11/10/2021

Sou PJ. Como o Open Finance vai impactar o meu negócio?

*Você sabia que, com o Open Finance, pode reduzir custos comparando instituições e encontrando taxas mais vantajosas para sua empresa?

*O Open Finance está chegando para transformar o sistema financeiro do Brasil. A possibilidade de escolher compartilhar seus dados financeiros, sempre quando e com a(s) instituição(s) que você preferir, representa uma nova relação entre pessoas e instituições financeiras, trazendo mais autonomia por parte dos usuários e transparência em todo o processo. Essa é a premissa do Open Finance.

Nós já falamos bastante sobre o que é o Open Finance e como ele pode mudar sua vida financeira. Mas você já se perguntou o que essa novidade pode trazer para o seu negócio?

Confira mais conteúdos sobre Open Finance:

8 coisas que você precisa saber sobre Open Finance

Saiba o que você poderá fazer com o Open Finance

Entenda o que é Open Finance e como ele vai mudar sua vida financeira

Antes de falarmos disso, é importante esclarecer que, no início, o Open Finance se chamava Open Banking, porque englobava bancos e fintechs. Depois, o Banco Central anunciou a mudança de nome para Open Finance para incluir fundos de previdência, corretoras de seguro, companhias de câmbio, plataformas de investimento e outros. Várias instituições que têm a ver com o seu dia a dia e com o da sua empresa, certo?

O que o Open Finance significa para quem é Pessoa Jurídica?

Além de facilitar seu acesso a produtos e serviços melhores, uma vez que estimula a concorrência e a inovação no mercado financeiro, o Open Finance também melhora a saúde financeira da sua empresa.

Com ele, você pode agrupar todos os dados e fluxo de caixa em um só lugar, o que traz muito mais agilidade e deixa a sua gestão mais organizada e transparente.

Se você decidir mudar de instituição financeira ou contratar um serviço específico, pode utilizar todo o seu histórico para agilizar autorizações que, habitualmente, são bem demoradas. Para resumir: menos burocracia no seu dia a dia.

Você também pode reduzir custos de operação comparando as instituições e encontrando taxas mais vantajosas para o seu negócio. Por exemplo: se você é cliente de uma instituição bancária e deseja receber uma proposta de crédito que tenha mais a ver com o seu perfil, você poderá enviar seus dados para uma cooperativa financeira, que avaliará seu histórico e entrará em contato, oferecendo taxas melhores.

Vale lembrar que a sua participação no Open Finance só ocorre mediante seu consentimento. O compartilhamento de dados é seguro, sendo fiscalizado de perto pelo Banco Central e pela legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei do Sigilo Bancário.

Continue acompanhando os canais da Pioneira para saber mais sobre Open Finance.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!