
Meu celular foi roubado. E agora?
A gente sabe: todo mundo conhece alguém que já passou pelo susto de ter o celular roubado. E, além do impacto emocional, vem a dúvida: o que fazer agora?
Nós sabemos: todo mundo conhece alguém que já passou por isso e sentiu dificuldades em saber o que fazer para se proteger após o incidente. Como pode um aparelho tão pequeno guardar tanto da nossa vida? Fotos, vídeos, mensagens, documentos, senhas… O que menos importa é o celular em si. O que realmente preocupa é tudo o que ele carrega.
E aí, vem o desafio: por onde começar? A situação pode te deixar paralisado, e cada informação importante parece ter um caminho diferente de proteção.
Mas quando o assunto é segurança financeira, o tempo é precioso. Por isso, reunimos aqui dicas simples e rápidas para te ajudar a agir com mais tranquilidade e segurança.
1. Bloqueie o chip e a linha com a sua operadora
A primeira ação deve ser bloquear o chip imediatamente, para impedir o uso indevido do seu número em autenticações, golpes ou fraudes. Isso reduz bastante os riscos de novas ocorrências.
2. Apague os dados e bloqueie o aparelho remotamente
Os celulares oferecem recursos que permitem bloquear e apagar o conteúdo à distância:
- Android: acesse Find My Device pelo navegador e escolha “Limpar dispositivo”.
- iOS: entre no iCloud, vá em “Buscar iPhone” e ative o “Apagar iPhone”.
Essas ações ajudam a proteger suas informações pessoais de acessos indevidos. E para não perder fotos, vídeos e documentos importantes, mantenha sempre o backup automático ativado.
3. Avise sua instituição financeira e bloqueie cartões
Entre em contato com sua instituição financeira, bloqueie sua senha eletrônica e cartões.
Se você é associado da Sicredi Pioneira, pode fazer isso pelo número 0800 724 4770
Depois, você também pode acessar o site Registrato, do Banco Central, para verificar se seus dados foram usados para empréstimos, aberturas de contas e outras operações financeiras não reconhecidas.
4. Bloqueie o IMEI e registre boletim de ocorrência
Com seu boletim de ocorrência (BO) em mãos, entre em contato com sua operadora para solicitar o bloqueio do IMEI, que é o identificador único do aparelho. Esse bloqueio impede que o aparelho seja usado em qualquer linha celular.
O IMEI é a Identidade Internacional de Equipamento Móvel, um código de 15 dígitos que identifica unicamente cada aparelho de telemóvel ou smartphone, sendo semelhante ao “RG” do aparelho.
Você encontra o IMEI:
- Digitando *#06# no celular;
- Na embalagem do aparelho;
- Nas configurações do sistema.
4. Altere senhas e saia de todas as contas
Aplicativos bancários, e-mails, redes sociais, carteiras digitais: todos podem ser acessados remotamente se o aparelho não estiver devidamente bloqueado. Por isso, altere suas senhas o quanto antes. Isso ajuda a evitar clonagens, invasões e outros golpes.
Como se prevenir e proteger seus dados:
- Use senhas fortes e diferentes para cada aplicativo;
- Ative a verificação em duas etapas sempre que possível;
- Evite salvar senhas em notas ou fotos;
- Não mantenha aplicativos bancários logados automaticamente;
- Cadastre seu celular em serviços de rastreamento para garantir a segurança.
Conte com a gente para ficar por dentro de conteúdos que ajudam você a viver com mais tranquilidade.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!