12/06/2025

Negócios conscientes na Gramado Summit 2025: confira os insights dos palestrantes

Mais de 40 especialistas subiram ao palco promovido por Sicredi e Icatu Coopera para compartilhar suas expertises

O que todas as palestras apresentadas no palco Negócios Conscientes, durante a Gramado Summit 2025, tiveram em comum? Elas mostraram como os negócios podem ser rentáveis e, ainda assim, gerar impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. Além disso, enfatizaram o valor das pessoas, das relações e do constante aprendizado para a construção de um futuro melhor.

Eram justamente esses os objetivos da Sicredi Pioneira, junto das cooperativas Sicredi Origens, Sicredi Caminho das Águas e Sicredi Serrana, da Central Sicredi Sul/Sudeste e da Icatu Coopera ao participar de mais uma edição do evento, considerado um dos mais da América Latina na área de inovação. O encontro aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de junho, reunindo profissionais das mais diversas áreas interessados em inovação e empreendedorismo.

Gestão, cooperativismo e futuro

Dentre os mais de 300 palestrantes que compartilharam suas expertises no evento, mais de 40 deles subiram ao palco Negócios Conscientes, promovido por Sicredi e Icatu Coopera, para inspirar, provocar reflexões e mostrar que é possível ser rentável e gerar impacto positivo para o mundo.

A programação foi dividida em três eixos temáticos: Cooperativismo, Futuros Possíveis e Gestão & Empreendedorismo. A partir desses temas, os palestrantes abordaram o desenvolvimento de negócios, finanças e inovação com foco em resultados além dos financeiros; mostraram como o cooperativismo se apresenta como um caminho para impactar comunidades; e falaram sobre desenvolvimento pessoal, tecnologia e adaptação às mudanças.

O que os palestrantes disseram?

Se você não conseguiu participar da Gramado Summit 2025, não se preocupe - nós acompanhamos todas as palestras do palco Negócios Conscientes e vamos compartilhar os principais insights trazidos pelos palestrantes durante os dias de evento. Confira abaixo!

4 de junho

Criando repertório para descobrir o novo

O futurista Felipe Menezes, na palestra Inovar é encontrar o que não estava procurando, destacou como se dá o processo de pensar no novo. Para ele, a inovação surge das nossas necessidades e, principalmente, da criação de repertório. E para criarmos repertório, precisamos desconsiderar o que não faz mais sentido e buscar novos conhecimentos, enxergando o mundo de forma diferente e desenvolvendo pensamento crítico.

“Não é o acerto que inaugura. É o risco despretensioso de quem tenta.”

Felipe Menezes

O papel social dos negócios

Na palestra A relação sustentável entre negócio e sociedade no desenvolvimento do destino, o empresário Josiano Schmitt compartilhou sua trajetória como proprietário de renomados restaurantes da Serra Gaúcha e região: MLBK, Catherine Gramado e Dipietro. Ele apresentou as ações sociais promovidas por seus empreendimentos, enfatizando que não se trata apenas de dinheiro, mas de pessoas e, principalmente, do papel dos negócios em transformar vidas, valorizar a cultura local e criar experiências com significado.

Adaptação a um mundo em transformação

O sócio-proprietário da Grinberg Consulting, Cássio Grinberg, subiu ao palco para provocar uma reflexão sobre as profundas transformações que estamos vivendo - no mercado, no mundo e na forma como nos relacionamos com o trabalho e o conhecimento. Na palestra Desaprendendo e desinventando, ele apontou que a capacidade de se adaptar é essencial em um cenário de mudanças aceleradas.

“Mais do que aprender, é preciso desaprender aquilo que já não serve e estar disposto a reconstruir o pensamento.”

Cássio Grinberg

Negócios e streaming

A Kantar IBOPE Media fornece informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia no Brasil. Na palestra Inside Vídeo: a fluidez multidirecional do vídeo, a gerente comercial da empresa, Taís Souza, apresentou dados e insights sobre o consumo de tecnologias e as oportunidades que os negócios têm de captar a atenção do público através do streaming.

“As empresas devem prezar pela tecnologia, sim! Mas devem focar em abranger o principal: as pessoas.”

Taís Souza

Resolução de problemas com IA

Na palestra Desbloqueando o potencial da IA generativa para negócios no Sicredi, o coordenador de Ciência de Dados e MLOps da instituição financeira, Diógines Goldoni, e o gerente de Analytics e Ciência de Dados, Jeferson Gonçalves, apresentaram como conectar recursos e inteligência para a resolução de problemas reais. Foi abordado todo o processo de criação da tecnologia “Fala Diana”, que proporciona aos diretores acesso direto e imediato a informações desejadas.

Turismo e desenvolvimento regional

No painel Turismo do amanhã: relevância e inovação para gerações futuras, Deivid Schu, representante da G30, falou sobre efetividade e competitividade no setor do turismo, apresentando resultados de iniciativas implementadas na região de atuação da Sicredi Pioneira. Já Gregório Nardini, CEO da Planne Software, afirmou que não há nada parecido com a Serra Gaúcha no Brasil - trata-se de um turismo relevante no ecossistema nacional e internacional.

“Temos que nos orgulhar muito do produto Serra Gaúcha e de todo o desenvolvimento que vem sendo promovido aqui.”

Gregório Nardini

Soluções inspiradas na natureza

Giane Brocco é fundadora e head de biomimética na Amazu Biomimicry. Em sua palestra, intitulada Biomimética e negócios conscientes: como a natureza inspira inovação disruptiva e cooperação, ela contextualizou o conceito de biomimética: trata-se de uma abordagem que observa e estuda a natureza para entender como os organismos vivos resolvem problemas e adaptam-se a diferentes condições.

Segundo a ministrante, a biomimética não consiste apenas em copiar a natureza, mas em adaptar os princípios e processos biológicos para atender às necessidades humanas, levando em consideração a funcionalidade, a estética, a inovação e a sustentabilidade. Esse conceito pode ser aproveitado em diversas áreas, como design de embalagem, engenharia e arquitetura. Giane ainda apresentou cases de produtos feitos com biomimética, como uma embalagem para a Danone.

O valor do tempo

A palestra ministrada pelo vice-presidente corporativo da Icatu Seguros, César Saut, intitulada Tempo, legado e propósito, levou à reflexão sobre o valor do tempo, sob a perspectiva da importância do seguro de vida. Saut afirma que é impossível que o improvável nunca aconteça; nesse sentido, o tempo é o único ativo que dá sentido a qualquer tipo de preocupação existencial.

“Eu olho o mundo sempre do ponto de vista de um segurador. Posso analisar meu tempo de vida de diversas formas, e escolho olhar de forma pragmática.”

César Saut

A imaginação transforma o presente

Palestrante, educador, futurista e cofundador das empresas Perestroika e Aerolito, Tiago Mattos ministrou a palestra Minha história futurista, em que abordou a importância da imaginação para criarmos pensamentos diferentes do óbvio. Segundo ele, uma vez que um cenário sobre o futuro é imaginado, o presente se transforma, o que significa que, quanto mais uma pessoa imaginar, mais ela pode tomar as decisões certas no tempo certo.

“Como eu descubro o gabarito do presente? Por contraste. Preciso ter repertórios do futuro para poder comparar com o passado e criar o presente.”

Tiago Mattos

5 de junho

Mães empreendedoras

O painel apresentou o case do projeto Mães que fazem acontecer, que busca fortalecer mães empreendedoras, capacitando-as para iniciar ou ampliar seus negócios. A atividade contou com participação da assessora de Programas Sociais da Sicredi Pioneira, Letícia Grings, e da analista de Relacionamento com Clientes do Sebrae RS, Daniela Bittencourt, além de Camila da Conceição e Queli Rodrigues da Silva, ambas participantes do piloto do projeto.

Elas explicaram como a iniciativa, que é uma parceria entre a Sicredi Pioneira e o Sebrae, oferece conhecimento, suporte e conexões às mães participantes, facilitando o acesso a linhas de crédito exclusivas e impulsionando novas oportunidades. O piloto do projeto foi realizado em São Leopoldo, após as enchentes no Rio Grande do Sul, e uma nova edição acontece agora, em Canela.

“A maior virada de chave pra mim foi conseguir me ver. Muitas vezes eu esquecia de mim e não conseguia ver o meu negócio como um negócio. E hoje eu consigo ter esse olhar, eu sou mãe e empreendedora, isso me dá retorno.”

Queli Rodrigues da Silva

Lições de vida

A palestra Gente feliz coopera mais, ministrada pelo escritor e filósofo Gilmar Marcílio, foi um convite à reflexão. Ele apresentou lições de vida sobre como encontrar satisfação no simples e se ocupar com atividades que façam sentido para a vida. Marcílio ainda ressaltou que o reconhecimento do outro é essencial para a sensação de pertencimento, mas o dia a dia nos afasta desse contato.

“Nós passamos pelo processo de reconhecimento do outro pelo abraço, pelo olhar, e é assim que ampliamos a nossa humanidade.”

Gilmar Marcílio

Somos seres solidários

Flávio Steffens, head de Educação do Vakinha, subiu ao palco para falar sobre a maior plataforma de doações online da América Latina - que conta com 15 milhões de usuários em sua base - e como a solidariedade surge quando há um bem comum. Na palestra Histórias que inspiram histórias: o impacto social através de vaquinhas, ele compartilhou 5 lições aprendidas ao longo do tempo: é possível causar impacto social positivo; histórias inspiram histórias; os brasileiros são solidários; não existe o impossível; todos podem ser agentes de impacto social.

“A pandemia foi um movimento inacreditável - não acreditávamos que alguém iria doar em um momento tão crítico. E então vimos esse movimento de solidariedade. Temos contabilizadas mais de 50 mil campanhas realizadas nesse período.”

Flávio Steffens

O impacto social do cooperativismo

Na palestra Impactos socioeconômicos do cooperativismo, o Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt, refletiu sobre o conceito de cooperação e como ela faz parte do ser humano, que se une para cooperar em momentos de dificuldade. No entanto, em muitas ocasiões, quando a dificuldade passa, a cooperação desaparece. Segundo ele, se a cooperação fosse integral, os impactos positivos gerados seriam multiplicados.

Nesse contexto, Schmidt apresentou a história do surgimento das cooperativas e da Sicredi Pioneira, além dos 7 princípios universais do cooperativismo, destacando que os países mais desenvolvidos no mundo têm um sistema de cooperativismo muito desenvolvido. Foi o que motivou a ONU a declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando o impacto mundial dessas organizações.

“Se cada região trabalhar para o seu desenvolvimento, teremos um país mais desenvolvido e mais forte. Aqui na Pioneira, acreditamos que a cooperativa gera resultados, e o financeiro é um deles. Há muitos impactos sociais promovidos na região.”

Tiago Schmidt

Turismo de experiências

Flaviana Yamaguchi, gerente geral do hotel Mundo Criamigos, Silvia Pedroni, gerente do parque Villa dei Troni, Paola Benevenuto, assessora de Turismo da Sicredi Pioneira, e Lisa Gottschalk, executiva do Sindtur e presidente do Conselho de Turismo de Gramado, se reuniram no painel Como a inovação impacta o turismo sem deixar de lado a valorização da cultura, história e hospitalidade?. Elas apresentaram cases de uso de tecnologia e inovação para criar experiências no setor de turismo.

“Muitas das nossas compras, fazemos na emoção. Então, quanto melhor for a experiência, maior a chance de conquistar nosso cliente.”

Flaviana Yamaguchi

Conteúdo digital envolvente

A jornalista Maria Eduarda Fortuna, fundadora e diretora da Enquadra e do Grupo Solaris de Comunicação, falou sobre conteúdo digital na palestra Instagram: o que não pode faltar na sua estratégia. Apresentando os pilares de um conteúdo relevante - inspirar, educar e gerar valor - falou sobre a importância de apresentar conteúdos de forma leve e autêntica e gerar comunidade. Também deu dicas práticas para a criação de destaques, legendas, carrosséis e reels, por exemplo. Uma das orientações da palestrante foi a criação de stories com storytelling, considerando início, meio e fim, para gerar interação com o público.

“O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve criação e distribuição de conteúdo relevante, valioso e útil para atrair, envolver e converter o público-alvo.”

Maria Eduarda Fortuna

Mudança de mentalidade

No painel Como preparar as novas gerações para os desafios dos futuros no presente, Taiane Okajima, especialista em Estratégia de Aprendizagem do Sebrae RS, Ana Paula Kloecner, CEO da Flower, e Salissa Paes, diretora executiva do Instituto Hélice, falaram sobre os desafios atuais na educação, que incluem desigualdade, desvalorização e desatualização. Para elas, a educação de hoje não conversa mais tanto com os alunos - é necessário inovar, mas não apenas no que diz respeito à tecnologia, mas sim à mentalidade.

Melhorias municipais

Representantes das cidades de Ivoti, Nova Petrópolis e Estância Velha, Luis Donato Dilly, Valmor Heckler e Gilberto Müller, respectivamente, além de Daniel José Hillebrand, gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira, se reuniram no painel Iniciativas de planejamento municipal - Nova 2050, Estância 360 e Ivoti 100. Eles debateram ações que estão sendo implementadas nas três cidades considerando o futuro e a adaptação às demandas da atualidade.

Heckler contou que o objetivo do Nova 2050 é estruturar um planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável para Nova Petrópolis até 2050, integrando todas as áreas - industrial, residencial, econômica e da saúde. Donato explicou que o projeto Ivoti 100 foi idealizado para resolver uma série de desafios na cidade antes de ela completar seu centenário - daqui 40 anos. Já Müller destacou que o projeto Estância 360 coloca em prática o conceito de cooperar, para que Estância Velha integre o centro de turismo da região.

Vida, felicidade, amor e sucesso

O poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar lotou a plateia durante a palestra Inovação pelo afeto: que ninguém seja invisível ao seu lado. Ele aproveitou o momento para refletir sobre a vida, o tempo, o amor e tudo que nos impacta, seja de maneira positiva ou não. Algumas de suas reflexões foram:

  • Quando queremos ser importantes para os outros, não somos para nós mesmos;
  • Em nossas lembranças mais felizes, estávamos offline;
  • O amor é ser lembrado;
  • Sucesso não é ter mais, mas sim, cada vez mais, precisar de menos.

6 de junho

Cultura de dentro para fora

Na palestra Melhor empresa para se trabalhar: como o Sicredi se preparou para esta jornada de evolução?, Daniele Garcia, diretora executiva de Pessoas e Cultura do Sicredi, afirmou que o que impulsiona a estratégia da instituição é a cultura e as pessoas. A cultura determina o que a organização acredita e valoriza. Consequentemente, quando os colaboradores interagem com o público, transmitem a cultura, que contribui para a reputação da marca.

“Se eu digo que eu quero ser próxima do associado, eu preciso que isso seja vivido e sentido pelos nossos colaboradores.”

Daniele Garcia

Great Place to Work

As gerentes de Pessoas e Cultura Paula Dal Castel Becker (Sicredi Caminho das Águas), Juliana Pilonetto Gross (Sicredi Serrana), Anaelena Graef (Sicredi Origens) e Cristine Wedig De Col (Sicredi Pioneira), além da diretora executiva de Pessoas e Cultura Daniele Garcia (Sicredi), integraram o painel GPTW - Jornada para se tornar a melhor empresa para se trabalhar, no qual apresentaram suas realidades frente a organizações com o certificado Great Place to Work (GPTW) - selo conquistado após um diagnóstico do clima organizacional da empresa, baseado na percepção dos colaboradores que fazem parte dela.

Empresa viva

Na palestra Negócios com alma: acessando a potência inconsciente das empresas, a cofundadora da Sonata Brasil, Soraia Schutel, apontou que a empresa é um organismo vivo. Isso significa que, quanto mais uma pessoa amplia sua visão como ser humano, mais ela amplia a visão da empresa.

Liderança positiva

O painel Liderança que inspira contou com a participação de Leonardo Lessa, empresário do ramo do Comércio e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Novo Hamburgo; Carlise Bianchi, empresária do ramo de Serviços; Bira Rezler, empresário do ramo da Indústria e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs); e Eliane Dávila, colíder da filial do RS ligada ao movimento Capitalismo Consciente.

Eles abordaram os desafios de liderar e apontaram que a vida só faz sentido quando transmitimos o que sabemos para o outro. Além disso, indicaram que deve-se liderar pelo exemplo e que líderes conscientes amam genuinamente as pessoas e são comprometidos com a evolução delas.

“Contribuir com a sociedade, contribuir com o ecossistema e poder deixar uma coisa positiva no mundo é o que me cativa.”

Bira Rezler

Reclamar ou resolver?

O representante do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Gramado, Ricardo Peccin; o secretário de Planejamento, Urbanismo e Publicidade de Gramado, Rafael Bazzan Barros; e o presidente da Visão (Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias), Jorge Maldaner, participaram do painel Gramado estratégico - desenvolvimento ordenado e sustentável. Ao apresentarem os projetos que desenvolveram para o município de Gramado, enfatizaram que pessoas tristes reclamam dos problemas, enquanto pessoas felizes os resolvem.

Zona de conforto x zona de crescimento

A zona de conforto é um estado psicológico. É isso que afirmou a diretora executiva do Instituto Hélice, Salissa Paes Festugato, na palestra Além da zona de conforto: como liderar com propósito e impactar pessoas, negócios e comunidades. Para ela, somos constantemente convidados a ir além, mas sempre voltamos para o conforto, que é onde nos sentimos em segurança e em controle das situações. Precisamos nos voltar para a zona de crescimento, que é um local de incertezas e desafios constantes.

Pessoas se conectam com pessoas

O gerente da Reserva Praia & Retail Education da Reserva, Ian Coutinho, apresentou a palestra Somos todos vendedores: como a Reserva transformou seus vendedores em um exército de creators. Ele apresentou o case em que colaboradores da Reserva se transformaram em protagonistas e influenciadores da marca, gerando rendimentos para si mesmos a partir de cupons de desconto que, ao serem divulgados, geravam compras. Para ele, o sucesso da iniciativa se dá pelo fato de que pessoas se conectam com pessoas.

Impacto da IA nas profissões

O jornalista Ben-Hur Correia, pesquisador em IA da Rede Globo, ministrou a palestra IA: futuro e tendências globais, e afirmou que 20% das profissões serão altamente impactadas pela inteligência artificial.

Os sentimentos nos ensinam

A fundadora e diretora da Conexão IE, Alessandra Gonzaga, apresentou a palestra Conectados: competências socioemocionais na era do caos, enfatizando algo que precisa ser considerado por todos os profissionais: existe algo por trás de tudo o que sentimos, e todos os sentimentos têm algo a nos ensinar.

Quer conferir mais detalhes sobre a nossa participação na Gramado Summit 2025? Acesse nosso Instagram e confira os conteúdos publicados! Foram milhares de pessoas impactadas e reflexões geradas. E a próxima edição do evento já está confirmada - ocorrerá de 6 a 8 de maio, no Serra Park, em Gramado.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!