23/03/2021

Dia da Mundial da Água: como projetos sustentáveis podem fazer a diferença nas comunidades

Nada é mais central para o desenvolvimento de uma comunidade que o acesso a recursos básicos. Entre eles, a água. Não é à toa que as primeiras vilas e agrupamentos surgiram próximas a lagos, rios e córregos, facilitando a produção de alimentos. Hoje, mais de que nunca, a água segue no centro das principais conversas, seja pela sua escassez em algumas partes do mundo, seja pela contaminação dos mananciais das grandes cidades provocando doenças e facilitando o alastramento de epidemias. Na semana do Dia Mundial da Água, comemorado na última segunda-feira (22), tão importante quanto falar do seu valor, é falar da sua preservação.

Atualmente, grande parte da água utilizada no mundo vai para setores como o agronegócio (70%) e a indústria (22%), sendo que apenas 8% da água utilizada no mundo é ligada a manutenção da biodiversidade do planeta, como o consumo humano e os sistemas de vida marinhos, por exemplo. Demandas que crescem a cada ano e estão no foco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo mundial para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que todas as pessoas possam desfrutar de água potável.

Objetivos que se conectam com as ações que a cooperativa vem adotando para reduzir o seu impacto no meio ambiente e reforçar a necessidade de práticas mais sustentáveis nas comunidades onde a Sicredi Pioneira está inserida, de olho em um meio ambiente melhor para as futuras gerações. Ações como a instituição do Comitê de Sustentabilidade e Diversidade, a facilitação do acesso à Energia solar fotovoltaica, estratégias de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa e o apoio a ações das próprias comunidades para a preservação da água e dos mananciais da região.   

Um exemplo de ação transformadora impulsionada pelo apoio da cooperativa é o projeto-piloto realizado pela Emater de Gramado no combate aos problemas de disponibilidade de água na zona rural do munícipio. Em 2020, durante um período prolongado de estiagem, mais de 100 propriedades rurais necessitaram do apoio da Prefeitura Municipal para o abastecimento de água com caminhão pipa. Problema que se mantém, já que algumas propriedades ainda não tem um sistema efetivo de fornecimento de água. O programa-piloto tem o objetivo de auxiliar essas propriedades com a implantação de uma cisterna de captação e reserva de água da chuva para consumo, fornecimento aos animais e demais atividades na propriedade.

Sistema que já está implantado desde janeiro de 2021 em uma propriedade de referência, na comunidade da Serra Grande e vem mostrando resultados significativos, com a propriedade utilizando apenas a água da chuva armazenada para as tarefas de higienização de legumes e verduras para comercialização e também no trato animal.  Reduzindo, assim, o uso de água potável e o gasto de energia elétrica para o bombeamento, sendo um exemplo de como é possível construir juntos comunidades melhores e mais sustentáveis.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!