Educação financeira: cinco dicas para jovens
Os primeiros salários que recebemos em nossa vida são momentos muito felizes, pois atestam que assumimos novas responsabilidades e estamos nos tornando independentes. Por isso, quanto antes você começar a pensar no seu dinheiro a longo prazo, menos dor de cabeça terá. Ficando longe das dívidas você fica mais perto de realizar os seus sonhos.
Quanto mais cedo você tiver conhecimento sobre educação financeira, melhor será a organização das suas finanças pessoais. Controlar e organizar os seus gastos ajuda não somente o seu futuro, mas principalmente, faz com que você tenha segurança e tranquilidade na sua rotina.
Pensando em levar a educação financeira para a vida de todos os jovens, preparamos cinco dicas que vão ajudar você a controlar melhor sua vida financeira e a poupar para o seu futuro. Confira:
1 - Analise sua situação atual
Que tal analisar sua situação financeira atual antes de tomar alguma medida mais séria? Procure saber como estão suas dívidas, qual é o seu atual seu salário, quanto dinheiro você tem guardado e quais são seus gastos. Essa análise ajudará você a traçar seu perfil de consumidor e a estabelecer um plano de ação, seja para quitar de vez todas as suas contas ou para começar a poupar.
2 - Planeje seus gastos
Crie um planejamento que seja eficaz e te ajude a aplicar a educação financeira em sua vida. Quando você faz planos, é mais fácil de usar seu dinheiro de forma consciente, evitando desperdícios. Se for preciso, anote no papel, isso pode te auxiliar na hora de começar a planejar seus investimentos. Assim, dá até para você começar a guardar um pouco por mês.
3 - Faça uma poupança
Que tal abrir uma poupança para guardar seu dinheiro? Comece a guardar um pouco por vez, sem que isso influencie seu orçamento. Isso auxilia você na hora de conquistar seus objetivos e também em uma reserva de emergência. Inclua no seu planejamento uma quantia mensal que será destinada à poupança, isso ajudará você no presente e no futuro.
4 - Não gaste mais do que ganha
Normalmente gastar mais do que se ganha é um hábito muito comum entre as pessoas, principalmente entre os jovens. Então, para não fechar o mês no vermelho, que tal cortar alguns gastos desnecessários e diminuir as compras por “impulso”? Procure criar um estilo de vida mais básico para não comprometer suas prioridades.
5 - Utilize a tecnologia a seu favor
Já que vivemos na era dos smartphones e da tecnologia avançada, utilize isso a seu favor. Procure um organizador para auxiliar nas suas finanças pessoais, como o Gerenciador de Investimentos do Sicredi. Baixe o aplicativo e organize suas finanças para conseguir poupar e realizar seus sonhos.
Acesse sicredipioneira.com.br e conheça os diferenciais e benefícios do Gerenciador de Investimentos.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!