Potencial turístico de Linha Imperial e Linha Brasil é avaliado
Evento foi promovido pela Associação dos Moradores de Linha Imperial, Casa Cooperativa e Sicredi Pioneira RS, com apoio do Sebrae
No dia 3 de maio aconteceu um evento para abordar o potencial turístico das comunidades de Linha Imperial e Linha Brasil, de Nova Petrópolis. A iniciativa partiu da Associação dos Moradores de Linha Imperial, em busca de apoio a Sicredi Pioneira RS, que já tem um roteiro turístico do cooperativismo.
Linha Imperial é conhecida como o berço do cooperativismo de crédito da América Latina, onde em 28 de dezembro de 1902 foi fundada a então Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, atual Sicredi Pioneira RS. O roteiro turístico estruturado para conhecer a história do cooperativismo recebe visita de mais de 3 mil cooperativistas do Brasil todo por ano e pode contribuir com a ampliação de um núcleo histórico e turístico nas localidades de Linha Imperial e Linha Brasil. Também existe o roteiro “Alemães do Sul”, a “Rosa Mosqueta”, o “Jardim mais alto da serra”, o parque “Pedras do Silêncio”, além de restaurantes, hotéis, pousadas que recebem milhares de visitantes e comprovam a vocação turística das comunidades.
O encontro com representantes dos empreendimentos turísticos e lideranças municipais aconteceu no Memorial Padre Amstad e iniciou com a palestra de Ivane Fávero, consultora de turismo, sobre o potencial turístico da região. Ivane estimulou muitas ideias a partir de um planejamento na sua fala: “o turismo não se desenvolve sozinho já que é um modelo de coletividade. Deve ser planejado, pois envolve muitas pessoas e divulgado porque as pessoas precisam saber para se interessar”. Reforçando diversas vezes que as pessoas estão em busca de experiências durante suas viagens, Ivane trouxe o panorama atual da atividade econômica e de como as pessoas estão escolhendo seus destinos.
Para Vagner Neumann, presidente da Associação dos Moradores de Linha Imperial, “precisamos cooperar, unir esforços, pois o potencial das duas comunidades é muito grande. Falta organizar uma programação para que o turista possa permanecer por 12 horas por aqui, pois temos muita história pra contar e experiências pra oferecer”.
Para Daniel José Hillebrand, gerente de relacionamento da Sicredi Pioneira RS e coordenador do conselho executivo da Casa Cooperativa, “este foi um passo importante vindo da comunidade. Sicredi e Casa Cooperativa vão apoiar iniciando com um planejamento promovido pelo Sebrae, que logo deve ser colocado em prática. Ainda em maio voltaremos a reunir o grupo. Juntos, com muita cooperação, vamos potencializar o que já é bom e estruturar o que falta”. Hillebrand citou também que o projeto de restauro da Caixa Rural está em avaliação na LIC, “fato que motivará a visitação ainda maior de cooperativistas ao roteiro do cooperativismo, que tem muito potencial de ser atrativo para turistas em geral, não somente vinculado ao cooperativismo”.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!