (Juntos construímos comunidades melhores).
Conforme o diretor executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl, as empresas do Feevale Techpark serão as primeiras beneficiadas com essa linha de crédito. “Acredito que disponibilizar para startups uma linha de crédito com juros subsidiados, prazo longo e flexibilidade na forma de pagamento seja uma experiência nova não só para a cooperativa, mas também para o mercado financeiro”, afirma.
O diretor diz que o Sicredi poderá, futuramente, oferecer esses recursos a outras startups, mas tudo dependerá dessa experiência. “Terá que ser válido para a cooperativa, vendo que fez sentido financiar esses empreendedores, mas também temos que perceber que a linha de crédito foi determinante para a startup desenvolver seu negócio e levar o empreendimento para outro patamar”, explica. Para ele, a expectativa é a melhor possível e consolida a forte parceria que a cooperativa tem com a Universidade Feevale. “Somos importantes parceiros de negócios e agora chegou a hora de a cooperativa encontrar meios de apoiar o ecossistema de inovação promovido pela Instituição. Esperamos que a ideia de financiar startups dê certo e possa se tornar um programa contínuo”, ressalta.
O coordenador do Feevale Techpark, Gustavo Piardi, conta que, nesse processo, foram realizados vários encontros entre representantes do Sicredi com a equipe de assessores e mentores da Feevale, além de conversas individuais com empresas em fase final de pré-incubação ou fase inicial de incubação. “As startups do Feevale Techpark serão as primeiras a serem beneficiadas com essa linha de crédito, o que é motivo de muito orgulho para nós”, destaca.
A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, salienta a importância de o Feevale Techpark ser o primeiro parque a receber esse financiamento para startups. “O Sicredi está apostando na parceria que tem com a Universidade Feevale e esperamos que, juntos, possamos ter bons resultados. A instituição financeira foi muito assertiva em validar essa nova operação de crédito com um parque tecnológico, pois temos expertise em gestão e trabalhamos com a transformação de ideias em negócios”, opina.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!