17/12/2019

Saiba por que sacar investimentos para fugir do Imposto de Renda é um mito

Um dos grandes mitos financeiros é o de sacar investimentos ou solicitar a emissão de um cheque administrativo antes do fim do ano para estar isento de imposto de renda. Informação que não condiz com a realidade e pode trazer grandes perdas ao investidor.

Não se sabe ao certo quando surgiu esse mito, mas acredita-se que antes da informatização da Receita Federal, nos anos 80 e 90, essa era uma prática comum, mesmo que desnecessária. Hoje, esse procedimento segue irrelevante devido ao aumento do número de cruzamentos de informações realizados pela Receita Federal.

O resgate das aplicações financeiras não elimina a necessidade de declarar os investimentos, uma vez que todas as informações financeiras já são enviadas a Receita Federal por meio de declarações de movimentações e de rendimentos realizadas anualmente pelos bancos, cooperativas e demais instituições financeiras. Nesses envios, constam informações como rentabilidade e saldos em 31/12 (último dia do ano de declaração), por exemplo. Além disso, todos os investimentos devem ser declarados, inclusive os aplicados na poupança, sem incidência de imposto de renda.

Outro problema decorrente dessa prática é o risco de perdas financeiras, pois no resgate de qualquer tipo de investimentos tributados, já é recolhido imposto de renda na hora do saque. Ou seja, ao sacar esse valor, o investidor pode já estar pagando uma taxa para o “leão”. Além disso, ao reaplicar o investimento no início do ano, perde-se rentabilidade, uma vez que o montante investido é menor.

Por isso, é importante ficar atento aos requisitos e ao que deve ser informado na hora de declarar o imposto de renda. Uma prática saudável é arquivar todos os extratos e informes de rendimento encaminhados pelas instituições financeiras, bem como a respeito de bens, direitos, empréstimos, dívidas e aplicações, inclusive as relacionadas à previdência privada. Se possível, aproveite para conferir com um contador a obrigatoriedade da declaração e, assim, evitar problemas futuros.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!