17/11/2020

Visitantes da 29ªMercopar vão encontrar taxas de crédito atrativas para o seu negócio

Cooperativa vai dispor de taxas a partir de CDI + 0,45% ao mês para protocolos gerados durante a feira, que começou hoje e se estende até 19/11 Participantes da 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que iniciou hoje no Centro de Feiras e Eventos dos pavilhões da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, encontrarão novamente o apoio do Sicredi para facilitar seus negócios, contribuindo para o desenvolvimento do setor e propiciando novo impulso à economia, tão prejudicada pela pandemia. Além de ser patrocinadora de uma das maiores feiras de inovação da América Latina, a cooperativa participa com um estande e equipe especializada para identificar as necessidades das empresas, apresentar as melhores soluções financeiras, com destaque para uma linha de financiamento própria, com taxa reduzida, simplicidade e agilidade na concessão de crédito, prazo de 120 meses e carência de cinco meses.

A ação visa a estimular o fomento da economia, em um espaço para geração de relacionamento e negócios, bem como a disseminação de tendências, que caracteriza a Mercopar, se estendendo até 19 de novembro. O evento tem ainda programação paralela com atrações sobre tecnologia da Indústria 4.0, startups com soluções industriais, casos de sucesso de encadeamento produtivo, além de aproximar as pequenas e médias empresas dos compradores do setor industrial. “Há dois anos, observamos que tínhamos produtos e serviços adequados para atender ao público participante da Mercopar, especialmente o segmento industrial. Por meio de nosso parceiro estratégico, o Sebrae/RS, um de seus organizadores, percebemos que a feira atua como indutor de negócios, movimentando a região e gerando riquezas para desenvolver nossas comunidades. Estes fatores, a necessidade de nos tornarmos mais conhecidos e presentes junto ao setor das indústrias, bem como a importância do evento, condicionaram nossa aproximação. Assim, estamos integrados nessa 29ª edição, em um ano de pandemia e paralisação econômica, mas com propósito ainda mais nobre, que consiste na feira que deve representar a retomada da indústria metalmecânica”, acrescenta Solon Stapassola Stahl, diretor-executivo da Sicredi Pioneira RS.

O atendimento da cooperativa vai ser feito no estande, mediante protocolos, e também com a visitação aos expositores. Durante o evento está sendo disponibilizado o canal de WhatsApp: (54) 99963-8245.

**Apoio além do crédito

**O comprometimento do Sicredi na recuperação econômica é traduzido ainda por meio da parceria com o Sebrae/RS, oferecendo o serviço de consultoria empresarial, disponível aos associados, participantes - ou não - da feira. Ao longo do evento, os interessados podem procurar a equipe do Sicredi para informações adicionais.

Parceria amplia garantia de crédito

Os micro e pequenos negócios, mesmo impactados com os efeitos da crise provocada pela pandemia do coronavírus, têm demonstrado seu potencial de recuperação e devem ganhar um novo incentivo para acompanhar o atual cenário de retomada econômica. A parceria entre a RS Garanti – primeira garantidora de crédito criada no Brasil - e Sicredi Pioneira RS vai viabilizar um aporte de recursos na ordem de R$ 1 milhão. Esse valor será destinado ao Fampe, um Fundo de Aval constituído pelo Sebrae/RS para complementar garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios, com instituições financeiras conveniadas. A assinatura do termo aconteceu na tarde dessa terça-feira, 17/11, no estande do Sebrae/RS na 29ª Mercopar. 

A iniciativa deve contribuir para ampliação da garantia de crédito ao segmento, mediante a atuação da RS Garanti como avalista nos financiamentos solicitados, fomentando Microempreendedores Individuais (MEIs), empresas de micro e pequeno porte, além de pequenas agroindústrias formalizadas, conforme parâmetros da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O Fampe pode assegurar até 80% de um empréstimo contratado, dependendo de sua modalidade e características dos empreendimentos beneficiados. As empresas solicitantes são avaliadas por um comitê da RS Garanti, que irá conhecer suas necessidades e, posteriormente, concederá uma carta de garantia a ser encaminhada para a instituição financeira.  Atuando em todo Estado do Rio Grande do Sul, a RS Garanti é uma facilitadora na obtenção de crédito, podendo negociar, junto às instituições financeiras, melhores condições para a liberação do empréstimo. 

Isto ocorre em um momento importante da economia, quando as empresas estão se reorganizando para priorizar seus investimentos e assegurar a sustentabilidade no mercado. Os recursos, destinados ao RS Garanti, podem facilitar a concessão de crédito para organizações de micro e pequeno porte, que respondem por mais de 52 dos empregos com carteira assinada na iniciativa privada, segundo dados do Sebrae/RS”, pondera Eduardo Spier, diretor de Operações da Sicredi Pioneira RS, que a representou na assinatura do termo.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!