28/03/2024

Entenda o que são Empresas de Impacto Social e como fazem a diferença nas comunidades

Buscar lucro não é o único objetivo dessas organizações, mas também apoiar na construção de um mundo melhor

Entenda o que são Empresas de Impacto Social e como fazem a diferença nas comunidades Buscar lucro não é o único objetivo dessas organizações, mas também apoiar na construção de um mundo melhor

Negócios que valorizam o coletivo e compreendem sua relação com a realidade local fazem parte de um grupo de empresas conhecido como Empresas de Impacto Social. Você sabia que essas iniciativas levam em conta o compromisso com o desenvolvimento das comunidades alinhado com o lucro? Aliás, negócios que não considerarem o impacto econômico e social vão ficar no passado! Isso porque negócios, sociedade e planeta cada vez se veem mais como parte de um todo. A seguir, vamos entender mais sobre a importância do Impacto Social promovido por empresas e organizações mundo afora e qual nossa atuação. Acompanhe!

Veja mais: Sicredi Pioneira apresenta estratégia baseada em construção coletiva. Entenda tudo sobre essa entrega!

Saiba a diferença entre negócios tradicionais e as Empresas de Impacto Social

Para compreender melhor essa diferença, vamos recorrer ao conceito do economista Milton Friedman, que defendia uma única finalidade para as empresas, que impera até hoje. Para ele, a única função de uma empresa é gerar lucro para os seus integrantes e acionistas. Esse conceito é muito diferente do que nos diz a linha das Empresas de Impacto Social e reflete nas principais decisões dentro de uma organização.

A chave para pensar diferente do jeito tradicional é entender que os negócios podem contribuir para levar prosperidade a mais pessoas. Em um negócio tradicional, por exemplo, o objetivo único é aumentar a rentabilidade da empresa. Já nas Empresas de Impacto Social, são considerados fatores como responsabilidade ambiental e social do entorno. Além disso, negócios com consciência de Impacto Social são inclusivas, levando em contas as necessidades de todas as classes sociais.

A consciência de uma empresa de Impacto Social implica na melhoria da vida das pessoas e do seu entorno, não apenas em vender produtos e serviços. Ou seja, impactam positivamente a vida nas comunidades.

Aliás, responsabilidade social não é o mesmo que Impacto Social. A responsabilidade social organizacional é vista como um valor secundário dentro das empresas. O Impacto Social vai além, porque é o objetivo da empresa.

O que uma Empresa de Impacto Social considera:

  • Parcerias que fortalecem o cuidado com a cadeia produtiva;
  • Combate ao trabalho escravo;
  • Salários dignos;
  • Responsabilidade ambiental;
  • Respeito e articulação com as políticas públicas existentes na localidade;
  • Soluções criativas para estimular mudanças positivas nas comunidades por meio do engajamento comunitário.

Você sabia que uma das formas de construir mudanças efetivas está relacionada a ações de alfabetização ou educação financeira? Este é um item muito valorizado por empresas que buscam agir pelo Impacto Social. Promover inclusão financeira é mudar uma realidade!

Sicredi Pioneira aposta na educação para melhorar a relação das comunidades com as finanças, saiba mais

Atender de forma responsável as necessidades de uma comunidade local é o verdadeiro trabalho das organizações de Impacto Social. A empresa por si só não consegue agir sozinha e é, por isso, que um dos meios é fortalecer parcerias com organizações da sociedade para articular ações coletivas que cheguem às pessoas que mais necessitam.

Exemplos na prática

A iniciativa denominada Gastronomia Periférica, com sede em São Paulo, funciona como um negócio social e deseja ver a transformação por meio da culinária. A escola que ensina práticas gastronômicas é totalmente gratuita e atende aos moradores da periferia local. E, ainda, possui um objetivo global: ensinar a combater o desperdício. A Gastronomia Periférica já ultrapassou limites e chegou a diversos estados do Brasil.

No mesmo caminho, está a Fruta Imperfeita, que não descarta alimentos considerados imperfeitos que saem direto das plantações. É sobre consumo consciente, contra o desperdício! Para que essas frutas cheguem ao consumidor, os criadores passaram a ofertar serviço de assinaturas para cestas de frutas e legumes que estão fora do padrão de mercado. A Fruta Imperfeita quer que o público reconheça o valor em algo que é simplesmente natural.

A Ben & Jerry's é outro exemplo na prática. A empresa foi criada para gerar empregos aos apenados postos em liberdade que tinham dificuldades de retornar ao mercado de trabalho. Esta organização valoriza o pagamento justo repassado aos fazendeiros que produzem frutas e grãos usados na produção de seus sorvetes. Acompanhe o que diz a página oficial da Ben & Jerry´s:

Nós apoiamos o Fairtrade, um movimento global que trabalha para garantir que pequenos agricultores de países em desenvolvimento consigam sobreviver no extremamente competitivo mercado global.

Além de valorizarem o que chamam de Comércio Justo, falam de Justiça Climática e apoiam toda e qualquer ação política e individual que evite os problemas que o mundo enfrenta em relação ao clima.

Sua startup quer um impulso para crescer? Participe do programa Comunitá da Sicredi Pioneira

Apoiar Empresas de Impacto Social é essencial para promover mudanças positivas na sociedade, já que elas ajudam a resolver problemas e melhorar a qualidade de vida das pessoas. E, então? Gostou de saber mais sobre esse tema? Você não perde por esperar o próximo conteúdo do Blog Pioneira! Vamos tratar de Negócios Conscientes responsáveis por gerar valor compartilhado. Não perca!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!