09/05/2024

Juntos reconstruímos nossas comunidades

É tempo de cooperar e se solidarizar. Unir esforços em prol de um mesmo objetivo: reconstruir as comunidades atingidas pelo cenário de calamidade que assola o Rio Grande do Sul. Pessoas físicas, empresas, entidades, poder público e todos os atores do ecossistema se movimentam para encontrar, juntos, soluções imediatas e de longo prazo. A Sicredi Pioneira, como entidade a serviço da comunidade, faz parte desse movimento.

Até o momento, a cooperativa já disponibilizou cerca de R$10 milhões para doações, como apoio a obras estruturantes e outras iniciativas. Seguimos, no entanto, em conexão direta com as comunidades dos 21 municípios de nossa área de atuação, para mapeamento das necessidades de cada local e apoio no atendimento de cada uma delas, dentro do possível, o que resultará em um investimento – de recursos e esforços – ainda maior.

Reconhecemos a responsabilidade que temos ao gerir e destinar os recursos da cooperativa – e de seus mais de 250 mil associados – para o apoio às comunidades fragilizadas. Por isso, estamos fazendo o possível para ajudar nossas comunidades. Novos movimentos da cooperativa serão sempre informados. Mantendo o princípio da transparência, que é uma característica fundamental da cooperativa, a Sicredi Pioneira apresentará – tão logo quanto possível – uma prestação de contas dos recursos destinados para cada ação.

Confira abaixo quais são as nossas iniciativas e como você pode contar conosco neste momento.

Iniciativas da Sicredi Pioneira

Doações para comunidades afetadas

Com olhar atento para as realidades de nossa região, reconhecendo que Novo Hamburgo e São Leopoldo são as comunidades mais atingidas por esta calamidade em nossa área de ação, a Sicredi Pioneira destinou recursos para a compra de colchões, cobertores, alimentos, produtos de limpeza e repelentes, entregues nestes dois municípios.

Além disso, a cooperativa também está atuando na articulação para o recebimento de donativos enviados de outras localidades do país para a região. Até o momento, são 5 carretas com donativos – entre eles, água potável, roupas, colchões e produtos de limpeza – enviadas pela Defesa Civil do Paraná para Novo Hamburgo e São Leopoldo. Da mesma forma, com o apoio da Icatu Seguros, serão destinadas máquinas de lava-jato e sopradores para uso da equipe de voluntários da Sicredi Pioneira que apoiará nas limpezas de casas e empresas nos municípios do Vale do Sinos.

Recuperação de vias regionais

Reconhecendo a importância da estrutura rodoviária de nossa região - tanto para o transporte de donativos, mantimentos, ajuda humanitária, deslocamentos para atendimentos de saúde, quanto para a recuperação da economia após a passagem desta catástrofe – e sabendo que nossas vias foram altamente impactadas pelas chuvas, enchentes e deslizamentos, a Sicredi Pioneira sinalizou a destinação de recursos para a recuperação de algumas destas estradas. Até o momento, confirmamos apoio ao projeto de recuperação da BR116 no trajeto Nova Petrópolis – Caxias do Sul, capitaneado pela iniciativa privada da região, e ao projeto de reconstrução da ponte de Picada Cará, no município de Feliz, importante via alternativa de conexão na Serra Gaúcha. Também já estamos atentos à possíveis iniciativas de recuperação da ponte sobre o Rio Caí que foi interditada no último final de semana.

Destinação do Recurso do Fundo Social

A partir de deliberação dos Coordenadores de Núcleo e do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, o valor de R$2,8 milhões, que comporia o recurso destinado às entidades contempladas pelo Fundo Social 2024, será integralmente destinado para auxiliar nas necessidades das comunidades impactadas pelos eventos climáticos. As entidades já foram comunicadas previamente e a cooperativa está atuando no mapeamento dos impactos sofridos por elas para, posteriormente, auxiliar no atendimento às necessidades específicas destas entidades.

Voluntariado

A Sicredi Pioneira liberou seus colaboradores para atuarem como voluntários no apoio às vítimas. Por acreditar que nós somos a comunidade e, por isso, nosso papel é estar onde as comunidades precisam, nossos colaboradores puderam atuar nos abrigos, pontos de recebimento e entrega de donativos, limpeza das casas, empresas e demais estruturas da nossa região. Sempre prezando pela manutenção da estrutura mínima de atendimento aos associados, sem prejudicar o apoio com soluções financeiras e não financeiras em nossas agências e canais digitais.

Reforçamos que seguimos em contato direto com nossas comunidades, contando com o olhar atento de nossas equipes, coordenadores de núcleo e demais parceiros na identificação das necessidades de cada comunidade, para que possamos atuar de forma eficaz, considerando a especificidade de cada local.

Para atender as suas necessidades

Prorrogações de crédito

O cenário atual traz, inevitavelmente, fortes impactos à nossa economia. Por isso, a cooperativa abriu a possibilidade de prorrogações dos créditos ativos dos associados que precisem de apoio para se restabelecer neste momento. Pessoas físicas e jurídicas terão a possibilidade de pausar pagamentos por até 6 meses, enquanto agronegócios poderão prorrogar os créditos por até 1 ano. Os associados que têm operação de crédito em andamento e que precisarem utilizar o recurso da prorrogação, devem procurar seu gerente nas agências Sicredi ou pelo Whatsapp.

Linhas de crédito

Sabemos que os impactos gerados pelo efeito das chuvas atingem as nossas comunidades de forma direta e indireta, e sabemos a importância de entender este momento. Por isso, estruturamos nossas linhas de crédito para apoiar no restabelecimento de nossa região. Neste momento, estamos atuando com uma linha de crédito emergencial para as pessoas que foram diretamente afetadas pela catástrofe climática, condições diferenciadas em capital de giro e microcrédito, além do repasse de recursos do Pronampe, crédito subsidiado pelo governo. Para saber mais, procure seu gerente nas agências Sicredi ou pelo WhatsApp.

Seguro Auto

Se o seu veículo foi impactado pelos efeitos das chuvas, o seu Seguro Auto pode te ajudar neste momento. Algumas das linhas de seguro de veículo cobrem danos por alagamento e desmoronamento. Você pode contar com o Sicredi para verificar as coberturas previstas no seu seguro e, também, para acioná-lo. Para acessar, basta contatar o Sicredi no WhatsApp e, no menu, selecionar a Opção 04 - Acionar Seguro (Sinistro/Assistência). Em seguida, selecione o Seguro Veículo e aguarde atendimento.

Facilitação de câmbio para doações

O cenário de calamidade no Rio Grande do Sul tem gerado mobilização para apoio até mesmo em outros países. Sabendo que, neste momento, toda ajuda é necessária, a Sicredi Pioneira vai facilitar e desburocratizar o câmbio para as entidades que recebem valores de doação do exterior. Não cobraremos as taxas de câmbio e a documentação será solicitada somente após a transferência de valor. Precisa de apoio? Entre em contato conosco.

As 53 agências da Sicredi Pioneira estão disponíveis para apoiar os associados e as comunidades impactados. Se você precisa do apoio da cooperativa para restabelecimento após as enchentes além das soluções citadas aqui, conte conosco! Procure seu gerente e sua agência para, juntos, encontrarmos a melhor solução.

Como você pode ajudar

Entidades

Desde o momento em que os municípios começaram a ser atingidos pelos efeitos das chuvas excessivas, as comunidades iniciaram uma mobilização para apoiar as vítimas, por meio do acolhimento de pessoas e de donativos. Valorizando este movimento da sociedade, a Sicredi Pioneira utilizou a sua força de comunicação para divulgar as ações locais e orientar as pessoas sobre os pontos para destinação de ajuda. Deseja ajudar as nossas comunidades? Você pode conferir um compilado com algumas das principais ações de coleta de donativos e de acolhimento a desabrigados nos municípios, com as principais necessidades de cada local, nos Destaques do perfil da Sicredi Pioneira no Instagram. Clique aqui para visualizar.

Doações via Pix

Outra forma de ajudar as comunidades atingidas é por meio de doações financeiras para instituições seguras e confiáveis. Diversas movimentações neste sentido estão sendo realizadas no país, entre elas, a campanha da Fundação Sicredi, que disponibiliza uma chave Pix para recebimento de doações que serão destinadas às vítimas atingidas pelas chuvas e enchentes. As doações recebidas serão direcionadas para as cooperativas que atuam nas regiões atingidas, que farão a gestão do recurso para a compra de mantimentos e produtos demandados pelas comunidades locais. A chave é o e-mail [email protected] e o favorecido é a Fundação Sicredi.

Apoie a Economia Local

Manter as empresas e a cadeia produtiva do Rio Grande do Sul em funcionamento é uma forma de garantir a manutenção do emprego e da renda da nossa população e de auxiliar no processo de restabelecimento do Estado, que será longo e exigirá a participação de todos os setores da sociedade. Priorize o consumo de produtos gaúchos e os estabelecimentos locais. Compre no seu bairro. Compre na sua cidade. Compre no Rio Grande do Sul.

Atendimento

Ainda há agências que estão fechadas para atendimento presencial e a atualização destas informações é realizada diariamente nos canais do Instagram e Facebook da cooperativa. Acesse clicando aqui.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato conosco por meio do Whatsapp - (51) 33584770.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!