Blog Pioneira

Movimento pela Inovação: Sicredi Pioneira RS é a mais nova empresa associada da Hélice

25/08/2019
Movimento pela Inovação: Sicredi Pioneira RS é a mais nova empresa associada da Hélice | Blog Sicredi Pioneira

A Sicredi Pioneira RS completa 118 anos de fundação em 2020, o que traz o desafio constante de manter uma mentalidade jovem, ativa e focada em inovação. Com esse intuito, a cooperativa está entrando ativamente em mais uma iniciativa para potencializar o empreendedorismo na Serra Gaúcha e fomentar a inovação na região: a Hélice, Movimento Pela Inovação. 

A Hélice fomenta os empreendedores locais, conectando-os por meio de um programa que ajude a acelerar as ideias de startups, suas soluções, fornecendo condições para que elas encontrem na Serra Gaúcha e no Estado um ecossistema que ofereça condições de desenvolvimento. 

O movimento é importante para a cooperativa, pois proporciona desenvolvimento econômico e social ao transformar a economia local e regional, como pontua o Diretor-executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl: “A Hélice é um movimento colaborativo e nós, como cooperativa, temos no nosso DNA a colaboração. Nós acreditamos na força de movimentos colaborativos na economia que melhoram a vida das pessoas e as nossas comunidades”, pontua Solon.

Ao lado de outras 11 empresas de diversos setores (seis mantenedoras e cinco associadas, como a Sicredi Pioneira RS) a cooperativa vai integrar a segunda fase do movimento que, além de reiterar o propósito do movimento, lançará novas ações. Já estão previstos o lançamento de canal de fomento ao ecossistema por meio de um grupo de investimentos em startups locais e a estruturação jurídica do projeto, se consolidando como Instituto Hélice, sob a liderança do executivo Thomas Job Antunes.
 

A inovação trazida pelo movimento chegará aos associados da cooperativa, principalmente em soluções financeiras.  “A Hélice terá várias frentes de trabalho, uma delas é a de finanças, onde a Sicredi Pioneira RS irá participar ativamente junto com outras instituições. Nosso intuito é pensar em soluções ligadas à tecnologia, soluções de finanças que possam melhorar também os produtos e serviços da Sicredi Pioneira RS e, por consequência, melhorar a experiência do associado agregando valor e rentabilidade para ele” explica Solon. 


Foto: Luís Henrique Bisol