15/10/2019

Vice-governador do RS será um dos palestrantes do 2º Fórum de Segurança Sicredi Pioneira RS

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, Nova Petrópolis sedia a segunda edição do Fórum de Segurança Sicredi Pioneira RS. O evento acontece no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), das 8h45 às 12h45, e receberá os prefeitos municipais e seus secretários de Segurança, comandantes da Brigada Militar, delegados da Polícia Civil, representantes dos Corpos de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, além de promotores públicos, Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública (Consepros) e Movimento Comunitário de Combate à Violência (Mocovis), presidentes de instituições de Segurança e gerentes das agências da cooperativa.

O fórum foi criado com a finalidade de consolidar as relações dos órgãos de segurança, poder público e entidades de classe da área de ação da Sicredi Pioneira RS, cumprindo o propósito institucional de ser um agente coletivo e protagonista para melhorar as comunidades onde estão inseridos. Desde a primeira edição, em 2018, a cooperativa conquistou alguns avanços, como a integração com os órgãos de segurança, aproximando-os aos gerentes das agências. Também foi possível a reestruturação e legalização dos Consepros, visitar os quartéis da BM, reivindicar reforços policiais e estreitar a parceria com o Movimento Paz nos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo. A iniciativa ganhou representatividade por estar associada ao Projeto de Relacionamento e Segurança da Sicredi Pioneira RS (Presergs), liderado pela Gerência de Relacionamento e Segurança e sob responsabilidade da Diretoria de Operações. “O Presergs surgiu como compromisso de ser um elo de ligação entre a cooperativa, a comunidade e órgãos de segurança”, defende o diretor de Operações, Eduardo Spier, ao enumerar atividades já desenvolvidas na região. Entre as quais, estimular a criação de uma comissão de segurança nos municípios, visitar os comandos dos CRPOs, apoiar financeiramente os Consepros já constituídos, fomentar a integração entre as forças policiais, divulgar a Lei 15.224/2018, que criou o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG/RS).

Programação

O 2º Fórum de Segurança Sicredi Pioneira RS vai abordar “O planejamento estratégico da Segurança Pública: papel do policiamento ostensivo”, apresentado pelo comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Mário, às 9h30min. O papel da Polícia Judiciária na Segurança Pública é tema da palestra da delegada Nadine Anflor, chefe da Polícia Civil no RS, prevista para 10 horas. Às 10h30min, o Monitoramento Centralizado Sicredi será tratado por Wagner Gotardo, do Centro Administrativo Sicredi.

Após o coffee break, o vice-governador e secretário de Segurança do Estado, delegado Ranolfo Vieira Júnior, vai fazer a última palestra do dia sobre o Programa Estruturante e Transversal de Governo para a Segurança Pública (RS Seguro), às 11 horas. Os participantes também conhecerão as ações realizadas pela Sicredi Pioneira RS em prol da segurança em sua área de abrangência.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!