10/09/2019

Sistema Sicredi garante 2º lugar no ranking de crédito rural do anuário Melhores & Maiores 2019

O Sistema Sicredi está entre as empresas que mais se destacaram em 15 categorias do anuário Exame – Melhores & Maiores 2019, publicado pela revista Exame desde 1974. O guia traz as mil maiores empresas do Brasil, com base na avaliação de balanços e indicadores financeiros das companhias em 2018.

A instituição financeira cooperativa garantiu o 2º lugar no ranking de Crédito Rural (tradicionalmente, ocupava a 3ª posição neste indicador), além de figurar em 6º lugar no indicador de Depósitos em Poupança e de Crédito para Médias Empresas; 8º em Crédito Pessoa Jurídica Total e entre os Emissores de Cartões de Crédito; e 10º em Crédito Imobiliário e em Crédito Pessoal. A instituição ainda conquistou posições nos indicadores de Correntistas (12º), Total do Ativo Ajustado (14º), Empréstimos e Financiamentos e em Agências (15º), Riqueza Criada por Empregado, Receita de Intermediação Financeira e Serviços (19º) e se distinguiu na 42ª posição entre os 50 Maiores Bancos por Patrimônio. Além dessas classificações, a SicrediPar, holding que controla o Banco Cooperativo Sicredi e coordena as decisões estratégicas do sistema, ocupou a 54ª colocação na categoria dos 200 Maiores Grupos.

A Sicredi Pioneira RS, primeira cooperativa de crédito da América Latina e uma das maiores do Rio Grande do Sul, possui linhas de crédito voltadas ao Agronegócio com qualidade reconhecida pelo sistema cooperativista. Em sua área de ação, a Pioneira ocupa 36,3% de participação no mercado de crédito rural (base 03/2019). Em 2018, foram liberados recursos na ordem de R$ 181,1 milhões para o agronegócio, sendo a expectativa de crescimento da tomada de empréstimos em torno de 33%, até o final de 2019, em relação ao anterior. Dos 21 municípios que pertencem à sua área de abrangência, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Feliz, Santa Maria do Herval e Novo Hamburgo estão entre os que mais se destacam na solicitação de linhas de crédito rural.

E reforçando a representatividade do cooperativismo no Estado gaúcho, o Sistema Sicredi lidera o ranking das instituições financeiras que mais realizaram operações de crédito rural no último ciclo do Plano Safra. As mais de 117 mil liberações de crédito equivalem a 38% do total registrado no RS. Os dados são do Sistema de Operações de Crédito Rural e do Proagro (Sicor). Conforme o levantamento, em volume concedido, o Sicredi ocupou o segundo lugar, com 29% do valor liberado – superior a R$ 7 bilhões. Em âmbito nacional, o sistema foi a instituição financeira que mais realizou operações de repasse para a agricultura familiar com recursos do BNDES em 2018.

Números da Pioneira e do Sistema Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, que exercem papel de donos do negócio. O Sistema está presente em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferecendo mais de 300 produtos e serviços, também disponibilizados pela Sicredi Pioneira RS aos seus 150 mil associados entre os segmentos Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Agronegócio, distribuídos em 21 municípios atendidos por 40 agências.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!