Blog Pioneira

Sicredi renova parceria com Sebrae, beneficiando associados empresariais

25/08/2019
Sicredi renova parceria com Sebrae, beneficiando associados empresariais  | Blog Sicredi Pioneira

As diretorias da Sicredi Pioneira RS e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se reuniram na última sexta-feira, 12 de julho, no Espaço de Negócios do Sebrae, em Caxias do Sul, para renovar a assinatura do contrato de consultoria oferecido aos associados pessoa jurídica, pertencentes aos 21 municípios da área de abrangência da cooperativa de crédito.

Mediante projeto-piloto, em 2017, 20 empresas foram atendidas. O sucesso da iniciativa permitiu que, no ano seguinte, os serviços do Sebrae fossem estendidos a 206 empresas selecionadas pelas agências da Sicredi. Destas, 160 receberam diagnósticos em gestão e planos de desenvolvimento individual, durante cerca de 4 mil horas de capacitação. O diagnóstico foi feito por consultores técnicos do Sebrae/RS na própria empresa, a partir de agendamento prévio. O programa foi desenvolvido de acordo com o plano de ação específico para o associado Sicredi Pioneira RS, com cronograma adaptado conforme as necessidades identificadas.

Para 2019, está prevista a ampliação do atendimento a mais 200 empresas, consolidando o propósito de impactar, positivamente, as comunidades nas quais esses pequenos negócios estão inseridos. Os interessados em participar do ciclo 2019 devem se dirigir até suas agências ou se inscrever no site: http://www.sicredipioneira.com.br/consultoriaempresarial. 

Seleção dos associados

A seleção é feita pela Sicredi Pioneira RS, respeitando o número de vagas e alguns pré-requisitos: ser associado há um ano ou mais, o estabelecimento comercial deve estar enquadrado como micro e pequena empresa e não estar participando de projetos de atendimento coletivo ou do projeto ALI (Agentes Locais de Inovação).

Ao fazer parte da parceria, os associados podem receber tanto serviços individuais realizados presencialmente (consultorias de gestão e tecnológicas) quanto voltados para grupos (capacitações e eventos de aproximação comercial, a exemplo da rodada de negócios), além de encontros de networking entre os participantes. Tudo será subsidiado pela cooperativa de crédito. 

No decorrer do processo, o Sebrae ainda visita a empresa para verificar o andamento das ações e assessorar o empresário com soluções de rápida implementação nos escopos de estratégia, pessoas, finanças, marketing e vendas. Após cerca de um ano de consultoria, o Sebrae faz uma reunião no estabelecimento do associado Sicredi, quando são avaliados o desenvolvimento do negócio, perfil empresarial e os indicadores pré-definidos no início do programa.

Das empresas que receberam diagnóstico no primeiro ciclo, em 2018, 94,4% atingiram seus objetivos individuais; sendo que o maior volume de soluções aplicadas foi em custos e formação de preços, gestão do fluxo de caixa e planejamento empresarial. O resultado também apontou a evolução na maturidade de gestão, a partir das intervenções do programa de consultoria do Sebrae. “Mesmo atuando em todo estado, em diversas frentes de serviços, essa parceria contribuiu para potencializar nossa presença em regiões importantes, difundindo nosso trabalho e propósito de construir comunidades melhores, assemelhando-se aos objetivos da própria Sicredi”, frisou o diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy.

Para o diretor-executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl, não existem cooperativas bem-sucedidas em comunidades desfavorecidas. “A filosofia cooperativista serve para fomentar o crescimento das regiões onde está inserida, sendo a educação um de seus princípios. Renovar a parceria com o Sebrae demonstra nosso comprometimento em auxiliar na capacitação, contando com sua expertise, a fim de promover a melhoria de gestão, a geração de emprego e renda, e o consequente aumento da qualidade de vida”, argumentou.

.