09/07/2019

Sicredi Pioneira RS celebra o “Dia C” com atividades programadas na Rua da Cooperação

As baixas temperaturas não espantaram turistas e a população de Nova Petrópolis, que prestigiaram as diferentes atrações da 6ª Rua da Cooperação, realizada na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, centro da cidade, durante o primeiro final de semana de julho. A programação reuniu shows com Acústico Folks, Acústico Preto & Branco, Tomy Wartha, DizRock, Menegallas, Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana, Eletro Sax e Serginho Moah. Também aconteceram atividades gratuitas e recreativas, exposição e comercialização de orquídeas, brincadeiras, aulas de zumba e fit dance, chimarródromo, arrecadação de ração para animais atendidos pela Associação Focinho Amigo, aluguel de bicicletas em troca 1 kg de alimento no Espaço Reação Bike, além de área de gastronomia com food trucks e cervejarias.

Organizada pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com apoio da Sicredi Pioneira RS, Cooperativa Piá e Sescoop/RS, a Rua da Cooperação é uma das iniciativas que integram o Dia C – Dia de Cooperar, porém não é a única. Além dela, os colaboradores da cooperativa também são convidados a desenvolver ações de responsabilidade social, como doação de sangue, de alimentos e roupas, visitas em entidades carentes, benfeitorias em escolas, ações sociais em comunidades ou grupos menos favorecidos, entre outros. O Dia C nasceu em 2009, como projeto do Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais). O seu sucesso condicionou que um projeto-piloto fosse realizado em 2013, em outros seis estados, sendo que, no ano seguinte, passou a ocorrer em todas as regiões do Brasil. Hoje, o Dia C se consolidou como grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, feitas por cooperativas, com irrestrito apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas unidades estaduais, fazendo parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro.

O Dia C é pautado pelos princípios e valores do cooperativismo – especificamente o 7º Princípio, que atende pelo “Interesse pela Comunidade”. A cada ano, as cooperativas podem participar, cadastrando uma ou mais iniciativas voluntárias com finalidades sociais, ambientais e/ou econômicas. “A nossa participação no Dia C permite demonstrar, às pessoas que ainda não conhecem, o quanto o cooperativismo pode impactar de maneira positiva nas questões sociais e econômicas, transformando as comunidades onde as cooperativas estão inseridas. Valorizamos e nos dedicamos a esse evento, para que seja bem vivido, sentido e aproveitado, em Nova Petrópolis, a fim de que as pessoas percebam o que e como o cooperativismo pode melhorar a condição de vida das famílias envolvidas”, argumentou Tiago Luiz Schmidt, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS.

Visitas e Voo de Balão

A realização do evento Rua da Cooperação no primeiro final de semana de julho teve a finalidade de coincidir com o Dia C e o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorados no primeiro sábado do mês. Dessa forma, é reforçada a intenção de fomentar o voluntariado cooperativo, um valioso aliado para as cooperativas que percebem a importância das boas relações com as comunidades do seu entorno, como diferencial competitivo para os seus negócios, realizando ações sociais comunitárias que fortalecem sua imagem e reputação.

Entre outras atividades desenvolvidas na Rua da Cooperação também aconteceu a Feira das Cooperativas Escolares. Nela, os jovens mostraram os objetos de aprendizagem confeccionados por eles em suas cooperativas, se estendendo ao processo de planejamento e fundação de uma cooperativa. O principal objetivo da cooperativa escolar é formar futuros gestores e líderes de comunidade, mas, acima de tudo, contribuir no desenvolvimento de cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo e do associativismo. As cooperativas participantes na feira foram Cooebompa, Cooebompa Júnior, Coopergaedicke, Cooperotto, Cooeamstad e Cooperbeck. Outra presença em Nova Petrópolis foi de uma comitiva da Federação das Cooperativas Escolares de Sunchales, cidade irmã de Nova Petrópolis e que é a Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina. O grupo permanece na Capital Nacional do Cooperativismo até dia 10 de julho, com intuito de promover a integração e a troca de experiências relacionadas ao cooperativismo. A irmandade promovida pelos ideais cooperativistas entre Nova Petrópolis e Sunchales existe há oito anos.

A partir de iniciativa da Sicredi Pioneira RS, a comunidade ainda pode participar de ação inusitada e emocionante! Um balão de ar quente, identificado com a marca Sicredi, disponibilizou voos nas tardes de sábado e domingo, fixado em terreno próximo à Praça das Flores. Cerca de três a cinco pessoas por vez podiam fazer voos cativos (balão é amarrado por cordas e sobe até 25 metros de altura, em qualquer local de área aberta, somente nos modos de subida e descida). Os interessados se dirigiam ao estande da Sicredi Pioneira RS e participavam de um quiz ou jogo interativo, que davam direito ao passeio. Domingo (07/07) de manhã também ocorreram voos de balão em Morro Reuter, município distante 34 quilômetros de Nova Petrópolis. A Abelhuda Móvel - biblioteca móvel do programa “A União Faz a Vida”, que atua na área de abrangência da Sicredi Pioneira RS - foi atração para as crianças, com contação de histórias. A programação também contou com pintura de rosto, pernas de pau e jogos interativos.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!