11/09/2025

Meu celular foi roubado. E agora?

A gente sabe: todo mundo conhece alguém que já passou pelo susto de ter o celular roubado. E, além do impacto emocional, vem a dúvida: o que fazer agora?

Nós sabemos: todo mundo conhece alguém que já passou por isso e sentiu dificuldades em saber o que fazer para se proteger após o incidente. Como pode um aparelho tão pequeno guardar tanto da nossa vida? Fotos, vídeos, mensagens, documentos, senhas… O que menos importa é o celular em si. O que realmente preocupa é tudo o que ele carrega.

E aí, vem o desafio: por onde começar? A situação pode te deixar paralisado, e cada informação importante parece ter um caminho diferente de proteção.

Mas quando o assunto é segurança financeira, o tempo é precioso. Por isso, reunimos aqui dicas simples e rápidas para te ajudar a agir com mais tranquilidade e segurança.

1. Bloqueie o chip e a linha com a sua operadora

A primeira ação deve ser bloquear o chip imediatamente, para impedir o uso indevido do seu número em autenticações, golpes ou fraudes. Isso reduz bastante os riscos de novas ocorrências.

2. Apague os dados e bloqueie o aparelho remotamente

Os celulares oferecem recursos que permitem bloquear e apagar o conteúdo à distância:

  • Android: acesse Find My Device pelo navegador e escolha “Limpar dispositivo”.
  • iOS: entre no iCloud, vá em “Buscar iPhone” e ative o “Apagar iPhone”.

Essas ações ajudam a proteger suas informações pessoais de acessos indevidos. E para não perder fotos, vídeos e documentos importantes, mantenha sempre o backup automático ativado.

3. Avise sua instituição financeira e bloqueie cartões

Entre em contato com sua instituição financeira, bloqueie sua senha eletrônica e cartões.

Se você é associado da Sicredi Pioneira, pode fazer isso pelo número 0800 724 4770

Depois, você também pode acessar o site Registrato, do Banco Central, para verificar se seus dados foram usados para empréstimos, aberturas de contas e outras operações financeiras não reconhecidas.

4. Bloqueie o IMEI e registre boletim de ocorrência

Com seu boletim de ocorrência (BO) em mãos, entre em contato com sua operadora para solicitar o bloqueio do IMEI, que é o identificador único do aparelho. Esse bloqueio impede que o aparelho seja usado em qualquer linha celular.

O IMEI é a Identidade Internacional de Equipamento Móvel, um código de 15 dígitos que identifica unicamente cada aparelho de telemóvel ou smartphone, sendo semelhante ao “RG” do aparelho.

Você encontra o IMEI:

  • Digitando *#06# no celular;
  • Na embalagem do aparelho;
  • Nas configurações do sistema.

4. Altere senhas e saia de todas as contas

Aplicativos bancários, e-mails, redes sociais, carteiras digitais: todos podem ser acessados remotamente se o aparelho não estiver devidamente bloqueado. Por isso, altere suas senhas o quanto antes. Isso ajuda a evitar clonagens, invasões e outros golpes.

Como se prevenir e proteger seus dados:

  • Use senhas fortes e diferentes para cada aplicativo;
  • Ative a verificação em duas etapas sempre que possível;
  • Evite salvar senhas em notas ou fotos;
  • Não mantenha aplicativos bancários logados automaticamente;
  • Cadastre seu celular em serviços de rastreamento para garantir a segurança.

Conte com a gente para ficar por dentro de conteúdos que ajudam você a viver com mais tranquilidade.

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