Blog Pioneira

Sicredi Pioneira RS empossa novos conselheiros fiscais e de administração

23/09/2019
Sicredi Pioneira RS empossa novos conselheiros fiscais e de administração | Blog Sicredi Pioneira

Proximidade com o associado, pluralidade e equilíbrio entre os pilares econômico e social são os objetivos dos novos conselhos da Sicredi Pioneira RS. Ao todo, 20 novos conselheiros fiscais e de administração tomaram posse na última sexta-feira (29), em Nova Petrópolis. O novo conselho de administração, eleito pelos próprios associados, tem mandato de quatro anos, até 2023. Já o conselho fiscal tem mandato de três anos, até 2022.

À frente da presidência da Sicredi Pioneira RS desde dezembro de 2017 e agora oficializado como presidente da gestão 2019/2023, Tiago Schmidt destaca a composição qualificada do conselho de administração, composto por nomes de referência no mercado e respeitados em suas áreas de atuação, como ex-presidentes de cooperativas de crédito, contadores, advogados, engenheiros agrônomos e professores. “Entendemos que a diversidade é importante para representar de forma efetiva o nosso associado e isso é um dos motivos que fez a Sicredi Pioneira RS crescer de forma tão rápida e organizada nos últimos anos”, destaca Schmidt, ao ressaltar a importância desde momento para a cooperativa.

“Em um momento onde se discute o papel da mulher e do jovem na sociedade, ter um conselho administrativo e um conselho fiscal plural em termos de juventude e de participação ativa feminina, tanto em cargos de titularidade, como em cargos de suplência, mostra o comprometimento da Sicredi Pioneira RS em construir comunidades melhores”, explica o presidente.

Heloisa Helena Lopes, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Sicredi Pioneira RS, conduz também o Comitê Mulher, projeto que discute a liderança da mulher na sociedade, com foco na inclusão e desenvolvimento local. Advogada, com especialização em Cooperativismo e Governança, e cursando Mestrado, Heloísa destaca o protagonismo da mulher na sociedade e na economia: “As mulheres representam mais da metade da população nacional. São criativas, dedicadas, superam desafios e contribuem de diversas formas. Um balanceamento harmonioso entre os gêneros em corporações é benéfico, pois agrega potencialidades e gera melhores resultados do ponto de vista econômico e social”, defende Heloísa.  

Mario José Konzen, liderança representativa há mais de 12 anos, segue como conselheiro de administração, dedicado ao relacionamento da cooperativa com os mais de três mil associados que visitam a Sicredi Pioneira RS todos os anos e às cooperativas escolares, projeto com finalidade educativa, em que alunos de escolas da área de atuação da Pioneira desenvolvem conhecimentos e atividades econômicas, sociais e culturais.


Conselho De Administração - Gestão 2019/2023

Presidente
Tiago Luiz Schmidt


Vice-Presidente
Heloisa Helena Lopes


Conselheiros titulares
Alceu Dalle Molle
Evandro Carlos Knob
Jorge Maldaner
Juarez Buriol
Marcelo André Wendling
Marco Juarez Reichert
Mário José Konzen
Carlos Henrique Schwartzhaupt


Suplentes
Josué Neumann Spengler
Nilo Pistorello
Sara Cetolin
Joana Faller


Conselho Fiscal - Gestão 2019/2022
Conselheiros titulares
Clair Matter Mapelli
Gustavo Fantoni
Luciano Ricardo Fick


Suplentes
Iria Liane Strohm
Milton Bach
Rodrigo Bohnenberger