09/06/2020

Incidência e risco de fraudes aumentam no período da pandemia: saiba como se proteger

Durante o período de isolamento social devido ao coronavírus, golpistas estão aproveitando para tentar aplicar diversos golpes e fraudes em todo país. Neste momento, é necessário redobrar a atenção e ficar atento às abordagens falsas, que embora tenham diversas formas, sempre buscam capturar informações pessoais, como senhas e demais dados bancários.

Fique atento às dicas a seguir para evitar que os golpes se concretizem:

  • O Sicredi nunca entra em contato, via telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail, para pedir dados bancários, senhas, ou até mesmo para ofertar e liberar acesso aos nossos canais de atendimento online ou solicitar a atualização deles.

  • Golpistas estão contatando associados se passando por funcionários do Sicredi informando sobre transações suspeitas realizadas no cartão que não são reconhecidas pelo associado, com a justificativa de realizar procedimento de análise do possível comprometimento do cartão, realizam a transferência da ligação para uma falsa central de atendimento eletrônica onde solicitam dados da conta corrente, dados do cartão e senha. Esse tipo de abordagem é falso, nós nunca solicitamos senha em nenhum contato que realizamos, se receber esse tipo de contato desligue, não passe nenhuma informação.

  • Nunca, em hipótese alguma, entregue seu cartão para terceiros. Nenhuma instituição financeira tem a prática de coletar cartão na casa do associado.

  • O Sicredi não envia e-mails ou SMS solicitando o recadastramento e atualização cadastral, esses e-mails contém links falsos que coletam dados bancários, inclusive senha.

  • Também é preciso tomar cuidado com ofertas de empréstimos onde os golpistas solicitam depósitos de valores antecipados para liberação do recurso, alegando necessidade de quitação de taxas ou pendências cadastrais, assim como cópia de documentos pessoais (identidade e CPF).

Neste momento, é importante prezar pela sua saúde e segurança. A utilização de canais digitais, como aplicativo e Internet Banking, por exemplo, é uma ação segura para o usuário em todos os aspectos e que ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia.  Fábio Schmoekel, Gerente de Operações da Sicredi Pioneira RS, comenta que a utilização destes canais na cooperativa chegou a 58% dos associados e dá a dica para que os usuários instalem o aplicativo em apenas um celular ou smartphone. “Isto faz com que a gestão fique mais fácil e inclusive possibilita a utilização da nova funcionalidade de pagamentos via QR Code”, explica.

É importante também alertar os idosos, que são mais visados para estas práticas. Então, é preciso que os filhos conversem com seus pais a respeito dos cuidados e da prevenção aos golpes. Fábio também alerta para o hábito de utilizar dinheiro físico: “Sacar dinheiro e transportar determinadas quantias consigo pode incorrer em maior risco do que utilizar o cartão para compras no comércio”, pondera o Gerente de Operações.

Estas dicas podem ser seguidas por todos associados, independentemente da faixa etária. E se você receber alguma ligação telefônica ou mensagem suspeita, desconsidere imediatamente.

A Sicredi Pioneira RS não faz este tipo de abordagem aos seus associados.  Em caso de dúvidas, entre em contato com seu gerente de contas ou no Whatsapp da cooperativa (51) 3358-4770.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!