Blog Pioneira

Vai viajar no fim do ano? Que tal conhecer os principais roteiros turísticos da região?

30/11/2021
Vai viajar no fim do ano? Que tal conhecer os principais roteiros turísticos da região? | Blog Sicredi Pioneira

Confira roteiros e atrações apoiados pela Sicredi Pioneira no Festuris, com a jornalista e influenciadora digital Anelise Zanoni, do Travelterapia

O final de cada ano é sempre um período especial para viajar ou dar uma “esticadinha” nos feriados. Além disso, quem é daqui sabe que as melhores experiências e destinos podem estar na cidade ao lado. Em nossa região, são diversos roteiros que encantam visitantes, aquecem a economia local e contam com a apoio da Sicredi Pioneira para ajudar a desenvolver ainda mais as nossas comunidades.

Na última edição do Festival Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), em Gramado, a Sicredi Pioneira apoiou alguns desses roteiros e atrações, parceiros da cooperativa. Já ficou com vontade de viajar? Confira tudo sobre os principais roteiros apresentados.

Sicredi no Festuris 2021

Na edição deste ano do Festuris, a Sicredi Pioneira levou uma ação especial para promover o turismo regional, levando muito conteúdo sobre tema e abriu espaço em seu estande para os projetos turísticos Rota Romântica, Vale Germânico, Rota Sabor e Aventura e Passo do Vinho. Além disso, a cooperativa Conectatur também esteve na feira com uma área personalizada.

Para divulgar os destinos, a Sicredi Pioneira convidou a jornalista e influenciadora digital Anelise Zanoni, do Travelterapia, para produzir conteúdo sobre os diferentes destinos. Durante os dois dias de evento, a profissional conversou com os parceiros da cooperativa e mostrou detalhes sobre cada uma das rotas. O conteúdo foi apresentado nas redes sociais @sicredipioneiraoficial e @travelterapia.

Mais do que uma cooperativa de crédito, a Sicredi Pioneira conhece a fundo as necessidades dos empresários do turismo e oferece diferentes auxílios e orientações. Sugestão de consultoria empresarial, entrega de materiais para ponto de vendas (como mesas e ombrelones), desenvolvimento de projetos especiais e apoio em divulgação e planos de turismo são alguns dos escopos de trabalho da Pioneira nesta área.

Roteiros

O turismo está entre uma das prioridades da Sicredi Pioneira, que atende hoje 21 municípios. A atividade é transformadora e envolve diversas famílias, destinos e atrações. Além disso, o turismo é capaz de ampliar o potencial econômico de lugares e pessoas - e o público tem a chance de conhecer destinos e paisagens repletos de beleza, história e cultura, entre eles:

  • ROTA ROMÂNTICA

Localizada entre a planície do Vale do Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha, a Rota Romântica fica a 40 km de Porto Alegre e 35 km de Caxias do Sul. No total, 14 municípios formam essa rota inspirada na Alemanha.

As paisagens incluem construções no estilo enxaimel e diversas opções de lazer para passeios de final de semana, além de gastronomia farta e rede hoteleira completa. Entre as diversas atividades da rota está o cicloturismo O projeto passa por estradas do interior e tem como objetivo mostrar lugares inusitados e a vida no interior como ela é. A Sicredi Pioneira foi uma das grandes incentivadoras desse projeto.

“O apoio da Sicredi foi fundamental para desenvolvermos o cicloturismo, pois acreditou e investiu em nosso projeto,” afirma Terezinha Marina Kuhn Haas, presidente da Rota Romântica.

  • VALE GERMÂNICO

Repleto de cultura, o Vale Germânico apresenta os caminhos da imigração a partir de nove municípios. Entre eles, Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga.

Existem dois caminhos interessantes para conhecer nesta região: um deles com foco nas cervejas artesanais e outro, focado na religiosidade. Ambos receberam atenção exclusiva da Sicredi Pioneira.

“A cooperativa trouxe união para a região do Vale Germânico. Isso foi extremamente importante para o nosso crescimento,” conta Roberta Rothen, secretária de Cultura e Turismo de Sapiranga.

Na região, o Caminhos das Cervejarias é uma das maiores apostas. O turista que faz o caminho prova o sabor das cervejas artesanais e aprende muito sobre esse mundo. No Caminhos da Contemplação os visitantes encontram igrejas, templos, paróquias e santuários que trazem muita história, arquitetura e arte.

  • ROTA SABOR E AVENTURA

Novo roteiro turístico de Caxias do Sul, a Rota Sabor e Aventura foi lançada neste ano de 2021. O roteiro conta com cervejarias, vinícolas, gastronomia, eventos, natureza e muita cultura. São 18 atrativos, muitos focados no turismo de experiências. Neste roteiro o turista pode visitar seis cervejarias artesanais, duas vinícolas e seis casas de gastronomia e eventos. É uma delícia de destino!

“Sem o apoio da Sicredi Pioneira e do Sebrae nós não teríamos a oportunidade de apresentar o destino aos turistas e o que temos de mais importante para visitar,” explixa Gustavo Deluchi, gerente de hospedagem da Casa Jesus Bom Pastor.

  • PASSO DO VINHO

Focado na enogastronomia, o roteiro inclui as cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. No projeto estão passeios por vinícolas, restaurantes, pousadas e museus, além de belíssimas paisagens marcadas por parreirais e vinhedos. Esta é a segunda vez que o Passo do Vinho vai ao Festuris por meio da Sicredi Pioneira e é apresentado a agentes de viagem e especialistas em turismo.

“O Passo do Vinho é imensamente grato à Sicredi Pioneira, pois é por meio desse apoio que a associação está conseguindo atingir o seu objetivo, que é o desenvolvimento do turismo nos 4 municípios que compõem a entidade”, afirma Evandro Lovatel, presidente do destino turístico Passo do Vinho.

  • CONECTATUR

Primeira cooperativa do turismo brasileiro, a Conectatur visa fortalecer destinos turísticos e regulamentar a profissão de agente de viagem. Nasceu durante a pandemia, quando os profissionais da área ficaram sem emprego e sem promover o turismo.

A Sicredi Pioneira foi uma verdadeira ativadora de sonhos neste processo de criação da Conectatur. “A Pioneira é uma aceleradora do nosso projeto e, mais do que isso, ela acreditou no nosso sonho, tornando-o realidade”, conta emocionada Karen Leitão Sbabo, presidente da Conectatur.

O empreendimento fornece serviços turísticos com foco nas necessidades dos associados e colaboradores, promovendo desenvolvimento profissional, econômico e social. Além disso, a cooperativa investe na capacitação do profissional de turismo, tanto para quem deseja ingressar no mercado, quanto para quem precisa se manter no setor.